Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

[2-1] Sporting foi gigante mas não chegou para bater o campeão

'Leões' foram ao Santiago Bernabéu e por muito pouco não arrancaram uma vitória frente ao Real Madrid.

[2-1] Sporting foi gigante mas não chegou para bater o campeão

Análise: O Sporting esteve perto, tão perto de chocar a Europa e bater o campeão em título em pleno Santiago Bernabéu na primeira jornada da Liga dos Campeões.

Os ‘leões’ estiveram a vencer até aos 89 minutos, altura em que Cristiano Ronaldo estragou a festa e marcou o empate. Cinco minutos depois, Alvaro Morata deu a estocada final e deu a vantagem aos ‘merengues’.

Gelson: O ‘menino maravilha’ não para de surpreender

Aos 21 anos, Gelson Martins fez o que muitos não conseguem e enfrentou o Real Madrid sem o mínimo preconceito. Confiante das suas capacidades, não pensou duas vezes antes de enfrentar, vezes sem conta, Marcelo, um dos melhores laterais do mundo.

Nem sempre ganhou, mas foi, sem dúvida, o principal motor atacante do Sporting na primeira parte. Por pouco não marcou aos oito minutos, quando obrigou Casilla a uma defesa apertada, e quase conseguiu assistir Bas Dost para o golo pouco depois, mas o holandês não chegou a tempo. Mais uma exibição ‘monstruosa’ desta jovem pérola que, aos poucos, é cada vez menos promessa e cada vez mais certeza.

Estes são elogios que, aliás, se podem estender a toda a equipa do Sporting, Jorge Jesus incluído. O técnico apresentou uma equipa que, pese embora tivesse um ‘gigante’ Real Madrid pela frente, nunca se amedrontou e sempre apresentou um futebol muito positivo.

No meio-campo esteve o segredo

A boa exibição do Sporting muito se deveu à forma como Jorge Jesus montou o meio-campo. William Carvalho nem sempre acertou no passe, mas esteve seguro a defender, enquanto que Adrien e Bruno César foram incansáveis na pressão à saída de jogo dos ‘merengues’.

Nas alas, principalmente Bryan Ruiz, mas também Gelson, mostraram uma disponibilidade física extraordinária, tanto para pressionar os adversários, como para ajudar os laterais.

‘Coesão’ é a melhor palavra para descrever o sector intermédio dos ‘leões’, que praticamente não deu espaço a uma das melhores equipas do mundo para construir jogadas de perigo na primeira parte. Aliás, as únicas três oportunidades de golo na primeira parte couberam ao Sporting.

Assustar na primeira parte, concretizar na segunda

Se, no primeiro tempo, o Sporting assustou o Real Madrid, na segunda, gelou o Santiago Bernabéu. Apenas três minutos depois do regresso dos balneários, Bryan Ruiz assistiu Bruno César, que, com muita classe, atirou a bola para o fundo das redes defendidas por Kiko Casilla.

O Sporting, que tantos esperavam que fosse presa fácil para o campeão europeu, estava a vencer na capital espanhola. Como seria de esperar, o Real Madrid não facilitou, colocou a carne toda no assador. Pressionou, pressionou, pressionou… até que marcou.

Cristiano Ronaldo, no seu terceiro jogo contra o Sporting, marcou o seu terceiro golo ao clube que o formou. Os ‘leões’ estiveram perto, tão perto de somar os três pontos, mas viu o seu ‘menino’ marcar um fantástico golo de livre. Tal como das outras duas, não festejou.

Até ao final, foi sofrimento a doses industriais, até que Alvaro Morata, já no último minuto da compensação, concretizou a reviravolta. Fica a ideia de que Rui Patrício podia ter feito mais. Com esta derrota, o Sporting começa o grupo F no terceiro lugar, atrás dos vencedores Real Madrid e Borussia Dortmund.

Momento do jogo: Se, há cinco anos, alguém dissesse que Jorge Jesus iria levar o Sporting ao Santiago Bernabéu para jogar sem medo e fosse Bruno César a abrir o marcador, não havia uma única pessoa que acreditasse em todo o país. Mas foi o que aconteceu. O brasileiro, além de assinar uma excelente exibição, foi protagonista de um momento que surpreendeu toda a Europa. Não chegou para vencer, mas chegou para mostrar que o Sporting tem uma palavra a dizer na luta pela passagem aos oitavos-de-final.

------------------------------------------------------------------

Onze do Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Coates, Semedo, Marvin; William, Adrien, Gelson, Bruno César; Bryan Ruiz e Bas Dost. 

Onze do Real Madrid: Casilla; Carvajal, Varane, Ramos, Marcelo; Casemiro, Kroos, Modric; Bale, Cristiano Ronaldo e Benzema.

Antevisão: Existirá tarefa mais ingrata do que abrir a Liga dos Campeões frente ao campeão europeu? Dificilmente. Mas será precisamente isso que o Sporting fará esta noite, em pleno Santiago Bernabéu.

A partida marcará o reencontro de Cristiano Ronaldo com o emblema onde nasceu para o futebol, e, por muito emocional que tal possa ser, do ponto de vista desportivo, tal poderá não ser a melhor das notícias do ponto de vista racional.

O avançado do Real Madrid mostrou, frente ao Osasuna, que está recuperado da lesão que o afetou na final do Campeonato Europeu e sedento para recuperar o tempo perdido. Além disso, das únicas duas vezes que defrontou os ‘leões’, não só saiu por cima, como deixou a sua marca, com dois golos com a camisola do Manchester United.

Se isso é motivo suficiente para preocupar, Jorge Jesus conta com algo que o pode tranquilizar. A defesa, que tantas dores de cabeça causou na pré-época, está plenamente estabilizada, como demonstram os números: quatro vitórias em quatro jogos a doer, com apenas um golo sofrido, frente ao FC Porto.

O setor mais recuado é, aliás, aquele que menos alterações deverá conhecer em relação à vitória por 3-0 sobre o Moreirense. O técnico ‘leonino’ deixou antever que poderá mexer algumas peças para fazer face ao poderio do Real Madrid, pelo que não seria de estranhar se optasse por reforçar o meio-campo com a experiência e solidez de Elias.

Esta e outras questões serão respondidas às 19h45, hora a partir da qual poderá acompanhar, em direto, no Desporto ao Minuto, a primeira partida do Sporting na edição 2016/17 da Liga dos Campeões.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório