Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Mulher que denunciou doping na Rússia proibida de participar nos JO

O IOC considera que "as sanções de [Stepanova] que foi alvo e as circunstâncias nas quais denunciou as práticas de doping que ela própria usou, não satisfazem os critérios éticos para um atleta entrar nos Jogos Olímpicos".

Mulher que denunciou doping na Rússia proibida de participar nos JO

O Comité Olímpico Internacional (COI) decidiu não levar avante a decisão de banir o atletismo russo dos Jogos Olímpicos, no seguimento do escândalo de doping que assolou o país.

No entanto, Yulia Stepanova, a atleta russa que denunciou o esquema de doping no país após ser afastada por dois anos devido a um controlo positivo, não poderá participar na competição, nem mesmo enquanto atleta neutra, segundo se pode ler no comunicado emitido pelo COI.

“Embora seja verdade que o testemunho e declarações públicas de Stepanova se tenham revelado um contributo para a proteção e promoção de atletas limpos, as Regras da Carta Olímpica relacionadas com a organização dos Jogos Olímpicos vão ao desencontro do reconhecimento da condição de atleta neutro”, começa a nota oficial.

“Além disso, as sanções de que foi alvo e as circunstâncias nas quais denunciou as práticas de doping que ela própria usou, não satisfazem os critérios éticos para um atleta entrar nos Jogos Olímpicos”, prossegue.

O comunicado acrescente, ainda, que o IOC aceitou as recomendações do Comité de Ética e “não irá permitir qualquer atleta russo que alguma vez tenha sido sancionado por doping de participar nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Assim sendo, o IOC não irá inscrever Stepanova enquanto participante” na prova.

A nota termina com o “agradecimento pelo contributo de Stepanova na luta contra o doping e a favor da integridade no desporto”.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório