Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

CNOD denuncia "discriminação e desvalorização dos Jogos Paralímpicos"

Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes preocupada com possíveis cortes no financiamento da prova.

CNOD denuncia "discriminação e desvalorização dos Jogos Paralímpicos"

A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) reagiu, em comunicado, às “recentes notícias que dão conta de cortes no financiamento dos Jogos Paralímpicos e de que muitos comités nacionais ainda não receberam as verbas para pagar o transporte dos atletas até ao Rio de Janeiro”.

O organismo diz-se “preocupado” que tal possa por em risco a “participação de dez países”: “O próprio presidente do Comité Paralímpico Internacional revela que nunca houve tantas dificuldades nos 56 anos de história dos Jogos Paralímpicos”.

“A CNOD, organização que integra dezenas de associações portuguesas de pessoas com deficiência, rejeita que a organização dos Jogos Paralímpicos e a participação dos atletas dependam dos resultados da bilheteira e dos patrocínios”, avisa.

“A ser verdade que parte das verbas previstas para financiar o evento foram desviadas pelo Comité Organizador dos Jogos Olímpicos para resolver problemas gerados pelas Olimpíadas que acabaram há poucos dias, configura, uma vez mais, um acto de discriminação e de desvalorização dos Jogos Paralímpicos”, prossegue.

A instituição termina a nota oficial com um apelo: “Os atletas paralímpicos portugueses têm dado muitas alegrias ao nosso país e nesse sentido esperamos que esse esforço seja devidamente recompensado e reconhecido”.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório