Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

[2-0] Faltou Ronaldo, inspiração e alma de campeão frente à Suíça

Golos de Embolo (24’) e Mehmedi (30’) carimbaram a vitória da seleção suíça sobre Portugal.

Notícias ao Minuto

21:36 - 06/09/16 por Ruben Valente

Desporto Apuramento

Resumo: Portugal foi derrotado esta terça-feira, por 2-0, pela seleção suíça de futebol, no primeiro jogo do Grupo B do apuramento para o Mundial’2018.

Com um forte apoio dos emigrantes que quiseram marcar presença em Basileia, os campeões europeus até entraram bem na partida. Atentos defensivamente e atrevidos no processo ofensivo, os lusos dominaram o jogo até ao primeiro golo da formação da casa.

Golo da Suíça e tudo mudou...

Os suíços inauguram o marcador aos 24 minutos, por intermédio de Embolo, que aproveitou uma recarga para bater Rui Patrício. A partir daqui, a Suíça tomou controle da partida e os portugueses limitaram-se a ver jogar.

A passividade foi bastante visível no momento do segundo golo da Suíça. Mehmedi recebeu um cruzamento de Serefovic e, sem oposição, teve tempo de preparar o remate em jeito, que acabou por bater Patrício pela segunda vez, esta noite.

Até ao intervalo, Portugal tentou chegar ao golo, mas sem sucesso. A melhor oportunidade acabou por pertencer a Raphael Guerreiro, que num remate de pé esquerdo, atirou perto do poste esquerdo da baliza da Suíça.

Na segunda parte, Fernando Santos quis dar outra dinâmica à equipa. João Mário e André Silva foram lançados pelo selecionador, mas só o médio do Inter Milão conseguiu dar algum fulgor à formação lusa. O jovem avançado do FC Porto acusou a falta de entrosamento com os companheiros e nunca conseguiu criar perigo.

Portugal tentou, mas pouco

Nestes segundos 45 minutos, Portugal bem procurou o golo… mas a inspiração era pouca. Apesar de se ter instalado no meio-campo suíço em quase toda a segunda parte, a verdade é que os comandados de Fernando Santos nunca conseguiram marcar.

Perto do final, José Fonte e Nani podiam ter reduzido, mas o remate do central passou muito perto da baliza e o cabeceamento do extremo embateu no poste.

Sem a grande figura desta selação, Cristiano Ronaldo, Portugal perde assim por 2-0, o primeiro encontro de apuramento para a fase final do Mundial de 2018, frente à Suíça.

Acompanhamento: 90+3'- Final do jogo!

90+2'- Xhaka vê o segundo amarelo e é expulso da partida.

87'- A Suíça agora está a aproveitar o adiantamento da equipa portuguesa. Primeiro Derdiyok, e depois Mehmedi, atiraram para defesa segura de Rui Patrício.

82'- Bola ao poste! Que perdida de Nani! Excelente cruzamento de Quaresma no flanco direito, mas o camisola 17 cabeceia mal a bola e não lhe consegue dar a direção desejada. Ainda assim foi esta a melhor oportunidade do jogo.

77'- Que perigo! José Fonte quase marcava num remate à entrada da área. A bola ainda bateu num adversário e Portugal tem mais um canto.

70'- A Suíça fica perto do terceiro golo! Dzemaili, em boa posição, remata enrolado e ao lado do poste esquerdo de Patrício.

68'- Fernando Santos realiza a última substituição. Sai João Moutinho e entra Ricardo Quaresma.

68'- Os ataques sucedem-se, mas a formação lusa continua sem conseguir criar lances de real perigo. Desta vez foi Raphael Guerreiro a rematar, de pé direito, muito por cima da baliza da Suíça.

61'- Portugal instala-se no meio-campo da Suíça. Bernardo Silva, como uma excelente oportunidade, apanha mal a bola e remata sem nexo, com Sommer a agarrar sem problemas.

51'- Bernardo Silva, que perigo! Remate potente do futebolista do Mónaco a passar muito perto da trave.

50'- Remate de Nani muito por cima do alvo! O extremo do Valência flete para o meio, atira, mas fica muito longe do golo.

46'- Começa a segunda parte!

45+1'- Intervalo! Apesar de ter entrado bem na partida, a verdade é que, contra a corrente do jogo, a Suíça adiantou-se no marcador. A partir daí, a equipa da casa tomou conta do jogo e acabou por chegar ao segundo. Portugal tem agora 45 minutos para tentar dar a volta a uma desvantagem de dois golos.

41'- Cartão amarelo para Mehmedi, depois de ter simulado uma grande penalidade. O árbitro não teve dúvidas.

38'- Que perigo! Raphael Guerreiro esteve muito perto do golo. O remate de pé esquerdo do lateral ainda embateu num defesa adversário e é canto para Portugal.

30'- GOLO DA SUÍÇA! Depois de um cruzamento de Seferovic, Mehmedi recebe e, com bastante espaço, atira em jeito. Rui Patrício, sem hipótese, nem se fez ao lance. Portugal tem agora muito trabalho pela frente...

28'- Corte providencial de José Fonte! O central português evita que Dzemaili receba em zona perigosa e cede canto à seleção suíça.

24'- GOLO DA SUÍÇA! Na sequência de um livre batido por Ricardo Rodríguez, Embolo, na recarga, consegue enviar a bola para o fundo das redes da baliza portuguesa. Rui Patrício ainda defendeu o primeiro remate, mas nada conseguiu fazer perante o cabeceamento de Embolo.

21'- Remate do meio da rua de Cédric! Sommer agarra sem problemas.

18'- Bom início de jogo de Portugal. Defensivamente a equipa das quinas tem estado irrepreensível e, no que toca aos processos ofensivos, tem estado atrevida. Até agora. não se tem sentido (muito) a falta do capitão Cristiano Ronaldo.

14'- Boa oportunidade para a equipa das quinas! Lance à entrada da área, descaído para o lado esquerdo, mas Raphael Guerreiro cobrou diretamente para a barreira.

7'- Pede-se penálti para Portugal! Lichtsteiner tenta aliviar a bola, mas acerta no braço direito de Djorou! O árbitro mandou seguir a partida.

6'- Nova tentativa por parte de Portugal. Éder amortece de cabeça para a entrada de Bernardo Silva, que remata para defesa segura de Sommer.

4'- Primeiro remate da partida! Depois de uma recuperação de bola, Éder é lançado por Moutinho e dispara, mas o avançado português estava já desenquadrado com a baliza suíça.

1'- Começa a partida em Basileia!

Já se ouviram os hinos. A Portuguesa foi cantada em alto e bom som. Estão muitos adeptos portugueses nas bancadas.

Antevisão: Portugal dá início esta terça-feira à campanha rumo ao Mundial'2018. O primeiro encontro da fase de apuramento é contra a Suíça e, em relação à final do Euro'2016, Fernando Santos decidiu fazer algumas alterações. 

O selecionador vai esta noite apostar num 4x3x3 com Éder a ser o homem na linha da frente. 

Sem Cristiano Ronaldo, Fernando Santos decidiu colocar de início Bernardo Silva, em detrimento de Ricardo Quaresma, que assim começa a partida no banco de suplentes. 

No meio campo, João Moutinho também salta para o onze, depois de ter ficado no banco frente à França, num jogo em que a titularidade pertenceu a Renato Sanches.

O encontro, que vai ser disputado na cidade de Basileia, na Suíça, está agendado para as 19h45.

Onze inicial de Portugal: Rui Patrício, Cédric, José Fonte, Pepe, Raphael Guerreiro; William Carvalho, Adrien, João Moutinho; Bernardo Silva, Nani e Éder.

Onze inicial da Suíça: Sommer; Rodriguez, Djorou, Schar, Lichtsteiner; Xhaka, Behrami, Dzemaili; Embolo, Mehmedi e Seferovic.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório