Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Portugal-Gibraltar: Teste ao campeão europeu sem o capitão

A ausência Cristiano Ronaldo, por lesão, é a principal nota de destaque no primeiro teste pós-Euro'2016.

Portugal-Gibraltar: Teste ao campeão europeu sem o capitão
Notícias ao Minuto

09:17 - 30/08/16 por Lusa

Desporto Particular

Portugal realiza na quinta-feira um particular com a frágil seleção de Gibraltar, recém-admitido membro da UEFA, naquele que será o primeiro jogo desde a conquista do Euro2016 e que terá Cristiano Ronaldo como baixa de 'peso'.

A seleção lusa vai entrar no relvado do Estádio de Bessa, no Porto, pela primeira vez com o estatuto de campeão da Europa, mas não poderá contar com o seu 'capitão' e principal figura, que ainda recupera da lesão sofrida na final com a França (1-0 após prolongamento).

Portugal não terá Ronaldo, mas poderá ganhar duas novas soluções para a qualificação para a Mundial2018, com as possíveis estreias do defesa lateral João Cancelo e do avançado André Silva.

O ponta de lança do FC Porto começou a temporada como titular indiscutível no seu clube e poderá reforçar o setor ofensivo, que nos últimos dois anos apenas teve Éder para aquela posição.

Por seu lado, Cancelo, que atua no Valência, aparece na convocatória a render Vieirinha e vai procurar convencer Fernando Santos.

Frente a Gibraltar, num primeiro duelo de sempre entre as duas equipas, em que Portugal é superfavorito, Bernardo Silva também deverá voltar a vestir a camisola das 'quinas', depois de ter falhado o Euro2016 devido a problemas físicos.

Além de Cristiano Ronaldo, também Renato Sanches é baixa certa. Ao contrário do jogador do Real Madrid, o médio do Bayern de Munique chegou a ser convocado, mas não chegou a viajar para Portugal por estar também a recuperar de lesão.

O guarda-redes Anthony Lopes esteve na Cidade do Futebol, mas acabou dispensado devido a um problema no ombro, acabando Marafona por ser chamado. O guarda-redes do Sporting de Braga, que pode viver a sua estreia, já tinha trabalhado com a seleção principal, mas não chegou a ser utilizado.

No Bessa, é esperado que Fernando Santos dê minutos a quase todos os 23 jogadores, sobretudo quando está a dias de iniciar a fase de qualificação para Mundial2018, com um difícil deslocação à Suíça, que aparece como principal rival no Grupo B.

No apuramento para o Campeonato do Mundo da Rússia vai estar pela primeira vez Gibraltar, que em 2013 foi reconhecido como membro da UEFA e só este ano foi admitido como filiado da FIFA.

O extremo Jake Gosling, que é um dos poucos jogadores que não atuam no campeonato local (joga no Cambridge United da quarta divisão inglesa) é a grande figura de Gibraltar, sendo mesmo o melhor marcador, com dois golos.

A seleção gibraltina, que nos jogos em casa atua no Estádio Algarve, em Faro, devido a não ter nenhum recinto que preencha os requisitos da UEFA, acumulou derrotas na qualificação para o Euro2016 e sofreu goleadas pesadas com Polónia (7-0 e 8-1), Irlanda (7-0), Escócia (6-0) e Alemanha (7-0).

O melhor momento da curta história de Gibraltar aconteceu quando em junho de 2014 bateu Malta num particular, por 1-0, naquela que é até hoje a sua única vitória.

O primeiro Portugal-Gibraltar está agendado para as 19:45.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório