Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Lenine, o rei das medalhas que fez da meningite o trampolim para a vida

É o atleta mais medalhado do mundo, com 183 medalhas, mas a sua vida deu cambalhotas até chegar ao pódio da vida e do desporto. Lenine Cunha está por esta altura no Rio de Janeiro, onde disputa o salto em comprimento nos Jogos Paralímpicos.

Notícias ao Minuto

09:27 - 11/09/16 por Paulo Jorge Rocha

Desporto Jogos Paralímpicos

O desporto e o atletismo em particular foram a forma de dar a volta por cima numa vida que parecia ter um futuro pouco risonho. Lenine sorriu para o desporto e a vida sorriu-lhe de volta em forma de medalhas e com toneladas de orgulho de todos os portugueses.

O atleta de Vila Nova de Gaia garante em conversa com o Desporto ao Minuto, que a doença foi o ‘motor’ de arranque para uma improvável vida de recordes.

Protagoniza agora uma curta-metragem que conta a sua vida em poucos minutos e integrou recentemente uma campanha mundial contra a meningite. O intuito? Mostrar que o desporto pode ser uma verdadeira forma de singrar.

Disse que, quando sofreu o ataque de meningite, foi como se tivesse de aprender tudo de novo, essa experiência foi determinante para que se agarrasse ao desporto como atleta paralímpico?

Devo tudo à minha mãe e ao meu pai, mas principalmente à minha mãe. Foi ela que me meteu no desporto passados dois anos de eu ter tido meningite. Perdi a fala, a memória e o andar, momentaneamente. E, para eu desenvolver, meteu-me no atletismo. Se não fosse a meningite, a minha mãe não me tinha posto no desporto e tudo o que sou hoje devo-lho a ela. É a minha inspiração e continua a ser. Quando treino, quando faço uma competição, ela está sempre comigo. A minha mãe morreu vítima de cancro, mas foi uma lutadora. Ela esteve nos cuidados paliativos durante sete meses e eu vi muitas pessoas entrar e sair. Era complicado ver as pessoas falecer. Entravam num dia e passado uma semana já não estavam lá. Ver aquilo era complicado, mas o pior foi quando a vi morrer à minha frente. Essa imagem não me sai da cabeça.

Tem a esperança de, com as suas vitórias e história de vida, sensibilizar os portugueses para o problema da meningite? Foi por isso que aceitou fazer o filme e participar na campanha #WinForMeningitis?

É esse o objetivo. Fui a Nova Iorque fazer a campanha com a fotógrafa Anne Geddes e foi lá que encontrei dois atletas paralímpicos que ainda tinham mais problemas do que eu. Não fazia ideia que a meningite podia levar à amputação. A minha deficiência é ligeira em relação à de outros e isso sensibilizou-me muito. Tanto é que nós os três, que estamos aqui [Rio de Janeiro, Brasil], vamos tirar uma fotografia e depois vão ver que as mazelas são totalmente diferentes. Mas o objetivo é sensibilizar os pais para vacinarem os meninos. No meu caso, quando a minha mãe me encontrou em convulsões e com 41 graus de febre, levou-me para o hospital e puseram-me numa arca frigorífica para baixar a febre senão, se calhar, não sobrevivia. Foi intuição de mãe. Se ela não tivesse espreitado, poderia já não estar aqui.

Como surgiu a ideia de fazer uma curta-metragem sobre a sua vida?

Foi uma produtora, a Garage [Do You Play?], que me telefonou a dizer que gostava de fazer uma curta-metragem comigo. Eu achei muito estranho e até disse ‘eu não tenho dinheiro para a fazer’. Disseram: ‘Não, queremos fazer de forma gratuita, porque gostamos da sua história’. Aceitei e até vai candidatar-se a festivais internacionais. Foram três dias de filmagens de manhã à noite e o resultado foi lindo como se vê. Foi muito bom. O mais importante é haver pessoas como estas, da produtora, que se interessam por nós e que querem dar visibilidade aos atletas paralímpicos. Foi isso que me sensibilizou. Foram quatro dias, estão ali quatro minutos e 33 anos de vida. Já mandaram as candidaturas [para festivais] e agora só saberei se vamos ser nomeados mais tarde. É a minha história... 

A curta que divulgou, e que estará a concurso em festivais internacionais, é a forma de dar esperança a quem sofre da doença e chamar à atenção das pessoas?

Não fazia parte, mas veio tudo a calhar. A fotografia para a campanha que anda a circular em que eu estou com um bebé é só para a comunicação social. Mas a fotografia que será escolhida entre as várias que eu tirei vai ser lançada no dia 13 de setembro e eu não sei qual será, estou em pulgas [risos]. Tirei muitas, há uma sessão que eu fiz com três bebés no colo. As fotografias que forem escolhidas vão estar expostas na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório