Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

[3-0] Sporting prossegue caminhada triunfal e recupera liderança

Gelson e os reforços Joel Campbell e Bas Dost fizeram os golos com que os 'leões' bateram o Moreirense, na quarta jornada da I Liga.

[3-0] Sporting prossegue caminhada triunfal e recupera liderança
Notícias ao Minuto

20:10 - 10/09/16 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

Análise: A vitória do Benfica, frente ao Arouca, pode ter roubado, ainda que temporariamente a liderança da I Liga, mas nem por isso o Sporting se mostrou afetado e, em Alvalade, somou a quarta vitória em quatro jogos, mantendo-se na liderança isolada da prova.

Gelson (27’), Joel Campbell (52’) e Bas Dost (56’) fizeram os tentos da vitória sobre o Moreirense por 3-0 que permite aos ‘leões’ continuarem 100% vitoriosos em 2016/17 e partir para o difícil encontro no Santiago Bernabéu com a motivação em alta.

Entre milhões, foi o menino Gelson que (mais uma vez) se destacou

O Sporting teve uma boa entrada em jogo, ainda que de forma desigual no seu desenho. No lado esquerdo, as combinações entre Bruno César e Joel Campbell nem sempre saíram da melhor maneira. Já no lado direito, a história foi diferente.

Entre tantos milhões gastos esta temporada, Gelson Martins, o menino da casa, continua a ser um dos que mais impressiona no conjunto liderado por Jorge Jesus. Aos 21 anos, o extremo tem apresentado uma astronómica evolução, sempre em sintonia com Ezequiel Schelotto.

Foi dele que partiram alguns dos melhores momentos do Sporting, frente a um Moreirense muito bem organizado, que pouco ou nenhum espaço deu ao adversário para realizar as combinações pelo centro de que tanto gosta.

Ainda assim, com maior ou menor dificuldade, Gelson foi conseguindo fazer das suas e mereceu o golo que marcou aos 27 minutos, logo na primeira oportunidade de que os ‘leões’ dispuseram. O extremo recebeu, na área, um passe muito bem executado por William Carvalho – que até nem estava nos seus melhores dias – e, com tranquilidade, aproveitou a distração do Moreirense para abrir o marcador.

A falta que Slimani (ainda) faz

Bas Dost chegou a Alvalade como um jogador de créditos formados, mas a verdade é que acabou por não corresponder no seu primeiro jogo de leão ao peito. Mais vítima do que réu, o internacional holandês viu a sua exibição ser condicionada por uma série de motivos.

O facto de ter realizado apenas dois treinos foi por demais evidente na falta de entrosamento que denotou com os novos colegas, assim como algum cansaço acumulado da participação em compromisso internacionais.

Mas o principal motivo esteve relacionado com o desenho de Jorge Jesus. Bas Dost não é o ‘papa-quilómetros’ que Slimani era, nem tem a capacidade de pressão que Slimani tinha, e isso resultou em saídas de bola relativamente tranquilas por parte do Moreirense, algo que, nos últimos tempos, era tudo menos habitual.

Isto não significa, no entanto, que o holandês é melhor ou pior do que o argelino. Aliás, o golo logo no jogo de estreia é prova disso. É diferente e terá de se adaptar ao Sporting… ao mesmo tempo que o Sporting se adapta a ele.

O corajoso Moreirense desabou com o vermelho madrugador

Se Bas Dost apresentou algumas dificuldades, também bem pode atribuir as culpas à organização do Moreirense. Sem colocar o autocarro à frente de baliza, Pepa foi inteligente ao cortar todo o espaço possível no centro do terreno, o que acabou por impedir que a bola chegasse em condições ao holandês.

Mas o Moreirense não foi só a Alvalade para defender. Sem medo, o conjunto de Moreira de Cónegos procurou sempre construir jogo de forma criteriosa desde a retaguarda. Sem Francisco Geraldes, foi Dramé muitas vezes a empurrar (e com qualidade) a equipa para a frente.

No entanto, o cartão vermelho a Ângelo Neto, logo aos 34 minutos, deitou todos os planos por terra. Na segunda parte, o Sporting colocou o pé no acelerador e, sem grande dificuldade, abalroou por completo a corajosa equipa adversária.

Joel Campbell, primeiro, e Bas Dost, depois, aproveitaram o desmoronamento do Moreirense para se estrearem a marcar pelo Sporting e fixarem o resultado final em 3-0.

Momento do jogo: Pode parecer injusto destacar uma expulsão como o momento mais marcante do jogo, especialmente quando o Sporting, por essa altura, até já vencia por 1-0. Mas a verdade é que, ainda que estivesse em vantagem, não estava a ser particularmente fácil domar o Moreirense. A decisão de expulsar Ângelo Neto, após uma entrada duríssima sobre William Carvalho, foi correta e permitiu ao Sporting cavalgar para uma exibição demolidora na segunda parte, que terminou com um resultado condizente.

-----------------------------------------------------------------------------

Onze do Sporting: Rui Patrício; Schelotto, Coates, Rúben Semedo, Bruno César; William Carvalho, Adrien, Gelson, Joel Campbell; Alan Ruiz e Bas Dost.

Onze do Moreirense: Makaridze; Jander, M. Oliveira, Diego Galo, Sagna; Alan Schons, Nildo, Cauê, Neto; Roberto e Dramé.

Antevisão: Os últimos e loucos dias do mercado de transferências chegaram ao fim e, em Alvalade, espera-se um Sporting com algumas alterações para recuperar a liderança perdida, esta sexta-feira, para o Benfica, que bateu o Arouca por 2-1 e passou a somar um ponto de vantagem, embora com mais um jogo realizado.

Aliás, tal como o rival da Segunda Circular, também a frente de ataque dos ‘leões’ será, obrigatoriamente, remodelada. Não devido a lesões, mas face à transferência de Islam Slimani para o Leicester City, o dono e senhor da posição.

Os adeptos anseiam pela estreia de Bas Dost, o nome mais sonante deste defeso, mas o facto do gigante holandês contar apenas com duas sessões de treino pode levar Jorge Jesus a apostar em Castaignos ou André, que, ainda que também não se tenham estreado, contam com maior conhecimento dos novos colegas.

Do lado do Moreireinse, Pepa sabe que não irá poder contar com aquele que foi um dos grandes destaques deste início de temporada: Francisco Geraldes. O jovem médio não poderá jogar em Alvalade por estar cedido pelo Sporting, juntando-se ao guarda-redes Stefanovic na lista de baixas.

O Sporting-Moreirense terá início às 18h15 e poderá acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório