Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal tem registo muito negativo com França e Alemanha

A seleção portuguesa de futebol tem um registo muito negativo frente à anfitriã França e à campeã mundial Alemanha, as duas formações que pode encontrar domingo na final do Europeu de 2016.

Portugal tem registo muito negativo com França e Alemanha
Notícias ao Minuto

22:38 - 06/07/16 por Lusa

Desporto Euro'2016

Depois de ser terceiro no Grupo F, atrás de Hungria e Islândia e à frente da Áustria, e de ter afastado sucessivamente Croácia, Polónia e País de Gales, a formação das 'quinas' não tem por onde escolher, sendo que, em conjunto, só venceu França e Alemanha oito vezes, em 42 jogos.

Em fases finais, os números são ainda mais negativos, já que Portugal venceu uma só vez a Alemanha, somando ainda um empate e quatro derrotas, e perdeu nas três em que encontrou os gauleses, sempre em meias-finais.

Face à Alemanha, o registo total é de três vitórias, cinco empates e 10 derrotas, com 16 tentos marcados e 29 sofridos, enquanto, perante a França, o saldo é de cinco triunfos, um 'nulo' e 18 desaires, com 28-49 nos golos.

Em fases finais, Portugal defrontou seis vezes os germânicos, mas apenas uma vez a eliminar, não contando como tal o encontro de apuramento do terceiro e quarto classificados do Mundial de 2006.

Nos quartos de final do Europeu de 2008, a Alemanha superou a formação das 'quinas' por 3-2, num embate que dominou e em que esteva a vencer por 1-0 e 2-1. Acabaria por chegar à final e perdê-la para a Espanha (0-1).

O primeiro encontro aconteceu na estreia absoluta da seleção lusa num Europeu, em 1984, e o duelo acabou com um empate a zero, sendo que Portugal acabou por chegar às meias-finais, ao contrário da 'Mannschaft'.

Dezasseis anos depois, as duas equipas voltaram a encontrar-se na fase de grupos e a história repetiu-se, sendo que, desta vez, foi Portugal, então já apurado, a afastar a Alemanha dos 'quartos' do Euro2000, com um claro triunfo por 3-0, selado com um 'hat-trick' de Sérgio Conceição.

A resposta dos alemães chegou, porém, a quadruplicar, com quatro triunfos consecutivos, nos Mundiais de 2006 e 2014 e nos Europeus de 2008 e 2012.

Em 2006, no jogo de 'consolação', a anfitriã Alemanha venceu Portugal por 3-1 e, depois do triunfo de 2008, bateu a seleção lusa duas vezes em estreias: 1-0 em 2012 e um pesado 4-0 em 2014, num embate em que Pepe acabou expulso.

Face aos gauleses, os embates em fases finais aconteceram sempre em meias-finais, acabando todos com desaires tangenciais e selados pelo número 10 e grande 'estrela' dos gauleses, primeiro Michel Platini e depois Zinedine Zidade.

Em 1984, em solo gaulês, Portugal chegou a estar a liderar por 2-1 no prolongamento, com um 'bis' de Jordão, servido por Chalana, mas a França acabou por vencer por 3-2, com Platini a decidir, aos 119 minutos.

No Euro2000, a história repetiu-se, com Nuno Gomes a adiantar Portugal e a França a ganhar no tempo extra, desta vez por 2-1, graças a um 'golo de ouro' de Zidane, que, aos 117 minutos, marcou de penálti, após mão de Abel Xavier.

Foi também com um tento de Zidane de grande penalidade que a seleção das 'quinas' caiu nas meias-finais do Mundial de 2006, desta vez apontada bem mais cedo, aos 33 minutos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório