Quem não se recorda da fatídica final do Europeu de 2004? Apesar de todo o apoio e a euforia de Portugal, a Seleção Nacional, treinada por Luis Filipe Scolari, não conseguiu derrotar a Grécia no Estádio da Luz.
Um golo de Angelos Charisteas (um nome que poucos devem ter esquecido) deu a vitória à seleção helénica, na altura orientada pelo alemão Otto Rehhagel.
O momento
Canto no lado direito do ataque grego, batido por Basinas aos 57 minutos. Ricardo Carvalho ficou perplexo, Costinha encolhido e, Charisteas, nas alturas, marcou o golo que sacrificou a esperança de milhões de portugueses, que questionaram: “Como foi possível perder com a Grécia?”
A verdade é que foi mesmo possível e já passaram exatamente 12 anos. A final do Europeu de 2004, realizado em Portugal, foi jogada no dia 4 de julho desse mesmo ano.
Passado este tempo, a equipa das Quinas, apesar de não vivenciar a euforia vivida em 2004, está a um passo de chegar a mais uma final de um Europeu. A Seleção Nacional está à distância de 'apenas' um jogo. Portugal vai defrontar o País de Gales, na próxima quarta-feira, em Lyon, nas meias finais do torneio e, caso vença, vai defrontar na final a poderosa Alemanha ou a anfitriã França.