Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Bruno de Carvalho: O plano de Jesus, a pressão de Adrien e a arbitragem

Presidente do Sporting abordou alguns dos temas quentes da atualidade, em entrevista à SIC.

Bruno de Carvalho: O plano de Jesus, a pressão de Adrien e a arbitragem
Notícias ao Minuto

21:07 - 09/09/16 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Direto

Bruno de Carvalho concedeu, esta sexta-feira, uma entrevista à SIC, onde abordou alguns dos principais temas da atualidade 'leonina'. Entre revelações, o presidente do Sporting garantiu que os problemas com Adrien estão ultrapassados e que João Mário poderá regressar a Alvalade no futuro.

Comissão de audição a antigos presidentes: Ninguém vai julgar absolutamente nada. Causou estupefacção em alguns notáveis... Durante muito tempo ouvi que deviam ser ouvidos então vamos criar um espaço, para dar oportunidade às pessoas de falarem. Representantes das claques? Expectável é ter uma transposição daquilo que foi aprovado em AG, por mais de 90 por cento dos sócios. É um assunto interno, não um tribunal. Será uma coisa privada do Sporting. As pessoas vão sentir-se com a grandeza do Sporting, nunca as pessoas vão sentir o que eu senti em várias AG's, uma humilhação pública. Vão dizer aquilo que querem.

Intervenções sobre a arbitragem: Nunca vi um presidente do Sporting fazer uma avaliação da arbitragem como fiz há dois anos e a dizer que o Sporting foi beneficiado num jogo contra o Benfica. A verdade é que o fiz. O que me aborrece não é dizer se sou beneficiado, porque eu admito isso, o que para mim é aborrecido é ver que as coisas resultam. No ano passado, sempre que o Sporting ganhava um jogo, a nota do árbitro era negativa, sempre com a nota a dizer que esse árbitro tinha beneficiado o Sporting. Esse tipo de jogo de bastidores é que não contribuiu em nada e não podemos ficar calados. Temos que nos defender. Vamos na terceira jornada e já dois clubes fizeram pressão sobre a arbitragem

Pressões sobre a arbitragem: O futebol português devia sofrer grandes mudanças. Se me pergunta se as intervenções deviam ser diferentes, digo que sim. Eu vou tentar fazer isso. Acho que todos têm visto que eu tenho tentado até ao limite adoptar uma postura diferente. Gostava que o futebol português fosse alterado. Portugal vive o futebol com muita rivalidade. O futebol é um espetáculo de emoções. Este espetáculo fora das quatro linhas faz parte,. Acho que é tudo muito empolado.

Jorge Jesus é aposta a longo-prazo: Uma coisa tenho a certeza. Este treinador não é um treinador para qualquer presidente. Possivelmente há presidentes que não conseguem estabelecer projetos a longo-prazo. Eu consigo. É extremamente simples estabelecer com ele um projeto. Somos ambiciosos, gostamos de desafios. O Jorge não é para qualquer presidente. Percebo que haja presidentes que não tenham a capacidade para estabelecer um projeto com um treinador como o Jorge Jesus.

Jorge Jesus pensou em sair: Quando eu cheguei ao Sporting, ao fim de cinco minutos, também quis sair. Não achei chocante. Quando encabeçamos um projeto tudo é novo. O primeiro embate que o Jorge Jesus teve quando chegou ao Sporting foi tremendo. O Sporting estava num mau momento. Ele não chegou ao pé de mim a dizer que ia embora. Foi uma coisa normal. Ele estava habituado a ganhar. Vinha de ser campeão e olhou para as coisas e percebeu que tinha de trabalhar mais.

Novo contrato para Adrien: Quando se entra em convencimento de jogadores dessa forma, não há convencimento nenhum e eu não entro nessas coisas. O Adrien sabe que tem um contrato com o Sporting. O Sporting não se recusa a fazer bons negócios, mas não abdicamos do nosso projeto. O Adrien está 100% focado no Sporting e no projeto que ama. O Adrien é daqueles jogadores que eu gostava de ver acabar a carreira no Sporting. O ordenado do Adrien nada tem que ver com a época de mercado.

Declarações de Adrien: Tudo é perfeitamente normal. Eu tive que aprender sobre a realidade do futebol nesta fase. Quando se tem várias pessoas a gravitar perto dos jogadores a oferecer mundos e fundos é normal acontecerem algumas coisas. Por exemplo, uma entrevista do presidente do Lyon, a dizer que andava um agente a oferecer o Adrien. Mas não é assim que as coisas se passam. Tenta-se desestabilizar as pessoas.  Foi precipitado, mas Adrien é formado no Sporting, que me encanta e compreendo tudo o que se passou. Tenho pena que o futebol seja assim.

Relação com João Mário: Com João Mário a relação ficou ótima. Às vezes as pessoas não percebem o que é esta altura do mercado. Temos de conciliar vários interesses. É tudo normal. Mais cedo ou mais tarde ele voltará ao clube que o ama.

Lágrimas de Slimani: O Slimani sabe o que o Sporting lhe proporcionou. Quando fui buscar o Slimani ele estava na Argélia ele era profissional há dois anos. Podemos até dizer que ele fez a formação no Sporting. Havia uma possibilidade de sair e ele emocionou-se porque sabe o quanto os adeptos do Sporting gostam dele. Ainda hoje estive com ele e ele disse-me que queria voltar no fim da época para festejar o título.

Percentagem das vendas: Dos 70 milhões de euros, entraram cerca de 54 milhões. Amortizações? Isso é outra coisa. Entram 54 milhões nos cofres, onde se aplica, isso é outra coisa. Parece que sobrou um euro por cada, para a comunicação social. Há uma parte do João Mário que estava no fundo e uma parte do Slimani detida por uma empresa. O Sporting não é um clube que faça pacotes para tentar fazer algo de mal até a parceiros mas negociámos com a empresa que detinha 20 por cento do Slimani que balizámos no máximo a sua receita em 4 milhões.  Logo aí foi uma diferença de 2 milhões nesta negociação.

Slimani e João Mário: O Sporting estava no mercado. Acontecesse o que acontecesse, não íamos colocar em causa os objectivos desportivos. Somos candidatos a ganhar tudo a nível nacional e a passar a fase de grupos da Liga dos Campeões. Foi um mercado agitado, mas foi previsto. Fizemos os negócios mais importantes da história do Sporting

Rafa: Essa história do Rafa é uma novela. O Sporting já disse o que tinha a dizer. O Rafa é um grande jogador. O Rafa é do Benfica. Aqueles queríamos, temos. Tudo o que tínhamos para dizer do Rafa já dissemos. Troco muitos SMS com muitos presidentes. O Rafa é jogador do Benfica e é uma boa contratação. Fechamos a questão.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório