Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

[2-0] Sporting mete uma mudança acima e entra a vencer em 2016/17

Sebastián Coates e Bryan Ruiz marcaram os golos que permitiram ao Sporting bater o Marítimo e entrar a vencer na I Liga.

Notícias ao Minuto

20:15 - 13/08/16 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

Análise: Após uma pré-temporada para esquecer, o Sporting mostrou que o que está para trás não interessa e entrou a vencer na edição 2016/17 da I Liga.

Com os quatro campeões europeus em campo e apenas um reforço – Alan Ruiz – no primeiro onze oficial de Jorge Jesus na nova temporada, os ‘leões’ apostaram numa entrada forte para resolver a partida o mais rápido possível.

O Sporting apostou num estilo de jogo simples, frente a um Marítimo organizado, e, pese embora tenha dominado a primeira meia-hora de jogo, as oportunidades de golo tardaram em aparecer.

Aliás, a primeira grande oportunidade coube ao Marítimo. Gelson Martins não apoiou João Pereira – algo que sucedeu por demasiadas vezes – e colocou o colega em dificuldades. Os insulares conseguiram espaço para cruzar e, quando Baba se preparava para festejar o golo, Rui Patrício, com uma fantástica estirada, manteve o nulo.

Um grande momento de futebol, ao qual se seguiu um outro apenas cinco minutos depois. Na marcação de um canto, Sebastián Coates fez uso dos seus 1,96m e chegou onde mais ninguém conseguiu para cabecear para o 1-0. Festa em Alvalade, que via o seu primeiro golo na nova temporada.

Alan Ruiz mostra qualidade… mas não é Slimani

É verdade que o golo do Sporting surgiu a partir de um canto mas há muito que não se viam tantos cruzamentos inconsequentes no conjunto liderado por Jorge Jesus.

Alan Ruiz assinou uma bela exibição, não há como o questionar. Com tanta qualidade técnica como raça, o argentino mostrou argumentos para garantir um lugar no onze ‘leonino’.

No entanto, não é Islam Slimani. Fosse em momentos de maior tranquilidade ou de maior aperto, o argelino era o farol que sempre guiava os restantes companheiros, garantindo presença física na zona de finalização. Por muita vontade que Ruiz tenha, essa não é a sua praia.

Sporting ajudou à boa reação do Marítimo

O golo não foi propriamente benéfico para a atitude dos ‘verdes e brancos’. Houve uma notória descontração exagerada, que foi aproveitada pelo Marítimo.

Os insulares subiram linhas e, se Rui Patrício já tinha sido figura por impedir, de forma incrível, um golo, o poste direito também o foi.

Novo cruzamento do lado esquerdo, Baba acerta mal na bola, mas esta ainda sobra para Ghazaryan. Mais uma vez, o golo parecia certo, mas o poste teimou em não deixar a equipa visitante fazer a festa. Seguiram-se momentos de aperto e foi com alívio que Jorge Jesus ouviu o apito para o intervalo.

Intervalo fez maravilhas pelos comandados de Jorge Jesus

Poucos saberão o que Jorge Jesus disse ao intervalo, mas fez toda a diferença. A equipa acabou os primeiros 45 minutos visivelmente relaxada, mas, quando reentrou em campo, fê-lo com uma nova alma.

Apenas dez minutos depois do regresso das cabinas, já o Sporting somava três oportunidades de golo gritantes. João Mário, por duas vezes, e Coates, por outra, viram, ora a falta de pontaria, ora a inspiração de Gottardi, tirar-lhe o golo.

Foi então que Gelson Martins tirou um coelho da cartola, arrancou pela ala direita e colocou a bola em Bryan Ruiz, que, à boca da baliza, fez o 2-0. Suspiro de alívio em Alvalade, por uma vantagem que o Sporting fez por merecer pela maneira como entrou na segunda parte.

Tal como na última temporada, o Sporting entra a vencer na I Liga. Já o Marítimo, não se livra de entrar como entrou (e terminou) em 2015/16: a perder.

Momento do jogo: Quer devido ao espetacular momento de futebol que proporcionou, quer pela importância que havia de ter no desenrolar do jogo, a defesa de Rui Patrício ao remate de Baba, à passagem do minuto de 16, fica como o principal momento da partida. O guarda-redes voltou a demonstrar o excelente momento de forma que o levou a ser considerado o melhor do Campeonato Europeu e salvou o Sporting de entrar a perder na partida. Patrício não tinha feito qualquer defesa – e poucas mais havia de fazer até final do jogo – mas, quando foi chamado a intervir, fê-lo em grande estilo. Com um guardião deste calibre, não há equipa que se sinta insegura.

Acompanhamento do jogo

90'Apito final. O Sporting vence o Marítimo por 2-0, com golos de Coates e Bryan Ruiz.

90' - Cheira a despedida em Alvalade. João Mário é substituído no final do jogo, para a entrada de Bruno Paulista. Muitos aplausos para o internacional português, que retribuiu.

75' - Domínio incontestável do Sporting. Com uma vantagem de 2-0 no marcador, os 'leões' vão gerindo o jogo sem grandes problemas, perante a passividade do Marítimo.

61'GOLO do Sporting! Gelson Martins, sempre diabólico, arrancou pela direita e colocou a bola em Bryan Ruiz. O costa-riquenho não se deixou afetar pela pressão de Patrick Vieira e fez o 2-0.

55' - Cheira a golo em Alvalade! Mais uma vez Gottardi a salvar o 2-0. Coates recebeu a bola na pequena área, mas, só com o guarda-redes do Marítimo pela frente, atirou à figura.

52' - João Mário muito perto de alargar a vantagem por duas vezes! Primeiro, recebeu um cruzamento de Gelson Martins e atirou pouco ao lado. Depois, viu Gottardi, com uma grande defesa, tirar-lhe o golo.

46'Começa a segunda parte. Jorge Jesus promove uma alteração: retira Jefferson e coloca Bruno César.

45'Intervalo no Sporting-Marítimo. Bela entrada do conjunto de Alvalade, que chegou com naturalidade ao golo por Coates. No entanto, a equipa acabou por descontrair em demasia e por muito pouco os insulares não chegaram ao empate.

41' - Boa resposta do Sporting. Jefferson acelerou pela ala esquerda para deixar a bola em João Mário. O médio tentou o golo em jeito, mas a bola saiu ligeiramente por cima da barra.

39' - Esteve tão perto o golo do Marítimo! Baba acertou mal na bola, que ainda sobra para Ghazaryan, que, só com Patrício pela frente, acerta na barra. Alan Soares ainda teve a oportunidade de emendar, mas não acertou na bola e perdeu-se uma jogada muito perigosa para o Marítimo.

31' - Fransérgio tentou, do meio-campo, surpreender Rui Patrício, mas a aba do chapéu saiu demasiado larga.

29' - Belo momento de João Pereira no lado direito do ataque 'leonino'. O lateral bailou, fintou e cruzou com muito perigo. Gottardi ficou aos papéis, mas nenhum dos dois Ruiz em campo foi capaz de cabecear.

21'GOLO do Sporting! Sebastián Coates faz o seu primeiro golo oficial de leão ao peito e o primeiro do Sporting em 2016/17. O central uruguaio ganhou nas alturas e cabeceou sem hipóteses para Gottardi. Está aberto o marcador em Alvalade.

16' - Que defesa de Rui Patrício! O guarda-redes campeão português viu o avançado do Marítimo Baba isolado à sua frente e, cara-a-cara, impediu o golo. Momento fantástico de futebol.

11' - Primeira ocasião de perigo no jogo! João Pereira repôs a bola rapidamente em jogo, deixando-a em Alan Ruiz, que penetrou pelo lado direito da defesa mas atirou à figura de Gottardi.

5' - Início forte do Sporting no jogo. Os 'leões' procuraram dominar o jogo desde o primeiro minuto e estão a empurrar o Marítimo às cordas.

2' - Gottardi pela primeira vez chamado a intervir no jogo. O guarda-redes do Marítimo agarra sem dificuldades o cruzamento de Alan Ruiz.

0'Pontapé de saída em Alvalade. Sporting e Marítimo entram oficialmente na temporada 2016/17 da I Liga.

Onze do Marítimo: Gottardi; Patrick, Dirceu, Mauricio, Fábio China; Jean Cléber, Alex Soares, Fransérgio; Ghazaryan, Gevaro e Baba.

Onze do Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Coates, Rúben Semedo, Jefferson; William Carvalho, Adrien, João Mário, Gelson Martins; Alan Ruiz e Bryan Ruiz.

Antevisão: Se a pré-época para nada conta no que toca a resultados, está na hora de Sporting e Marítimo o provarem.

Os ‘leões’ chegam ao início dos jogos a doer com mais derrotas (cinco) do que vitórias (três) nos dez jogos da fase de preparação, frente a um adversário com quem não perde há mais de três anos.

É preciso recuar a dez de fevereiro de 2013 para se verificar uma vitória dos insulares, precisamente em Alvalade. Curiosamente, dos 14 jogadores que jogaram de leão ao peito nessa partida, só restam três, todos eles campeão europeus: Rui Patrício, Adrien e João Mário.

Sem Slimani (castigado), Lukas Spalvis (lesionado) e Teo Gutiérrez (saiu para o Rosário Central), Jorge Jesus conta com Hernán Barcos como único avançado de raiz em todo o plantel. A frente de ataque é, aliás, a grande incógnita no onze que se irá apresentar em Alvalade, podendo a vaga ser ocupada por Barcos ou pelo reforço Alan Ruiz.

Quanto ao Marítimo, que se apresenta em 2016/17 com um novo treinador – Paulo César Gusmão – o pesadelo da pré-temporada foi ainda pior. Em oito jogos, os insulares conseguiram apenas uma vitória, frente ao Académico de Viseu, somando quatro derrotas e três empates.

As mudanças no plantel foram muitas – onze chegadas e nove partidas – pelo que o plantel maritimista terá de crescer em plena competição.

A partida entre Sporting e Marítimo tem início às 18h15 e poderá segui-la, em direto, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório