Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Marta: A brasileira que ultrapassou Pelé e Messi

Futebolista poderá cumprir os seus últimos Jogos Olímpicos este ano.

Marta: A brasileira que ultrapassou Pelé e Messi
Notícias ao Minuto

19:43 - 21/07/16 por Ruben Valente

Desporto Figura

Quando se fala em futebol feminino é impossível não nos lembrarmos de Marta. Aos 30 anos, a jogadora brasileira vai, muito provavelmente, participar nos seus últimos Jogos Olímpicos.

A carreira de Marta fala por si e os números que alcançou são incríveis. Desde dezembro do ano passado que a futebolista tornou-se na melhor marcadora de sempre com a camisola do Brasil com 98 golos, destronando Pelé que apontou 95.

Marta é também a única atleta a vencer o prémio de melhor jogadora do ano por cinco anos consecutivos (de 2006 a 2010), ultrapassando também ela, Lionel Messi.

Mas qual foi o caminho traçado por Marta? No que diz respeito à competição que está aí à porta [Jogos Olímpicos], a futebolista saiu do anonimato aos 18 anos para liderar a equipa brasileira a ganhar a medalha de prata em Atenas, a primeira da história do futebol feminino brasileiro.

Quatro anos mais tarde, em Pequim, na China, Marta era já a melhor jogadora do planeta e, mais uma vez, foi peça fundamental em campo para a conquista de mais uma medalha de prata.

Nos Jogos de Londres, em 2012, acabaria por perder nos quartos de final diante do Japão. Feitas as contas, pode afirmar-se que a atleta está no auge há 12 anos. Agora para os Jogos Olímpicos disputados em ‘casa’, Marta sente-se confiante.

“Pode ser que estes sejam os meus últimos Jogos e aqui no Rio irão ser muito especiais. Chegámos perto da medalha de ouro em 2008, então agora iremos tentar fazer o melhor possível”, admitiu a grande figura da seleção de futebol feminino do Brasil.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório