Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

[0-2] 'Águia' sofre para vencer mas cola-se a Sporting e FC Porto

Os 'encarnados' venceram o Tondela por 2-0, num jogo em que a formação da casa se exibiu a bom plano, causando muitas dificuldades às 'águias'.

Notícias ao Minuto

22:15 - 13/08/16 por Notícias Ao Minuto

Desporto 1.ª jornada

Análise ao encontro: Benfica e Tondela encontraram-se este sábado, na casa dos beirões, com as duas equipas a medirem forças num jogo que teve uma primeira parte muito equilibrada.

Apesar do bom jogo protagonizado pela formação de Petit nos primeiros 45 minutos, foi ao Benfica que sorriu a sorte do jogo. Os ‘encarnados’, que perderam Luisão, por lesão, tiveram na cabeça de Lisandro uma arma letal.

O argentino, entrado para o lugar do capitão encarnado, de cabeça, após livre na direita, fez o primeiro do jogo, contudo, contra a maré do jogo.

É que não se pense que as ‘águias’ tiveram vida fácil. Os pupilos de Petit mostraram boa organização defensiva e souberam aproveitar a rapidez do seu meio-campo para responder, sempre de forma supersónica, à superioridade teórica do seu adversário.

Tondela e Benfica lutam em 'mar revolto' repleto de chances perdidas

No segundo tempo, novamente a mesma toada. As duas equipas em busca do golo e os guarda-redes a brilhar. Logo nos minutos iniciais, Júlio César emendou um erro na marcação de um livre. Claudio Ramos também foi ‘testado’ na resposta ao lance. E foi este o lance que deu mote para o restante tempo.

A partir daí, as duas equipas continuaram a degladiar-se a bom nível, mas com as ‘águias’ melhor posicionadas e a mostrar-se em melhor forma física. Cervi deu lugar a Samaris, com Rui Vitória a apostar na estabilidade do meio-campo como ‘arma’.

Num jogo com muitos lances atacantes, de parte a parte, os ‘encarnados’ conseguiram uma vitória importante, fechada a chave de ouro com um golo de André Horta, que fintou vários jogadores e rematou para o fundo da baliza adversária.

Os ‘encarnados’ somam três pontos e juntam-se, desta forma, a FC Porto e Sporting que, também eles, venceram as suas partidas.

Jonas: Pistoleiro é elemento-chave para sucesso 'encarnado'

O brasileiro foi operado esta semana para debelar uma lesão e a sua ausência foi bastante sentido. Jonas é o ponto de equilibrio da equipa, aliando experiência e combatividade, conferindo a Rui Vitória um braço direito que hoje parece ter faltado.

Apesar de ter conseguido produzir alguns lances ofensivos, Gonçalo Guedes não tem, nem de perto nem de longe, por enquanto, a influência do seu companheiro, e apesar de uma exibição esforça, foi impossível fazer esquecer a seta brasileira que normalmente aponta à baliza adversária.

Momento do jogo: Golo de Lisandro López. Num momento do jogo em que as duas equipas estavam bastante equilibradas, depois de ter entrado para o lugar de Luisão, praticamente sem tempo para aquecer, o argentino fez um importante tento com o relógio quase a tocar o intervalo. A estabilidade do golo marcado permitiu aos ‘encarnados’ entrarem serenos para o segundo tempo e apenas com a obrigação de ampliar ou manter o resultado.

Porém, destaque também para a boa jogada protagonizada por André Horta nos momentos finais do encontro. O jovem médio, que regressou esta temporada à Luz, fintou vários jogadores e bateu Claudio Ramos para fechar o resultado final (2-0).

Acompanhamento da partida:  90+4' - Final do encontro. O Benfica vence por 2-0, mas mostra algumas dificuldades para ultrapassar o Tondela. 90+3' - Golo! André Horta marca e põe um ponto final no jogo. O jovem jogador das 'águias' fintou vários jogadores antes de bater Claudio Ramos. Bom golo do médio. 

 90' - O árbitro do encontro dá mais quato minutos de de jogo.

88' - Pizzi sai para a entrada de Salvio. O argentino entra apenas para fazer os minutos finais do encontro.

85' - A cinco minutos do final, o Benfica vai mantendo agora a posse de bola e o adversário longe da sua baliza. Rui Vitória, com entrada de Samaris, ganhou maior estabilidade, e ficou mais próximo do objetivo de somar três pontos.

77'- Claude Gonçalves finta Pizzi na direita tenta o cruzamento mas a bola vai para a baliza com Júlio César, por precaução, a atirar para canto.

73' - Wagner volta a visar a baliza de Júlio César. Bom remate do tondelense que tentou apontar ao ângulo superior direito.

71' - Petit expulso do banco de suplentes terá de ver o resto do jogo no balneário.

65' - Samaris entra para o lugar de Franco Cervi. O argentino esteve algo apagado no encontro e Rui Vitória parece querer dar mais estabilidade ao meio campo encarnado. 

60' - O Benfica está a passar pela sua melhor fase de jogo, conseguindo manter a posse de bola e a iniciativa. O Tondela parece algo 'cansado', acusando o esforço feito durante o primeiro tempo.

55' - Que chance. Grimaldo surge na área, recebe um cruzamento da esquerda, de Cervi, mas não consegue emendar para golo quando tinha tudo para atirar para o fundo da baliza. Também esteve à vista o golo das 'águias'. 

52' - Que perdida do Tondela. Após lançamento lateral, um jogador desvia ao primeiro poste e Wagner falha a emenda ao segundo. Esteve à vista o golo dos beirões.

49' - Minuto louco em Tondela. Primeiro a equipa da casa, com Júlio César a evitar o golo de Crislan e depois os 'encarnados' põe Cláudio Ramos a teste. Novamente bom início de partida.

46' - Recomeça o encontro. Sai a jogar o Tondela. Benfica tentará sentenciar a partida, com o Tondela, quase certamente, à procura do empate. 

45' - Intervalo no Tondela - Benfica. Os 'encarnados' recolhem ao balneário a vencer, fruto de um golo de Lisandro López.

44' - Que perigo, por Grimaldo. O espanhol, de livre, na direita, remata para defesa apertada de Cláudio Ramos.

39' - Golo do Benfica. Lisandro López, entrado para o lugar de Luisão, abre o marcador para os 'encarnados'.

35' - Boa partida em Tondela. As duas equipas estão a disputar o jogo pelo jogo, com o Tondela a deixar bons apontamentos atacantes, setor onde os 'encarnados' continuam a sentir dificuldades.

26' - Luisão, lesionado, abandona o jogo e dá lugar a Lisandro López.

25' - Depois de um início de jogo a ritmo muito elevado, Tondela e Benfica parecem ter abrandado um pouco a sua forma de jogar. Os 'encarnados' têm agora maior comando do jogo, procurando encontrar um caminho para a baliza adversária.

15' - As duas equipas estão agora mais coesas e o jogo disputa-se mais sobre o meio-campo. O Benfica está a denotar algumas dificuldades em desmontar a estratégia defensiva da equipa da casa, mas os tondelenses, sempre que atacam, deixam algum espaço nas suas costas.

10' - Que bom início de partida. As duas equipas estão à procura da baliza adversária e o jogo tem-se desenvolvido a ritmo muito elevado. O Benfica está, nestes momentos iniciais, mais na expetativa do que seria esperado.

5' - Hélder Tavares, ao segundo poste, após cruzamento da esquerda, não consegue atirar à baliza quando tinha tudo para marcar. Que perigo!! Que bela jogada.

2' - Perigo nas duas balizas. Primeiro o Tondela, com uma jogada rápida, e depois Mitroglou, na baliza contrária, causaram calafrios aos respetivos guarda-redes.

1' - Começa a partida em Tondela. Sai a jogar o Benfica.

0' - Está prestes a começar o Tondela - Benfica.

0' - As duas equipas já aqueceram e recolheram o balneário para ouvir as últimas palavras dos respetivos técnicos.

0' - Relembre-se que Sporting (frente ao Marítimo) e FC Porto (frente ao Rio Ave) venceram os respetivos encontros.

Os onzes das duas equipas:

Benfica: Júlio César; Nélson Semedo, Luisão, Lindelöf, Grimaldo; Fejsa, André Horta, Pizzi, Cervi, Gonçalo Guedes, Mitroglou.

Tondela: Cláudio Ramos; David Bruno, Pica, Rafael Amorim e Mamadu; Bruno Monteiro, Fernando Ferreira e Hélder Tavares; Wagner, Crislan e Miguel Cardo

Antevisão: Benfica e Tondela vão esta noite medir forças no Estádio João Cardoso, que, antes da partida, refira-se, foi alvo de críticas por parte dos ‘encarnados’ pelas condições do terreno de jogo.

Com a conquista da Supertaça, que na temporada passada escapou para o Sporting, no bolso, os pupilos de Rui Vitória, sem Gaitán e Renato Sanches, transferidos, mas também sem Jonas, lesionado, começam a defesa do título contra uma formação teoricamente acessível.

Com uma história de apenas dois encontros para a Liga, o Benfica é claro favorito, até porque dos dois encontros resultaram oito golos sofridos para a formação da casa, contra apenas um marcado.

O ‘onze’ titular de Rui Vitória deve apresentar algumas alterações relativamente à equipa titular do ano passado. Na defesa, Nélson Semedo, na direita, e Grimaldo, na esquerda, ocuparão os lugares de André Almeida e Eliseu, respetivamente.

No meio campo, André Horta e Cervi, dois reforços dos ‘encarnados’, deverão começar de início, com Mitroglou a ser acompanhado ou por Jiménez ou por Gonçalo Guedes, jovem atleta que deixou boas indicações durante a pré-temporada.

Por agora, resta-nos aguardar pelas 20h30, altura em que o árbitro do encontro, João Pinheiro, fará soar o apito inicial.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório