Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"André Silva é nove clássico e traz outras possibilidades de jogo"

Treinador revelou que as duas caras novas chamadas para os jogos com Gibraltar e Suíça já integravam lote de escolhas para o Euro.

"André Silva é nove clássico e traz outras possibilidades de jogo"
Notícias ao Minuto

12:31 - 26/08/16 por Paulo Jorge Rocha

Desporto Fernando Santos

Fernando Santos chamou André Silva e João Cancelo para os jogos com  Gibraltar e Suíça, sendo estas as duas grandes novidades. Ronaldo ficou de fora, por lesão, e Fernando Santos apresentou uma convocatória tendo por base o grupo que levou ao Euro'2016, em França.

Convocatória: É a minha primeira convocatória, estamos numa fase muito incaracterística da época, os clubes estão a começar e, portanto, A minha opção foi manter a estrutura da fase final do Campeonato da Europa. Trabalharam durante 50 dias, mantêm-se os automatismos e isso é fundamental e foi isso que me levou à primeira opção. Desse lote saíram os que não estavam a treinar com a equipa, casos do Vieirinha e do Cristiano, que estão inaptos clinicamente, e o Ricardo Carvalh, que não tem clube e não está em ação.

Objetivo para jogos com Gibraltar e Suíça: Estes jogadores faziam parte do lote de 30 que ficaram até à convocatória final e acho que é um convocatória equilibrada tendo em conta este novo ciclo e esta questão de estarmos numa fase muito precoce da época. Não podemos ver se os jogadores estão a jogar mais ou não, mas a estabilidade que este grupo me oferece neste novo cenário que é iniciarmos a nossa presença na fase de grupos para o Mundial da Rússia e queremos chegar lá o mais rápido possível. O nosso objetivo é estarmos na Rússia, em 2018, e vencermos o grupo.

Escolhas de André Silva e Cancelo: A razão é simples: nesse lote de 30 que tinha pré-definido antes da fase final do Campeonato da Europa eram jogadores que faziam parte da lista. Neste momento, estabelecemos um lote que anda à volta dos 50 jogadores, estes fazem parte desse lote - como outros - e entendemos que, perante a ausência de Vieirinha, Cristiano e do Ricardo, estes eram os jogadores que devíamos convocar.

Alteração do sistema tático: Sim, traz outra possibilidade de jogo. Já tínhamos o Éder, com o André Silva passamos a ter um nove mais clássico, um jogador mais de área, com movimentos mais interiores, um jogador que como referência na área a seleção não tinha. Vamos agora ver a sua evolução, porque tudo depende da sua evolução. Há muito que André Silva estava nas nossas atenções, era importante que ele viesse agora para podermos analisar mais de perto.

Modelo de jogo: A partir de segunda-feira, analisando a forma dos jogadores, iremos definir a estratégia para o jogo. Nada muda no que respeita ao que queremos: uma equipa forte na defesa, a pressionar o mais alto possível, que privilegia o ataque organizado. Essa estratégia não muda, não mudará. O que pode mudar é a base estrutural. Se jogaremos com dois avançados mais móveis ou com um mais fixo, isso será debatido na equipa técnica.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório