Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Agência Antidoping dos EUA quer atletas russos fora dos Jogos

A Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) elogiou hoje a "decisão certa" do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS)m, que confirmou a exclusão do atletismo russo dos Jogos Olímpicos, exortando a extensão da medida a todas as modalidades.

Agência Antidoping dos EUA quer atletas russos fora dos Jogos
Notícias ao Minuto

21:12 - 21/07/16 por Lusa

Desporto Rio2016

"É uma situação triste para todos aqueles que gostam de desporto, especialmente para os atletas russos que foram abusados e punidos pelas ações dos seus líderes, mas é a decisão certa", disse Travis Tygart, o diretor da USADA.

Em causa, a decisão do TAS que rejeitou o recurso da federação russa de atletismo e de 68 atletas à suspensão imposta pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), que confirmou a ausência dos Jogos Olímpicos Rio2016 face ao relatório independente da Agência Mundial Antidopagem (AMA), que revelou um sistema de dopagem apoiado pelo governo.

"Nós, tal como outros desportos e agências nacionais antidoping, esperamos que o Comité Olímpico Internacional (COI) mantenha a decisão", reforçou.

O responsável da USADA diz mesmo que o COI deve "exercer a sua autoridade e suspender o comité olímpico russo, permitindo a participação nos Jogos Olímpicos aos atletas russos que provem estar 'limpos'".

Esta manhã, o painel do TAS "confirmou a validade da decisão da IAAF de aplicar as regras (...), segundo as quais os atletas de uma federação que esteja suspensa pela IAAF são inelegíveis para competições organizados sob as regras da IAAF".

Entretanto, o COI anunciou que o seu conselho de administração terá uma reunião no domingo por telefone, podendo, depois, anunciar a sua decisão final.

O relatório McLaren revelou um sistema de doping organizado e apoiado pelo governo russo em 30 desportos russos entre 2011 e 2015.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório