A exibição de Pepe no empate a um golo entre Portugal e a estreante Islândia deu origem a grandes críticas de vários ex-futebolistas. O central do Real Madrid não esteve bem em alguns lances da partida e as redes sociais agitaram-se – e de que maneira - com comentários pouco abonatórios sobre Pepe.
Gary Lineker, antigo jogador e agora comentador desportivo, foi um dos primeiros a fazê-lo publicando a aformação “o Pepe é um anormal”, mas não foi o único.
John Arne Riise, que anunciou recentemente a sua retirada do mundo do futebol, também teve palavras pouco meigas para com o central da Seleção das Quinas.
“Só por causa do Pepe, quero que eles [Portugal] percam! Força Islândia! Façam-nos ficar orgulhosos!”, escreveu na sua página do Twitter, acrescentando novo comentário mais tarde.
“Por favor não deixem o Pepe marcar! Ele tem de ser odiado pelos adeptos, à parte dos do Real Madrid e dos portugueses”.
Já Dietmar Hamann foi irónico: “Infelizmente, o Pepe não recebe o reconhecimento que deve. Ele é um jogador de classe, porque ele é [duro] como um capacete”.