Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Novas provas afastam única atleta russa um dia após aterrar no Brasil

Única atleta russa em atletismo deverá agora falhar a prova em que ia participar.

Novas provas afastam única atleta russa um dia após aterrar no Brasil
Notícias ao Minuto

23:13 - 13/08/16 por Pedro Filipe Pina

Desporto Darya Klishina

A única atleta russa que tinha autorização para participar nas provas de atletismo nos Jogos Olímpicos foi suspensa. Em causa estão suspeitas de doping e novas provas sobre o seu envolvimento.

Um escândalo de doping valeu o afastamento da comitiva russa das provas de atletismo. A exceção era Darya Klishina, que ia participar na prova de salto em comprimento.

Darya tem defendido sempre que não se dopou e que a decisão foi “politicamente motivada”. A atleta conseguiu este regime de exceção por supostamente ter provado que tinha feito testes antidoping fora do país, estando assim afastada das suspeitas de envolvimento no esquema complexo de dopagem que terá acontecido com o alegado patrocínio do Estado.

Conta o Russia Today que a atleta de 25 anos tinha aterrado há apenas um dia no Rio de Janeiro e que estará mesmo "banida" da competição. 

Já no na cidade brasileira que este ano recebe os Jogos Olímpicos, a atleta partilhou imagens no Instagram da sua chegada.

Finily arrived to the destination just now. Standing high above the Olympic village watching 1000s of athlets excited to participate at the Olympic Games. Наконец добралась до пункта назначения. В Олимпийской деревне, с высоты, смотрю на тысячи возбужденных атлетов перед участием в Олимпийских Играх.

Uma foto publicada por The official Darya Klishina (@dariaklishina) a Ago 12, 2016 às 10:52 PDT

Hoje, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) anunciou a sua suspensão. Uma fonte anónima, próxima do processo, revelou à Reuters que em causa estarão novas provas.

A IIAF confirmou que a atleta russa pediu recurso, tendo levado o seu caso agora ao Tribunal Arbitral do Desporto. A própria atleta deu conta disso mesmo no Facebook, num texto em que fala igualmente sobre ter sido "banida". A atleta volta a defender a sua inocência, mas com o início da prova de salto em comprimento marcada para amanhã, dificilmente irá competir.

Recorde-se que a IAAF afastou todo o atletismo russo na sequência da publicação de um relatório que divulgou a existência de um sistema de doping organizado na Rússia.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório