Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Nova época, novo título. Benfica derrota Sp. Braga e vence Supertaça

Golos de Franco Cervi (10’), de Jonas (75’) e de Pizzi (90+2') deram o primeiro troféu da época à formação orientada por Rui Vitória.

Notícias ao Minuto

23:15 - 07/08/16 por Ruben Valente

Desporto Supertaça

Resumo: Neste primeiro jogo oficial da época foi o Benfica a levar a melhor e a conquistar a Supertaça. João Capela apitou para o início do jogo, no Municipal de Aveiro, e os ‘encarnados’ começaram a missão demolidora.

Foi um início de jogo completamente dominador por parte da equipa de Rui Vitória, que aos 10 minutos já vencia por 1-0. Franco Cervi mostrou o porquê de vir da Argentina com rótulo de craque. Com técnica e até um pouco de magia, o ‘Chucky’ como é conhecido no mundo do futebol, passou por vários adversários e, de pé direito, atirou para o fundo das redes de Marafona, colocando assim o Benfica em vantagem.

Apesar do golo, o Benfica não tirou o pé do acelerador, antes pelo contrário. As oportunidades sucediam-se e, aos 20 minutos, as ‘águias’ já podiam estar com um resultado mais confortável.

Bracarenses respondem ao domínio benfiquista

A meio da primeira parte, o ‘adormecido’ Sp. Braga decidiu acordar e foi atrás do resultado. A formação de José Peseiro disse ‘presente’ e quis mostrar argumentos e, principalmente através de Pedro Santos, ia tentando criar perigo.

O jogo, que se ia aproximando-se do intervalo, estava mais disputado, mas conforme o tempo ia passando, o ritmo ia baixando. As equipas acabaram por recolher ao balneário apenas separadas pelo golo de Cervi, que colocava o Benfica a vencer pela margem mínima.

No segundo tempo, as equipas encheram as botijas de gás e o ritmo aumentou novamente. Aveiro ia assistindo a um belo jogo de futebol, com ataques de parte a parte. Tanto o Benfica podia aumentar a vantagem, como o Sp. Braga estava a lutar por chegar à igualdade.

A certa altura, o jogo partiu-se e qualquer equipa podia marcar. Rafa teve uma das oportunidades mais escandalosas, depois de ultrapassar Júlio César e, com a baliza aberta… rematar às malhas laterais.

Sp. Braga tenta, tenta mas é o Benfica quem marca

E como quem não marca sofre, o Benfica chegou ao 2-0. A classe de Jonas e de Pizzi, que fez a assistência, veio ao de cima e o resultado ficou praticamente fechado.

Até ao final, ainda houve tempo para Pizzi brilhar (mais uma vez). Depois da grande assistência para o 2-0, o camisola 21 do Benfica recolheu um ressalto de bola e, com Marafona adiantado depois de defender um remate de Jiménez, faz o 3-0 com um belo chápeu por cima de toda a defesa.

O Benfica dá início à temporada 2016/17 com um título, título esse que torna Rui Vitória no segundo treinador a conquistar todos os títulos em Portugal.

Acompanhamento: 90+4'- Final do jogo! O Benfica vence o Sp. Braga por 3-0 e conquista a Supertaça Cândido de Oliveira.

90+2'- GOLO DO BENFICA!!! Salvio lança Jimenez, que só com Marafona pela frente remata contra o guarda-redes. Pizzi recolhe o ressalto e, de fora da área, faz um chapéu espectacular e coloca a bola no fundo das redes. Que golo do camisola 21 das 'águias'!

90'- Vão jogar-se mais quatro minutos em Aveiro.

88'- Hassan viu Júlio César adiantado e quis surpreender o guardião do Benfica. Contudo, o balão saiu ao lado da baliza defendida pelo brasileiro.

86'- Última substituição na equipa do Benfica: Sai Franco Cervi e entra Salvio.

83'- Mais uma tentativa bracarense! Remate em jeito, de Mauro, fora da área, com a bola a passar novamente perto do poste esquerdo de Júlio César.

82'- O Sp. Braga, apesar da desvantagem de dois golos, não desiste. Rafa a servir Vukcevic, que remata rasteiro e cruzado, ao lado do poste esquerdo de Júlio César.

78'- Jonas é substituído por Samaris.

75'- GOLO DO BENFICA!!! Que classe de Pizzi e Jonas. O camisola 21, em vez de rematar, optou por desmarcar Jonas que, com um toque muito simples, bateu Marafona pela segunda vez esta noite. Está feito o 2-0!

69'- RAFA NOVAMENTE! Que perdida! Isolado, o camisola 18 do Sp. Braga passa Júlio César e com a baliza sem ninguém remata à malha lateral.

68'- Sai Mitroglou e entra Jiménez na equipa do Benfica.

66'- Que perigo na área do Benfica!! Rafa recebe uma bola área com grande delicadeza e trabalha bem na área 'encarnada'. Júlio César estava atento à movimentação do jovem atacante do Sp. Braga e saiu-se ao lance, não dando hipóteses a Rafa para colocar os minhotos em igualdade no marcador.

60'- O jogo está bastante disputado. Tanto o Benfica, como o Sp. Braga vão atacando em busca do golo.

56'- Grande lance do ataque do Benfica. Grimaldo combina com Cervi, que trabalha muito bem a jogada na esquerda. O extremo coloca rasteiro na área em Jonas, que remata contra um adversário. O camisola 10 das 'águais' fica a pedir penálti (novamente), mas João Capela manda seguir.

53'- Grimaldo vê o amarelo, depois de uma falta sobre Pedro Tiba.

50'- Rui Vitória manda para o aquecimento Salvio, Raúl Jiménez e Samaris.

49'- Jonas cai na área e fica a reclamar grande penalidade após um corte de Mauro, na sequência de um bom passe de Pizzi.

47'- Que pormenor delicioso de Rafa! O jogador do Sp. Braga parte os rins a Grimaldo, apenas com um toque, e lança em profundidade à procura de Stojilikovic. Luisão está atento e cede canto.

46'- Recomeça o jogo!

45+1'- Intervalo no Municipal de Aveiro! O golo de Cervi vai dando vantagem ao Benfica.

45'- Que remate de Goiano!! Grande tiro do jogador do Sp. Braga, com Júlio César a responder à altura, com uma grande defesa.

43'- O jogo entra nos instantes finais da primeira parte. Depois do início demolidor do Benfica, o Sp. Braga tem tentado responder, com Pedro Santos em destaque na equipa minhota. 

38'- Que perdida para Rafa! O atacante recebe o cruzamento de Pedro Santos e não consegue desviar para o fundo das redes de Júlio César.

31'- Nélson Semedo vê o cartão amarelo por ter rematado a bola para longe.

30'- O jogo está mais equilibrado neste momento. O Sp. Braga está a vir para a frente e Pedro Santos, novamente, tentou a sorte com um remate cruzado que passou muito perto da baliza de Júlio César.

23'- O Sp. Braga tenta responder. Pedro Santos atira à entrada da área e Júlio César desvia para canto. Está vivo o jogo!

22'- Só dá Benfica! A equipa 'encarnada' está demolidora e não deixa o Sp. Braga respirar. Desta vez, foi André Horta a tentar a sua sorte, mas o remate do jovem médio saiu ao lado.

19'- Sucedem-se as oportunidades para o Benfica! Cervi teve a possibilidade de bisar, mas não conseguiu. O argentino recebe a bola, completamente sem marcação e, de primeira, atirou para as nuvens.

15'- Que perigo! Nélson Semedo remata de longe, a bola ainda ressalta num defesa bracarense e, por pouco, não trai Marafona. A bola bateu no poste e ressaltou para longe.

12'- Desacatos na bancada dos adeptos do Sp. Braga obrigam a polícia a intervir.

10'- GOLO DO BENFICA!!! Que lance de 'Chucky'. Grimaldo coloca a bola em Cervi e o argentino faz uso de toda a sua técnica para ultrapassar vários adversários. O extremo arrancou do lado esquerdo e só parou perto da pequena área, onde rematou rasteiro, batendo pela primeira vez neste jogo Marafona, o guarda-redes do Sp. Braga.

6'- Goiano vê o cartão amarelo. O árbitro considera que o brasileiro acertou com o braço na cara do lateral 'encarnado', Nélson Semedo.

5'- Início de jogo dominador por parte da formação orientada por Rui Vitória. O Benfica vai impondo o ritmo de jogo, enquanto o Sp. Braga se limita a ver jogar.

1'- Começou o jogo!

Onze do Sp. Braga: Marafona, Baiano, Boly, André Pinto, Goiano, Vukcevic, Mauro, Pedro Tiba, Pedro Santos, Rafa e Stojiljkovic.

 

Onze do Benfica: Júlio César, Nélson Semedo, Luisão, Lindelöf, Grimaldo, Fejsa, André Horta, Pizzi, Cervi, Jonas e Mitroglou.

Antevisão: Benfica e Sp. Braga dão início, este domingo, à época de 2016/17. É este o primeiro duelo da temporada e contém todos os ingredientes para ser uma bela partida de futebol.

Se de um lado, Rui Vitória pode tornar-se no segundo treinador a conquistar todas as provas nacionais, José Peseiro pode ser o primeiro técnico a conquistar dois troféus pelo Sp. Braga, depois de ter vencido a Taça da Liga em 2012/13.

Os tricampeões nacionais perderam Gaitán e Renato Sanches mas vários reforços como Franco Cervi, André Carrillo, André Horta ou Celis, podem surpreender já esta noite. A dupla mais mortífera do último campeonato, Jonas e Mitroglou, deverá atuar de início e promete fazer a cabeça em água aos defesas minhotos.

O Sp. Braga, por seu lado, conseguiu manter no plantel para este jogo, alguns dos seus mais cobiçados futebolistas. Rafa e Boly têm bastante mercado, mas António Salvador sabe da importância deste troféu e quis proporcionar a José Peseiro todas as armas para que a Supertaça siga para o Minho.

No duelo entre os dois treinadores, a vantagem vai para o técnico do Sp. Braga. Peseiro venceu três dos cinco confrontos com Rui Vitória. Quanto às finais disputadas por cada treinador, ambos têm um registo negativo: Vitória esteve em cinco finais e ganhou duas, enquanto Peseiro esteve presente em três e ganhou apenas uma.

Rui Vitória afirmou ontem que só pensa na vitória. “Estar num clube destes… é ganhar”. Já José Peseiro garante que a vida não vai facilitar a vida ao adversário: “Não seremos subservientes”.

Que comece a nova temporada!

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório