Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

[5-0] Portugal quebrou o 'rochedo' à campeão

Encontro particular com Gibraltar, no Bessa, terminou com goleada lusa.

[5-0] Portugal quebrou o 'rochedo' à campeão
Notícias ao Minuto

21:42 - 01/09/16 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Direto

Análise: Portugal entra no período pós-conquista do Campeonato Europeu com uma vitória. E que vitória. Frente a um conjunto de Gibraltar que nunca foi capaz de oferecer réplica, a ‘equipa das quinas’ saiu do Bessa com uma goleada por 5-0.

Nani marcou os dois primeiros golos, e abriu caminho para os tentos de João Cancelo, Bernardo Silva e Pepe.

Fernando Santos optou por perfilar a equipa num 4x3x3 puro, com Éder no centro e Ricardo Quaresma e Nani nas alas. No entanto, isto não significou uma seleção nacional simétrica. Bem pelo contrário.

Não, em Portugal os extremos não se tocam

Durante a primeira parte, as alas da seleção pareciam as de duas equipas totalmente diferentes. A aposta recaiu, maioritariamente, pela ala direita, mas foi pela esquerda que Portugal atacou melhor.

Pela direita, João Cancelo e Quaresma apostaram nos desequilíbrios individuais antes de chegar à linha e cruzar. Pela esquerda, Nani, Raphael Guerreiro e João Mário protagonizaram alugmas interessantes jogadas de entendimento, que permitiam chegar à área de forma mais sustentada.

Prova disso foi o lance que se seguiu ao golo de Portugal. Nani encontrou João Mário na área com um grande passe e este entregou o golo a Éder, que atirou de forma completamente desastrosa, naquele que foi um de vários golos desperdiçados pelo avançado.

Intervalo marcou regresso da fórmula ‘Campeão Europeu’

Portugal entrou na segunda parte verdadeiramente transfigurado. O estreante André Silva rendeu Éder, Bernardo Silva entrou para o lugar de Quaresma e Adrien substituiu William Carvalho. Mas as mudanças não se ficaram pelas caras.

Fernando Santos recuperou a estratégia com que Portugal se apresentou no Campeonato Europeu, colocando João Mário no lado esquerdo, Bernardo Silva do lado direito e uma dupla formada por André Silva e Nani no centro, e os efeitos foram imediatos.

A ‘equipa das quinas’ regressou verdadeiramente endiabrada dos balneários. Ora pelas alas, ora pelo centro, ora por onde quer que fosse, a seleção nacional foi um verdadeiro quebra-cabeças e foi com naturalidade que Nani chegou ao segundo, após um cruzamento primoroso de Bernardo Silva.

Se, na primeira parte, Gibraltar se limitou a afastar a bola de qualquer maneira possível, na segunda o território britânico viu-se completamente às aranhas para parar o vendaval ofensivo de Portugal.

A hora dos miúdos

Como diria Cristiano Ronaldo, os golos são como o ketchup. O primeiro custou, o segundo surgiu com naturalidade e, a partir daí, o frasco derramou. Golos a rodos e para todos os gostos no Bessa.

E, ainda melhor, com intervenção clara dos chamados ‘miúdos’. Que Bernardo Silva tem qualidade, ninguém duvida, e voltou a mostrá-lo. Mas os estreantes João Cancelo e André Silva também fizeram questão de mostrar que o futuro da seleção está bem entregue.

Se, há uns tempos, a questão da renovação da seleção se colocou, hoje ficou claro que Fernando Santos tem matéria-prima mais do que suficiente para assegurar uma tranquila caminhada para o Mundial de 2018.

Momento do jogo: O segundo golo de Portugal nasce de um lance que tem tanto de simples como de belo, mas o seu significado não se cinge ao marcador. Bernardo Silva entrou, revolucionou o jogo da ‘equipa das quinas’ e, aos 22 anos, volta a mostrar que o futuro a longo-prazo desta seleção está assegurado. Já Nani, o melhor em campo, não só pelos golos, como por aquilo que fez jogar, fez esquecer o lesionado Cristiano Ronaldo. E esse é o melhor elogio que lhe podemos fazer.

----------------------------------------------------------------------------------------

90'Apito final. Portugal sai do Bessa com uma goleada por 5-0 sobre Gibraltar.

79'GOLO de Portugal! Nem há tempo para respirar! Pepe, de cabeça, faz o quinto da seleção lusa.

77'GOLO de Portugal! Confirma-se a goleada para a seleção nacional. Bernardo Silva atirou, aparentemente sem perigo, mas a bola passou por entre as mãos de Perez. O guarda-redes de Gibraltar ficou muito mal na fotografia!

73'GOLO de Portugal! Mais um belo golo de Portugal! Brilharam os miúdos! O estreante André Silva fez um passe genial para o estreante João Cancelo, que, com uma autêntica bomba, fuzilou a baliza de Gibraltar.

55' GOLO de Portugal! Que cruzamento delicioso de Bernardo Silva! Canto marcado à maneira curta, o jogador do Mónaco serve Nani que, com um pequeno toque de cabeça, desvia a bola para o fundo da baliza.

46'Começa a segunda parte. Portugal entra em campo com três caras novas. Adrien entra para o lugar de William Carvalho. Bernardo Silva rende Quaresma. André Silva estreia-se ao substituir Éder.

45'Intervalo no Estádio do Bessa. Portugal recolhe aos balneários em vantagem sobre Gibraltar graças ao golo de Nani.

37' - Muito perto o segundo golo de Portugal! Éder, pressionado pelo adversário, atirou a bola ao poste. Na recarga, João Mário deixou-se antecipar e o guarda-redes agarrou o esférico.

30' - Que falhanço de Éder! João Mário entregou o golo numa travessa ao herói do Campeonato Europeu, mas este, com o guarda-redes de Gibraltar desequilibrado, atirou a bola muito por cima da baliza.

27'GOLO de Portugal! Nani dá o melhor seguimento a uma bola bombeada por Bruno Alves e marca o primeiro de Portugal no Bessa.

23' - Agora foi a vez de João Moutinho almejar a baliza. O médio atirou de primeira, mas o remate saiu muito torto e bastante longe da baliza.

19' - Grande remate de João Mário! Sem preparação, o jogador do Inter de Milão rematou com muita violência, fazendo a bola passar centímetros acima da trave. Mais uma vez muito perto o golo.

7' - Mais uma vez Éder a tentar o golo! O avançado recebeu um belo passe de William Carvalho, rodou sobre o marcador direto e tentou a sorte, mas o remate passou longe da baliza.

3' - Primeiro sinal de perigo para Portugal! João Cancelo cruzou e Éder cabeceou contra a cabeça de um defesa adversário.

0'Erez Papir dá o apito inicial. Pontapé de saída para 

Onze de Portugal: Eduardo; João Cancelo, Pepe, Bruno Alves, Raphael Guerreiro; William Carvalho, João Moutinho, João Mário; Ricardo Quaresma, Nani e Éder.

Onze de Gibraltar: Perez; Joseph Chipolina, Roy Chipolina, Wiseman, Casciaro; Bardon, Mascarenhas-Olivero, Garcia, Payas; Casciaro e Walker.

Antevisão: Precisamente 53 dias após a conquista do Campeonato Europeu, a seleção portuguesa está de volta à ação. E que melhor maneira para começar o período pós-conquista histórica do que com outro feito histórico?

Portugal e Gibraltar irão defrontar-se, esta quinta-feira, no Estádio do Bessa, um duelo inédito, até porque esta nação, que muitos veem como apenas um simples rochedo, apenas começou a competir oficialmente em 2013.

Adivinha-se uma partida com de tudo um pouco. Festa de ambos os lados (por motivos distintos), solidariedade (uma percentagem da receita de bilheteira irá reverter para o IPO do Porto), mas também o início de um novo período, algures entre a vitória no Euro e o início da caminhada para o Mundial de 2018, que começa já na terça-feira, frente à Suíça.

Ciente da importância do duplo confronto, Fernando Santos não promoveu poupanças na convocatória. A ausência de Cristiano Ronaldo será, certamente, notada, mas jogadores como André Silva e João Cancelo terão a oportunidade de começar a marcar terreno na sua primeira chamada à seleção.

A partida terá início às 19h45 e poderá segui-la, em direto, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório