Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

[7-0] Goleada das antigas, sob tutela de Quaresma, faz Portugal sonhar

Seleção Nacional está a defrontar a Estónia. Siga aqui o encontro em direto.

[7-0] Goleada das antigas, sob tutela de Quaresma, faz Portugal sonhar
Notícias ao Minuto

21:40 - 08/06/16 por Paulo Jorge Rocha

Desporto Em direto

Crónica do jogo:

Naquele que foi o último exame da Seleção portuguesa antes de rumar a França para disputar o Europeu de 2016, Portugal venceu a Estónia por expressivos 7-0. O regresso de Ronaldo foi a grande novidade de um jogo, onde se esperava, mais do que a vitória, uma grande exibição de Portugal. E foi isso que aconteceu.

Ganhar confiança, rotinas no 4x4x2 híbrido de Fernando Santos e conceder tempo de jogo a quem precisasse era o objetivo. Com um jogo de pé para pé e com constantes variações de flanco, o conjunto de todos nós mostrou bons pormenores e capacidade para criar perigo pelos dois lados. Faltou apenas maior poder de fogo na zona central, a cargo dos médios.

A formação de todos nós dominou a partida desde o apito inicial, mas parecia faltar coordenação na hora de decidir as jogadas. Quando as bancadas da Luz já pareciam ver a sua confiança desmoronar, surgiu uma dupla que pode fazer muitos estragos no Europeu, caso mantenham a toada deste encontro. Quaresma e Ronaldo foram os artífices dos golos no primeiro tempo.

O dianteiro madeirense abriu o marcador após trivela de Quaresma, o extremo do Besiktas não se ficou por aqui e minutos depois fez o segundo com uma enorme classe.

Até ao intervalo, Ronaldo ainda viria a bisar, depois de uma jogada iniciada com um calcanhar de CR7. Com um 3-0 no marcador se foi para o intervalo e, diga-se, um resultado que assentava na perfeição perante uma Estónia sem recursos e que pretendia fazer das bolas paradas a sua arma secreta.

No segundo tempo, Portugal apanhou um valente susto na sequência de um livre. Rui Patrício saiu em falso e deixou a bola à mercê de Puri que atirou à barra com a baliza escancarada. Mas não passou de um susto pois a pressão quase esmagadora dos lusos encostou a formação dos Países Bálticos às cordas.

Danilo aproveitou um canto convertido por Quaresma para fazer o quarto e dar contornos de goleada a um jogo de sentido único. Os jogadores da Estónia pareciam desnorteados e isso ficou comprovado com o autogolo de Mets. Mais uma vez, o endiabrado Quaresma foi decisivo na jogada ao cruzar para a zona onde surgiu o jogador da Estónia.

O sexto e o sétimo não tardaram, perante um conjunto da Estónia muito frágil, Quaresma – quem mais! - e com Éder a carimbar um grande triunfo luso. Até ao final, as várias alterações quebraram o ritmo do jogo e viu-se uma Seleção lusa já em gestão de esforço para entrar no Europeu de 2016 na máxima força.

Momento do Jogo:

O golo de Quaresma, o segundo de Portugal, foi uma verdadeira obra de arte. Depois da trivela para o primeiro de Ronaldo, Quaresma foi ao baú e tirou a sua varinha de condão para fazer o golo da noite! E que golo! Com um toque subtil, o ‘Harry Potter’ fez levantar o Estádio da Luz. Fez adivinhar uma noite de glória, que veio a confirmar-se.

 

90' - Final da partida. Portugal parte para França com moral em alta após exibição de sonho e vitória contundente sobre a Estónia. Foram sete golos sem resposta.

85' - Portugal espera pelo final da partida.

81' - Éder aumenta contagem e ´da contornos humilhantes à vitória sobre a Estónia.

76' - Está feito o sexto! Quaresma faz segundo da conta pessoal e carimba goleada para Portugal. 

70' - Ritmo de jogo mais baixo à partida para os 20 minutos finais.

61' - GOLOOOOO! Está feita uma mão-cheia de golos para Portugal. Mets marcou autogolo e permitiu aumentar a contagem para o conjunto das Quinas.

57' - GOLOOOOOOO! Danilo aproveitou a apatia da defensiva da Estónia e cabeceia sem oposição para o quarto do conjunto das Quinas, na sequência de um canto convertido por Quaresma.

50' - Vieirinha tentou golo e esteve muito perto de marcar com remate do meio da rua.

47' - Grande oportunidade para a Estónia reduzir. Rui Patrício saiu em falso, deixando a bola à mercê de um jogador da Estónia, que atirou direitinho à barra. Sorte para Portugal.

46' - Início do segundo tempo na Luz. Ronaldo sai e entra Nani, Vieirinha entra para o lugar de Cédric.

45' - Intervalo no Estádio da Luz. Portugal vence com toda a justiça perante uma Estónia com poucos recursos.

44' - GOLO! 3-0! Ronaldo bisa e faz o terceiro para Portugal. Português iniciou a jogada de calcanhar e finalizou-a da melhor forma. 

39' - É GOLO PARA PORTUGAL! Ricardo Quaresma, em grande forma, aumentou a contagem para a formação das Quinas e logo com um gesto de enorme classe.

35' - GOLOOOOOOOO! Cristiano Ronaldo desfez o nulo com um remate perfeito. O avanºado português surgiu ao segundo poste e aproveitou um cruzamento de trivela de Quaresma para dar vantagem a Portugal.

31' - GRANDE OPORTUNIDADE PARA PORTUGAL! João Mário pressionou alto,resgatando a bola e entregando-a a Ronaldo que apenas teve de correr todo o meio-campo e finalizar. Viu Londak defender o primeiro remate e fazer o mesmo na recarga de Quaresma. 

27' - Raphael Guerreiro cruzou com conta, peso e medida para a cabeça de Ronaldo, mas surgiu um defensor da Estónia que impediu o 'peixinho' do avançado luso.

21' - O jogo está morno e não se verificam grandes oportunidades de golo.

12' - Ronaldo teve uma brilhante jogada, onde passou por três adversários, mas a bola acabaria por ser despejada para a área, devido à falta de apoio. 

9' - Na sequência de um canto cobrado por Quaresma, Pepe surgiu sozinho na área mas o seu cabeceamento saiu muito torto.

5' - Portugal tem controlado o jogo sem grande oposição perante uma Estónia muito recuada.

0' - Já começou a partida entre Portugal e Estónia, a última na capminhada rumo ao Euro'2016.

Confira os onzes:

Portugal: Rui Patrício; Cédric, Pepe, Fonte e Guerreiro; Danilo, Moutinho, João Mário e André Gomes; Quaresma e Ronaldo.

Estónia: Londak, Teniste, Baranov, Klavan, Kallaste, Mets, Dmitrijev, Antonov, Puri, Kruglov E Anier.

Análise: 

A seleção portuguesa enfrenta esta quarta-feira o seu último ensaio antes de entrar para o Europeu de 2016, em França, com o sonho de vencer a primeira taça Europeia a nível de seleções. A Estónia é o adversário ideal para fazer os últimos ajustes.

Num jogo onde se espera que sejam desfeitas a maior parte das dúvidas em relação a quem jogará e que, ao mesmo tempo, pretende dar maior ritmo competitivo a jogadores que precisem, Fernando Santos deixou uma garantia na antevisão: Ronaldo irá jogar, porque está bem e cheio de confiança. Pepe também deverá ter uma oportunidade.

Portugal irá defrontar a Estónia no Estádio da Luz, esperando-se que, depois do desaire (1-0) contra a Inglaterra e da vitória (3-0) diante da Noruega, se assista a uma equipa essencialmente mais mecanizada.

Este será o único jogo dos três em que o selecionador português terá os 23 eleitos à sua disposição. Pede-se uma vitória e uma boa exibição da equipa para motivar as tropas e entrar no Campeonato da Europa com o conforto de uma boa fase de preparação.

Para já, a grande surpresa é a entrada de Quaresma para a frente de ataque, onde formará dupla com Ronaldo. As laterais também terão novos donos com Raphael Guerreiro e Cédric.

Esta será, portanto, a hora de provar que há uma grande equipa, disposta a fazer tudo para trazer de França um caneco que há muito é desejado pelos portugueses.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório