Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Vieira: O passado com Jesus, o 'caso' Taarabt e o negócio de Rafa

Foram várias as revelações e explicações do presidente do Benfica, numa grande entrevista à TVI.

Vieira: O passado com Jesus, o 'caso' Taarabt e o negócio de Rafa
Notícias ao Minuto

21:48 - 07/09/16 por Ruben Valente

Desporto Direto

Luís Filipe Vieira marcou presença, esta quarta-feira no Jornal das 8, da TVI, onde vai falar sobre os temas quentes do futebol nacional e do Benfica.

O presidente dos ‘encarnados’ abordou temas como a transferência de Rafa, as incidências do mercado, os objetivos para esta temporada e o passado com Jorge Jesus.

Talisca: "As palavras dele? Ele daqui a um ano vai voltar e vai explicar às pessoas. Porque é mentira! Ele queria ganhar mais dinheiro, não vale a pena estar com histórias".

Saída de Rúben Amorim: "Vai ser emprestado para o estrangeiro. Ele foi pai recentemente e sei os motivos que ele tem para ir para o estrangeiro. Posso garantir que não vamos cobrar nada. Vamos respeitá-lo. Ele é que quis sair."

Saída de Gaitán: "Ele queria experimentar outros mercados. Há um ano perdeu uma oportunidade única para ir para um clube do Dubai que nos pagava 35 ou 30 milhões de euros, não estou certo já. Mas esse clube ia pagar 7 milhões de euros por ano ao Gaitán. E parece que ainda o estou a ouvir: 'Presidente, eu não é pelo dinheiro, só quero ter o prazer de jogar em Espanha ou em Inglaterra'. A partir daí não pude obrigá-lo a ficar. Era bom para o Benfica e bom para o Gaitán."

Cancelo e Bernardo Silva: "É impossível resgatá-los. Cancelo vai ser top mundial e Bernardo basta olhar para o jogo da seleção que ele fez."

Taarabt: "Olhámos, vimos e revimos jogos dele em Milão e estava ali um jogador em termos técnicos muito bom. É claro que há coisas que lhe falham. Ele chegou cá com seis quilos a mais mas agora está dentro do peso. Se é recuperável? Depois da entrevista que ele deu, não voltará a vestir a camisola do Benfica, de certeza. Não vai haver rescisão e vamos ter habilidade suficiente para o emprestar ou vender".

Contratação de Carrillo: "Aparece por numa transação que íamos fazer e propuseram-nos o Carrillo como empréstimo, essa foi a exceção. Todos os outros são muito novos. Zivkovic chegou, não vai à Champions, mas esquecem-se que esteve parado seis meses e só fez um jogo connosco. Mas no próximo ano vai ser uma muito mais-valia desportiva para o Benfica e é isso que nos queremos.Não vamos andar nunca sufocados à procura de jogadores."

Eleições: "Se me quiserem lá... Pelo menos vou-me candidatar. Meta? A maior meta e gozo que tenho é provar que se consegue fazer um Benfica 'made in Benfica'. Vamos fazer um grande investimento no Seixal, aumentar a capacidade e fazer melhoramentos. Para mim, a menina dos meus olhos vai ser o Seixal. Este é o projeto principal. Além disso, a afirmação na Europa.Também já estamos na China, na rede digital já estamos mais próximos. Mas a aposta principal é o Seixal. O que mais quero é ter mesmo uma equipa à Benfica".

Preço de Jiménez: "Preferimos arriscar, porque se o Benfica foi campeão também se deve aos golos dele. Estou convencido que ele vai justificar o investimento e também estou convencido que ele será um dos avançados mais temíveis da Europa. Acho que ele vai ser a venda mais cara da história do futebol português de sempre. É o meu 'feeling'. Mas só não erra quem não decide".

Transferência de Rafa: "O que se passou com Rafa é completamente absurdo.  O que se passou com o Rafa Silva foi muito simples. Os três grandes queriam o jogador. O decisivo nisto chamou-se Rafa, mas se ele tivesse escolhido o Sporting, não estava chateado, porque fui ao máximo que podia... Também já perdi jogadores para o FC Porto. Vou ficar chateado? A admiração e o caráter que ele demonstrou foi muito importante. Posso já dizer que o Benfica, se calhar, nem foi o clube que mais dinheiro ofereceu ao Rafa."

Relação com Jorge Mendes e Gestifute: "Hoje é um parceiro nosso. Não temos problema nenhum e não queremos tabús com empresários. A relação que tenho com ele é completamente aberta. Nós dizemos o que queremos cobrar e ele cobra uma percentagem que pode chegar a 10%. Temos mentalidade empresarial e não temos problema algum em dizer o que se passar. No Benfica queremos verdade".

Situação de Luisão: "É o meu companheiro de percurso. Benfica conta com Luisão, ele está forte e feliz no Benfica. Ele acaba contrato, mas quem me conhece sabe que haverá um momento certo para falar com ele. Jorge Jesus sobre o assunto nem conta para mim. Recordamo-nos bem a relação que o Jesus tinha com os jogadores. Quanto às declarações do empresário, ele é o mesmo queria levar o Luisão para o Cruzeiro há pouco tempo".

Saídas: "Temos a certeza que alguns jogadores do plantel do Benfica podem sair no final da época, mas o que é certo é que o Benfica tem dentro de casa jogadores para repor as saídas".

Jorge Jesus: "Foi um homem que trabalhou comigo durante seis anos. Não tenho nada a apontar ao Jorge Jesus, tirando o dia em que ele saiu do Estádio da Luz por opção dele, ao contrário do que as pessoas dizem. É um excelente profissional e um bom treinador. Mas hoje o meu treinador é o Rui Vitória e ele é que é o campeão. Esta página acabou para mim e para o Benfica. Jesus faz parte da história do Benfica e ninguém lhe tira os méritos, mas para o projeto que o Benfica tem, não tenho dúvidas que não poderíamos planear nada a longo-prazo".

Formação: "Vejam o que já produzimos em 10 anos. Vamos ter 100% de jogadores feitos no Seixal. Não tenho dúvidas que vamos lá chegar."

Europa: "Queríamos três títulos, uma final europeia e 50 títulos nas modalidades. Alcançámos. Temos de continuar a sonhar com uma final europeia. No ano passado fizemos tremer o Bayern Munique e eles tremeram connosco. Cada vez mais temos de pensar assim. Internamente queremos sempre ganhar e na Europa temos de lá estar. Há um dia que o sucesso vai chegar."

Objetivos: "Nós não olhamos apenas para a parte financeira. Olhamos também para a parte desportiva e queremos ter uma equipa muito competitiva, afirmamo-nos definitivamente na Europa e internamente queremos fazer o tetra. São estes os grandes objetivos do Benfica este ano".

Paradigma: "Há uma mudança no Benfica que já mostramos este ano. Rui Vitória chegou a esta casa e está completamente identificado com o projeto. Desde os iniciados, aos juvenis, ele conhece todos os jogadores do Benfica. Temos cerca de 250 jogadores a treinar no Seixal".

Mercado: "Primeiro, dizer que o Benfica está mais forte. Começámos esta época muito bem, principalmente nas posições que entendíamos ser mais importante para o Benfica. Quisemos jogadores novos e o Benfica vai ficar cada vez mais novo. Tudo isto foi planeado para que o Benfica pudesse manter uma estrutura com os jogadores mais experientes e abrirmos o leque a mais juventude. Estamos muito bem apetrechados de jovens que, no Seixal, podem saltar para a primeira equipa a qualquer momento".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório