Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

FC Porto apanha susto que não fez tremer no teste às novas ideias

Marcelo marcou primeiro para o Rio Ave, mas Corona, Herrera e André Silva fizeram os golos que deram a vitória à formação de Nuno Espírito Santo, que assim entra da melhor forma no campeonato.

Notícias ao Minuto

22:19 - 12/08/16 por Ruben Valente

Desporto I Liga

Análise: Depois de um susto inicial, o FC Porto levou a melhor sobre o Rio Ave (3-1) e entrou a vencer, naquele que foi o primeiro jogo da versão 2016/17 da I Liga.

Foi com algumas mudanças no onze, em relação à temporada passada, que Nuno Espírito Santo encarou este primeiro jogo do campeonato. Com um 4x2x3x1 bem desenhado, o técnico do FC Porto colocou em Herrera a batuta e foi quase sempre o mexicano, o jogador encarregado por começar a construir as jogadas ofensivas dos portistas que, esta noite, alinharam não de azul e branco, mas de amarelo.

André Silva e Otávio foram, na primeira parte, os jogadores que mais dinâmica deram ao ataque do FC Porto e foi, aliás, o jovem avançado, que dispôs das melhores oportunidades para inaugurar o marcador.

Apesar de os processos não estarem afinados, o FC Porto mostrava ter as ideias no sítio. A organização do meio-campo esteve sempre lá, enquanto os ataques iam mostrando que Nuno Espírito Santo já tem o seu dedo na equipa.

O primeiro golo do campeonato

No entanto, o Rio Ave não quis estacionar o autocarro e foram várias as vezes que a equipa de Vila do Conde se mostrou arisca. Foi, aliás, através de um canto batido por Héldon, que a equipa orientada por Nuno Capucho marcou o primeiro golo desta edição da Liga.

Marcelo, aos 36 minutos, fugiu à marcação de Alex Telles e cabeceou para o fundo das redes de Casillas, rodeado por André Silva e Felipe. Nesse momento, os adeptos do FC Porto lembraram-se dos fantasmas da temporada passada. Fantasmas esses que duraram poucos minutos…

Corona, quatro minutos depois do golo sofrido [aos 40’], restabeleceu o empate. André Silva fez a assistência de cabeça e o mexicano não desperdiçou. Antes do intervalo, o mesmo Corona podia ter feito o 2-1 e consumado a reviravolta do FC Porto no marcador, mas o poste quis que as equipas fossem empatadas para o intervalo.

A reviravolta chegou na segunda parte

No segundo tempo, os ‘dragões’ correram atrás do resultado mas nem precisarem de correr muito. Aos 52 minutos de jogo, o génio de Herrera veio ao de cima e, num grande tiro de longe, o camisola 16 atirou sem hipótese de defesa para Cássio. Estava feito o golo da reviravolta.

Depois, num lance com Otávio, Marcelo, que marcou o primeiro golo deste campeonato, deitou as esperanças vila-condenses por água abaixo. O central do Rio Ave derrubou o atacante do FC Porto na grande área e viu o cartão vermelho. Na cobrança da grande penalidade, André Silva quase desperdiçou… Cássio defendeu à primeira, mas o jovem avançado redimiu-se e fez o terceiro dos ‘dragões’.

Aos 65 minutos, Alex Telles 'quis' equilibrar as coisas e viu o segundo amarelo. As duas formações ficaram novamente em igualdade numérica. Ainda assim, o Rio Ave não conseguiu mostrar argumentos perante a superioridade portista e o resultado manteve-se até final.

A mão de Nuno Espírito Santo já está bem patente nesta equipa. As ideias do novo técnico estão a ser bem assimiladas e, apesar do susto inicial, os ‘dragões’ pouco tremeram e mostram que este ano a conquista do título é a única coisa que importa. Temos candidato!

Momento do jogo: É preciso dar crédito a Hector Herrera. O mexicano, além de ter feito o 2-1 da reviravolta, fê-lo em grande estilo. Um grande golo a consumar a mudança no marcador.

Antevisão:

Já há onzes! O FC Porto vai alinhar de início com: Casillas, Maxi, Marcano, Felipe, Alex Telles, Danilo, Herrera, André André, Otávio, Corona e André Silva.

Onze do Rio Ave: Cássio; Eliseu Cassamá, Marcelo, Roderick e Pedrinho; Wakaso; Pedro Moreira, Rúben Ribeiro e Tarantini; Héldon e Gil Dias.

Nuno Espírito Santo garantiu que o FC Porto não pode ir para o quarto ano sem conquistar qualquer título. São precisamente os ‘dragões’ a iniciar a época esta sexta-feira, com uma deslocação difícil a Vila do Conde, onde vão defrontar o Rio Ave na partida inaugural da I Liga versão 2016/17.

Depois de uma pré-época onde se destacaram vários reforços, Nuno Espírito Santo deverá apresentar algumas mudanças na equipa, em comparação à época passada. Felipe, Otávio e Alex Telles são os nomes dos reforços que deverão saltar para o onze, neste primeiro jogo do campeonato.

O central brasileiro deverá fazer dupla com Marcano no eixo da defensiva portista, enquanto Alex Telles poderá ‘roubar’ o lugar que, até à temporada passada, era inegavelmente de Layún. Já Otávio deverá ser o dono do lado esquerdo do ataque. O jogador brasileiro deu nas vistas durante a pré-temporada e poderá relegar Yacine Brahimi para a condição de suplente.

Este jogo será também uma partida de reencontros. Nuno Espírito Santo vai voltar a Vila do Conde, desta vez na pele de adversário. Já Nuno Capucho vai também reencontrar-se com o técnico do FC Porto, antigo colega de balneário nos ‘dragões’.

No entanto a amizade ficará fora das quatro linhas. “Vamos lutar os dois pelos três pontos”, garantiu Capucho, treinador do Rio Ave.

A partida está marcada para as 20h30 e terá transmissão televisiva na Sport TV1.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório