Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Sporting: Será a espinha de campeão europeu suficiente para o título?

O Sporting está de volta à 'corrida pelo ouro' na Liga portuguesa. Fique com a análise do Desporto ao Minuto às hipóteses dos comandados de Jorge Jesus.

Notícias ao Minuto

10:04 - 20/08/16 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

O início do ‘Projeto C’ de Bruno de Carvalho

Desde que assumiu a candidatura à presidência do Sporting, Bruno de Carvalho logo admitiu que o seu sucesso – ou falta dele – no comando do clube se iria pautar por um único critério: a conquista do campeonato português, um troféu que escapa aos ‘leões’ há já 14 anos consecutivos.

Leonardo Jardim, o primeiro treinador por ele escolhido, ficou com a tarefa de estabilizar o clube. E estabilizou. Com Marco Silva, procurou-se o regresso aos títulos. E eles regressaram, com a conquista da Taça de Portugal. Com Jorge Jesus, fez-se o ‘all in’ para a reconquista da I Liga. Não se reconquistou… por dois pontos.

Se os ‘leões’, numa época excecional, fizeram 86 pontos, do outro lado da Segunda Circular, o Benfica não lhe ficou atrás e alcançou os 88 pontos. Marcas inesperadas que alimentam o sonho sportinguista de voltar a erguer o mais desejado troféu português.

Recrutamento no rival não chegou para fazer ultrapassagem ao 'Fiat'

Jorge Jesus, a cara do ‘Projeto C’ de Bruno de Carvalho. ‘C’, porque vem depois do A (Leonardo Jardim) e do B (Marco Silva). ‘C’, porque é, porventura, a principal aposta do mandato de Bruno de Carvalho para fazer do Sporting campeão.

Da primeira época em Alvalade, Jorge Jesus tem, no entanto, várias ilações a tirar. A principal tem a ver com a abordagem às competições europeias. O acesso à Liga dos Campeões era fulcral para o projeto, não só desportivo, como, sobretudo, financeiro do Sporting. E o treinador falhou. Podia ter-se redimido na Liga Europa, uma competição ‘feita’ para as equipas portuguesas, mas ficou-se pelos 16-avos-de-final.

'Caso Carrillo': Saída do peruano pode vir a doer a Bruno de Carvalho

Jesus é a cara, mas não é o único rosto do falhanço. Também Bruno de Carvalho deverá estudar com atenção um caso que poderá vir a marcar o seu mandato: o de André Carrillo.

Por muitas culpas que se possam querer imputar ao peruano, deixar um jogador com potencial chegar ao último ano de contrato sem um acordo para a renovação, acaba por revelar alguma falta de preparação para a gestão deste tipo de dossiês.

Se Carrillo falhar na Luz, o caso poderá ser esquecido. Mas se triunfar… a história será outra, até porque ao Sporting, parece-nos, ainda daria muito jeito contar com o internacional sul-americano.

Plantel de muitas saídas, reforços cirúrgicos e ainda mais cobiça

A precisar de um nome para a baliza, apontando baterias a Eduardo, o Sporting acabou por ir buscar um nome bem conhecido dos seus adeptos para ser opção a Rui Patrício. Beto Pimparel regressa ao clube do coração, mas há mais destaques nas chegadas às portas de Alvalade.

Podence e Iuri Medeiros são a nova aposta na formação leonina e são acompanhados no lote de novos jogadores por dois antigos alvos de Jesus. Marcelo Meli e Alan Ruiz são nomes que se destacam. É na magia dos dois argentinos que os ‘leões’ apostam para fazer mexer o seu futebol e se aqui há perspetiva de brilhantismo, há que referir que para o meio-campo também chegou Petrovic.

Porém, há também importantes saídas a notar e, sobretudo, dois dossiers sensíveis que podem mudar, e muito, a face do ‘leão’.

João Mário está na porta de saída e poderá, ao que tudo indica, cumprir esta semana a sua última partida. Slimani é amplamente cobiçado, mas ‘goza’ do mesmo problema do luso: a intransigência negocial de Bruno de Carvalho.

O presidente dos ‘verde e brancos’ só aceita vender pelo preço certo e, despido dos reforços da temporada passada, Hernán Barcos e Teo Gutiérrez, apenas procura agora um nome-referência para o ataque e a conclusão de alguns ‘namoros antigos’ como parece ser o caso do central Douglas.

Serão estes nomes suficientes para fazer sonhar os adeptos? Rui Patrício, Adrien Silva, João Mário e William Carvalho, com tarimba de campeão europeu, seriam nomes suficientemente grandes para deixar voltar a sonhar, mas será possível?

O ano da decisão: Ou o título ou o fosso

São 14 anos sem fazer a festa, quase década e meia de história que não fez esmorecer os adeptos. Porém, as páginas douradas recheiam-se com títulos e Jorge Jesus e Bruno de Carvalho, em véspera de eleições, terão o seu teste de fogo.

Com um futebol que se modificou para dar espetáculo, tal como costuma prometer o técnico dos ‘leões’, às bonitas imagens televisivas produzidas pelo futebol explosivo imprimido pelo técnico, terão de corresponder as vitórias na luta pelo 1º lugar.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório