Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sofrimento até ao fim. Portugal derrota Polónia e está nas meias finais

Portugal garantiu esta quinta-feira a presença nas meias finais do Europeu, onde irá defrontar o vencedor do encontro entre a Bélgica e o País de Gales.

Notícias ao Minuto

22:41 - 30/06/16 por Ruben Valente

Desporto Euro'2016

Análise: Tínhamos de entrar “acordadinhos”, como disse Fernando Santos, mas a verdade é que Portugal entrou adormecido no Vélodrome em Marselha. Mal o árbitro tinha apitado para o apito inicial e a equipa das Quinas já se encontrava a perder.

Um golo madrugador, marcado pelo inevitável Lewandowski, acabou por estragar a estratégia inicial da formação lusa.

A equipa das Quinas quis responder ao segundo golo mais rápido na história dos Europeus, mas mostrava grandes dificuldades na construção de jogadas ofensivas. Enquanto Portugal não conseguia assumir o jogo, a Polónia ia continuando a assustar a baliza defendida por Rui Patrício.

Só aos 33 minutos, Portugal respondeu e de que forma… Renato Sanches, depois de receber um passe de Nani, atira de pé esquerdo, sem hipótese para Fabianski, e faz o empate para Portugal. Um golo que renovou a esperança lusa e que deixou Portugal empatado, antes da ida para os balneários.

No segundo tempo, as equipas entraram cautelosas e a um ritmo baixo, quando comparado com a primeira parte. Existiram algumas oportunidades para ambas as seleções e a palavra de ordem deste segundo tempo foi mesmo a ‘disputa’, tal foi a vontade das duas equipas em chegar ao golo.

Na reta final da partida, Portugal até dispôs de várias oportunidades, mas o segundo golo não chegou dentro do tempo regulamentar. Nem dentro do tempo regulamentar, nem dentro do tempo extra, que teve pouca história para contar.

Portugal esteve ligeiramente por cima durante o prolongamento, mas a verdade é que não conseguiu marcar o golo que colocava a equipa das Quinas nas meias finais deste Euro’2016.

À boa maneira portuguesa, chegar à meia final teve direito a sofrimento (e que sofrimento...). No desempate por grandes penalidades, o equilíbrio, tal como em todo o jogo, também esteve presente. Contudo, Rui Patrício, no momento da quarto penálti da Polónia, defendeu o remate de Blaszczykowsky.

Portugal estava já com um pé nas ‘meias’ e Ricardo Quaresma foi o homem escolhido para marcar a quinta grande penalidade. O ‘Harry Potter’ português não falhou e a equipa das Quinas garantiu o seu lugar nas meias finais deste Euro’2016, onde agora irá defrontar o vencedor do encontro entre o País de Gales e a Bélgica.

Acompanhamento:

GOLO DE QUARESMA! PORTUGAL ESTÁ NAS MEIAS FINAIS DO EUROPEU!!!!!

Rui Patrício defende!!! Se marcar Portugal está nas meias finais.

GOLO DE NANI. Nova vantagem para Portugal. Está 4-3.

Golo de Glik. Tudo empatado (3-3).

GOLO DE JOÃO MOUTINHO. 3-2 a favor de Portugal.

Golo de Milic. Polónia 2-2 Portugal. Até agora ninguém falhou... O próximo é Moutinho.

GOLO DE RENATO SANCHES. 2-1

Golo de Lewandowski. 1-1

GOLO DE RONALDO. 1-0

Começam os penáltis. Ronaldo é o primeiro a bater.

121'- Fim do prolongamento. A presença nas meias finais do Euro'2016 vai ser decidida nos penáltis.

114'- Que perigo para a baliza de Portugal! Kapustka vai à linha de fundo e cruza largo com a bola a passar muito perto da baliza de Rui Patrício.

110'- A faltarem apenas 10 minutos para terminar o prolongamento, nota-se o receio em sofrer golos. As duas equipas já estarão a pensar que terão de decidir a presença nas meias finais do Europeu nas grandes penalidades.

109'- Momento caricato: Um adepto invade o campo e dirige-se a Ronaldo, mas é logo perseguido por uma dezena de elementos de segurança.

106'- Tem início a segunda parte do tempo extra.

105'- Fim da primeira parte do prolongamento!

103'- Nani tenta a sua sorte de longe, mas a bola morre nas mãos de Fabianski.

101'- É a vez da Polónia assustar! Milik aparece solto à entrada da área, a rematar, mas falha o alvo.

98'- Cruzamento de Cédric e Nani, de cabeça, tem nova oportunidade mas atira ao lado da baliza defendida por Fabianski.

96'- Última substituição na equipa portuguesa: Sai William e entra Danilo.

92'- Primeiro lance de perigo para Portugal neste tempo extra! Cruzamento de Eliseu e Ronaldo não consegue a emenda. Mais um lance perdido pela formação lusa...

91'- Tem início o prolongamento!

90+3'- Fim dos 90 minutos! O jogo vai ter de ser decidido no prolongamento.

90'- Nova oportunidade para Portugal!! Livre batido por Quaresma e Pepe no cabeceamento atira por cima.

86'- Perdida de Cristiano Ronaldo!! Grande abertura de Moutinho para o capitão de Portugal, que tenta o remate mas falha na bola! 

81'- QUE PERDIDA INCRÍVEL! Portugal esteve perto do segundo golo. Pepe avança pelo centro e tenta abrir em Ronaldo no lado direito da área, mas Jedrzejczyk corta de carrinho e quase faz autogolo. A bola fez uma autêntica razia ao poste.

80'- Sai João Mário e entra Ricardo Quaresma na equipa portuguesa. Esta é a segunda alteração de Fernando Santos.

79'- Canto para Portugal com Fonte a saltar e a cabecear em direção à baliza! A bola vai à figura de Fabianski.

78'- Portugal vai controlando o ritmo de jogo, mas nota-se, claramente, o receio em sofrer um golo nesta fase da partida.

74'- Portugal mexe pela primeira vez na equipa: Sai Adrien e entra João Moutinho.

69'- Rui Patrício defende!!!! Que perigo para Portugal!  Milik aparece ao primeiro poste a desviar um cruzamento de Jedrzejczyk, mas o guardião português está atento e segura a bola.

65'- Que perigo!!! Cédric atira muito forte cruzado, fora da área. A bola sai muito perto da baliza da Polónia. 

61'- Adrien atira contra um defesa! Ronaldo falhou o primeiro remate na área mas a bola sobrou para o médio, à entrada da área, mas o remate foi intercetado

50'- Jogo muito disputado neste início de segunda parte. As duas equipas estão a tentar pegar no jogo, mas ainda não existiram lances de perigo.

46'- Recomeça a partida!

45'- Intervalo! Portugal entrou praticamente a perder. O golo polaco deitou por terra a estratégia da formação lusa que teve de partir imediatamente à procura do golo. Apesar de algumas dificuldades, Renato Sanches, aos 33 minutos, encontrou o caminho da baliza, deixando a equipa das quinas empatada ao intervalo.

40'- A Polónia responde ao golo português com vários ataques sucessivos. A jogada termina com o árbitro a assinalar falta sobre Cristiano Ronaldo junto da área de Portugal.

33'- GOLO DE PORTUGAL!!!! RENATO SANCHES!! Remate com o pé esquerdo do jovem médio do Bayern Munique, sem hipótese de defesa para Fabianski. A assistência foi de Nani.

31'- Portugal pede penálti!!! Ronaldo cai na área, depois de um contacto com um defesa polaco. Pelas imagens dá ideia que ficou uma grande penalidade por marcar.

28'- Ronaldo dá o primeiro aviso à baliza de Fabianski! À entrada da grande área, o capitão da Seleção Nacional, remata frouxo para as mãos do guarda-redes polaco.

23'- A Polónia continua ao ataque! Portugal está a sentir bastantes dificuldades na construção e a formação polaca está a aproveitar. Agora foi uma grande combinação entre Grosicki e Lewandowski, mas o cruzamento acaba por ser intercetado por José Fonte, que afasta o perigo da área lusa.

17'- Que perigo para a baliza portuguesa! Lewandowski consegue soltar-se da marcação de Pepe e atira cruzado. Patrício defende junto ao poste.

16'- Livre para Ronaldo, mas a bola acaba por morrer na barreira da Polónia.

11- Bom lance do ataque de Portugal! Grande abertura de Renato para Cédric, no lado direito da área, e este toca coloca a bola para Ronaldo, que remata com a bola a bater num defesa polaco. 

6- Portugal tenta agora dar resposta ao golo sofrido, mas a equipa das quinas tem sentido dificuldade em impor o seu jogo.

2'- GOLO DA POLÓNIA! Lewandowski coloca a Polónia na frente do marcador! Balde de água fria para Portugal... Cédric calcula mal a trajetória da bola e deixa a bola chegar a Grosicki, que foge para a linha de fundo e cruza para Lewandowski que só tem de encostar.

1'- JÁ SE JOGA NO VÉLODROME, EM MARSELHA! Força Portugal!!

Cumpre-se agora um minuto de aplausos em memória das vítimas dos atentados de Istambul.

Momento agora para se ouvir os hinos das respetivas seleções.

19h46: As equipas já recolheram aos balneários.

19h43: Raphael Guerreiro e André Gomes não constam da ficha de jogo, um sinal de que não recuperaram dos problemas físicos.

19h37: Rui Patrício soma hoje a 50.ª internacionalização por Portugal.

19h30: As equipas já aquecem no Estádio Vélodrome.

18h54: Onze da Polónia - Fabianski; Piszczek, Glik, Pazdan, Jedrzejczyk Krychowiak, Maczynski, Grosicki, Blaszczykovski; Milik e Lewandowski.

18H39: JÁ HÁ ONZE DE PORTUGAL. Rui Patrício, Cédric, José Fonte, Pepe e Eliseu; William Carvalho, Adrien, Renato Sanches e João Mário; Nani e Cristiano Ronaldo.

18h22: A UEFA decretou a realização de um "momento de aplauso" antes do apito inicial do encontro, em memória das vítimas dos atentados terroristas de terça-feira, em Istambul (Turquia).

18h15: A seleção da Polónia também já se encontra no estádio.

18h00: O autocarro que transporta a Seleção Nacional chegou ao estádio Vélodrome, em Marselha.

Antevisão: Portugal enfrenta esta noite mais uma prova de fogo no caminho até à final do Euro’2016. As duas seleções que não perdem há mais tempo (juntando a qualificação e o Europeu) defrontam-se esta quinta-feira no Estádio Velódrome, um palco de má memória para a Seleção Nacional.

Há 32 anos, no Europeu de 1984, o brilho de Chalana não chegou para colocar Portugal na final. Um golo de Michel Platini deu a vitória à França e deixou a equipa das Quinas desolada. Passado todos estes anos, conseguirão Ronaldo e companhia melhor sorte em Marselha? Esperemos que sim.

Fernando Santos já deu o alerta na antevisão a este jogo: é preciso estar “acordadinho”, caso contrário poderá ser a ‘morte do artista’. O selecionador mostrou confiança na passagem às meias finais e quererá, com certeza, mostrar aos franceses que consideraram “nojento” o futebol praticado pela equipa das Quinas, de que fibra é feita formação lusa.

Quanto à disposição inicial da Seleção Nacional para este jogo, André Gomes está em dúvida, e Renato Sanches poderá ser pela primeira vez titular neste Euro’2016. Outra das dúvidas do ‘onze’ é Raphael Guerreiro. O lateral apresentou algumas queixas físicas durante a semana e Eliseu pode regressar à titularidade, tal como aconteceu no encontro com a Hungria.

Uma coisa é certa: apesar da ‘invencibilidade’ das duas seleções, uma irá sair derrotada esta noite em Marselha. Só uma equipa pode seguir para as meias finais, onde irá encontrar a Bélgica ou o País de Gales. O duelo entre Portugal e Polónia está marcado para as 20h00, no Estádio Velódrome.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório