Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Francês Lavillenie rotula de "muito difícil" decisão de excluir Rússia

O campeão olímpico e recordista mundial do salto com vara, o francês Renauld Lavillenie, rotulou hoje de "muito difícil" a exclusão dos atletas russos do Rio2016, embora admita que possa ser a melhor solução para combater o 'doping'.

Francês Lavillenie rotula de "muito difícil" decisão de excluir Rússia
Notícias ao Minuto

18:11 - 21/07/16 por Lusa

Desporto Rio2016

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) confirmou hoje a suspensão do atletismo russo dos Jogos Olímpicos do Rio2016, a duas semanas do início da competição, abrindo o caminho para uma possível exclusão coletiva pelo Comité Olímpico Internacional (COI).

"Isto é surpreendente, pois sempre pensei que iria ser encontrada uma solução. É uma situação muito difícil para os atletas que nunca acusaram 'doping' e que estão inocentes neste processo", disse Lavillenie, à margem da apresentação do 'meeting' de Londres.

Por outro lado, o saltador francês considerou que a Rússia não fez tudo o que estava ao seu alcance para evitar chegar a esta situação, que, no seu entender, talvez seja a melhor solução para desferir um rude golpe a quem recorre ao 'doping'.

"Há um sentimento de grande injustiça, pois a medida envolve atletas que acusaram 'doping' a correr, saltar e lançar, e outros que nunca foram controlados positivamente, e estão inocentes e limpos, mas que não podem competir, porque representam a bandeira errada. É tudo muito louco", refere.

O recordista mundial e campeão olímpico em título, depois do ouro alcançado em Londres2012, questiona-se, no entanto, porque é que só o atletismo da Rússia é que foi abrangido com a punição da exclusão dos Jogos Olímpicos do Rio2016.

"Há centenas de desportos e, para além do mais, toda a gente sabe que a Rússia não é o único país que tem atletas que recorreram ao uso de 'doping'", sustenta ainda o francês Renauld Lavillenie.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório