Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

[3-0] FC Porto esquece Clássico com vitória convincente

Marcano, Otávio e um auto-golo de João Aurélio sentenciaram o marcador final do FC Porto-Vitória de Guimarães.

[3-0] FC Porto esquece Clássico com vitória convincente
Notícias ao Minuto

22:21 - 10/09/16 por Carlos Pereira Fernandes c/ Lusa

Desporto I Liga

Análise: O FC Porto regressou hoje aos triunfos, batendo o Vitória de Guimarães por 3-0, numa partida da quarta jornada da I Liga de futebol em que os 'dragões' sentenciaram o jogo com uma entrada letal no segundo tempo.

Depois de Marcano ter inaugurado o marcador, na primeira parte, Óliver Torres e João Aurélio - que marcou na própria baliza -, fizeram dois golos nos primeiros 10 minutos do reatamento, condicionando de sobremaneira uma possível reação dos minhotos.

Os 'dragões' conseguiram, assim, uma vitória tranquila, num encontro em que atuaram com dois pontas de lança (André Silva e Depoitre) no 'onze' inicial, algo que há muitos anos não acontecia na equipa 'azul e branca'.

Com este triunfo, a equipa de Nuno Espírito Santo passa a somar nove pontos, subindo à condição ao terceiro lugar, e mantendo-se no encalço de Benfica, segundo classificado com 10, e do líder Sporting, com 12.

Já o Vitória de Guimarães, quebrou uma série de duas vitórias consecutivas, descendo ao sétimo lugar do campeonato, com os mesmos seis pontos

Depois da derrota na última jornada, no 'clássico' frente ao Sporting, o técnico dos portistas optou por fazer duas alterações na equipa, abdicando de Herrera e Corona e fazendo estrear como titulares os reforços Depoitre e Óliver Torres.

Do outro lado, o técnico dos minhotos Pedro Martins, manteve quase inalterado o 'onze', que na ronda anterior tinha goleado o Paços de Ferreira [5-3], trocando apenas o emprestado 'dragão' Marega por Xande Silva.

E foi precisamente o avançado lançado pelo técnico dos minhotos a forçar a primeira anotação do jogo, quando logo aos dois minutos, se escapou e obrigou Casilas à primeira intervenção da noite.

Apesar do atrevimento inicial contrário, o FC Porto não demorou a reassumir o controlo das operações, mostrando-se como a equipa mais ofensiva, embora sem soluções, nos primeiros minutos, para superar a coesa defesa vimaranense.

Ao domínio azul e branco, o Vitória respondia, quase sempre, de contra-ataque e, na sequência de um dessas investidas, ganhou um livre que Hurtado bateu para nova intervenção esforçada do guardião da casa.

O FC Porto demorava a abrir brechas na última barreira vimaranense, e só depois do árbitro Jorge Sousa, aos 19 minutos, ter anulado um golo a André Silva por alegado domínio com a mão, começou a materializar em oportunidades o maior pendor ofensivo.

Em menos de três minutos, três cabeceamentos de Marcano, André Silva e Depoitre, este último merecer grande defesa de Douglas, criaram calafrios à equipa minhota.

A pressão dos 'dragões' acabaria por dar frutos quando, aos 38 minutos, Marcano quebrou a resistência da equipa de Pedro Martins, inaugurando marcador.

Após canto cobrado por Miguel Layún, e um preciso desvio de Depoitre, o defesa central espanhol foi lesto na desmarcação e rematou vitoriosamente.

Ainda antes do intervalo, e perante um Vitória de Guimarães que claramente foi perdendo fulgor ao longo da etapa inicial, os 'azuis e brancos' estiveram perto do segundo golo, com a barra da baliza de Douglas a devolver um livre de Layun.

No regresso do descanso, o FC Porto não poderia esperar melhor reentrada, já que em pouco mais de 10 minutos praticamente resolve a partida, com dois golos.

Logo aos 46, Oliver Torres, com alguma felicidade, desvia com as costas um remate de longe de Otávio, e apanhando o guardião Douglas em contra pé, fez o segundo.

Aos 56 minutos, o surgiu o terceiro tento para os 'dragões', desta feita apontado por João Aurélio, num desvio infeliz a um cruzamento de Layún.

Os golos do FC Porto acabaram por condicionar toda a estratégia de Pedro Martins, que lançara Bernard ao intervalo - com intuito da equipa ganhar mais rasgo ofensivo -, pois a sua equipa demorou a restabelecer-se dos golpes.

Raphinha e Pedro Henrique ainda provaram a Casillas que não seria um espetador na baliza portista, mas a maior parte da ação continuava a passar-se junto à área minhota.

Mesmo com os donos do terreno, que ainda estrearem o reforço Diogo Jota, a tiraram, paulatinamente, o 'pé do acelerador', devolvendo algum equilíbrio, ao desafio, o FC Porto ainda poderia ter chegado à goleada.

-------------------------------------------------------------

Onze do FC Porto: Casillas; Layún, Marcano, Felipe, Alex Telles; Danilo, Óliver, André André; Otávio, André Silva e Depoitre.

Onze do Vitória de Guimarães:  Douglas; João Aurélio, Josué, Pedro Henrique e Rúben Ferreira; João Pedro e Rafael Miranda; Hurtado, Xande Silva, Raphinha; Soares.

Antevisão: Afinal, o que vale este FC Porto? Será o verdadeiro FC Porto aquele que, após empatar com a Roma em casa, vai a Itália conquistar uma esclarecedora vitória por 3-0? Ou aquele que vai a Alvalade, entra a ganhar e deixa o Sporting tomar a dianteira do marcador passados apenas 18 minutos?

Estas são questões que necessitam de resposta e que deverão tê-la, este sábado, na receção ao Vitória de Guimarães. Urge dar uma boa resposta frente aos vimaranenses, não só para não deixar fugir os principais rivais numa altura tão madrugadora da época, como para dar o mote para o encontro com o Copenhaga, para a primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Esse jogo poderá, inclusive, obrigar Nuno Espírito Santo a gerir a condição física de alguns dos seus mais importantes jogadores. Corona, que tem vindo a recuperar de lesão, e Herrera, alvo de muito desgaste nas últimas semanas com a chamada à seleção mexicana, são as grandes dúvidas no ‘onze’ portista.

Quem não está em dúvida e certamente não jogará é Marega. O internacional maliano parece ter recuperado a veia goleadora no D. Afonso Henriques, de tal maneira que já é o ‘artilheiro’ do campeonato, com três golos em três jogos, mas o facto de estar emprestado pelo FC Porto impede-o de jogar no Dragão.

O FC Porto-Vitória de Guimarães terá início às 20h30 e pode acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório