Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

Bendita 'estrelinha' salvou o pior Portugal de sempre

A 'equipa das quinas' acabou com a sua mais fraca prestação de sempre num Campeonato Europeu. Valeu o alargamento, que permitiu a passagem no terceiro lugar.

Bendita 'estrelinha' salvou o pior Portugal de sempre

Islândia, Áustria e Hungria. Três jogos e três empates. Portugal acabou a fase de grupos com três pontos, naquela que foi a sua mais fraca prestação de sempre num Campeonato Europeu.

Nem em 1984, quando a vitória ainda valia dois pontos, a seleção nacional acabou com tão poucos pontos. Na altura, uma vitória e dois empates resultaram em quatro pontos, a pior contagem até agora.

O grupo, que muitos consideravam um dos mais acessíveis da prova, acabou por quase ser ‘negro’ para Portugal. Tão ‘negro’ que esta foi a primeira vez na história que uma equipa se qualifica da primeira fase de um Campeonato Europeu apenas com empates.

Não fosse a bendita ‘estrelinha’ – ou o alargamento imposto pela UEFA, que permitiu aos quatro melhores terceiros classificados a passagem aos oitavos-de-final – e a ‘equipa das quinas’ acabaria por ficar pela primeira vez pela fase de grupos de um Euro.

A ‘estrelinha’ falou tão alto que, quando a seleção nacional acabou o seu jogo, estava em segundo lugar, o que a colocava no ‘lago dos tubarões’, ou seja, no lado do Euro onde acabaram equipas como Inglaterra, França, Itália, Espanha ou Alemanha.

Foi mesmo no último minuto da partida com a Áustria que a Islândia marcou o golo da vitória, atirando Portugal para o lado teoricamente mais fácil da prova. Nos oitavos-de-final, a ‘equipa das quinas’ irá defrontar a Croácia. Caso passe, encontra o vencedor do Suíça-Polónia.

Já os islandeses defrontam Inglaterra nos 'oitavos'. Caso operem novo 'milagre', encontram o vencedor do França-República da Irlanda.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório