Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Portugueses que vão ao Euro 2016 devem informar consulados

Os portugueses que vão para França na altura do Euro 2016, devem "informar as autoridades consulares e consultar os sites dos consulados", avisou hoje o secretário de estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Portugueses que vão ao Euro 2016 devem informar consulados
Notícias ao Minuto

18:58 - 08/06/16 por Lusa

Desporto Deslocação

"Importa sempre que os portugueses que se vão deslocar aos locais dos jogos de futebol, procurem informar as autoridades consulares e consultar os 'sites' dos consulados", disse o governante à Agência Lusa na apresentação do novo site do Observatório da Emigração, no Instituto Superior de Lisboa (ISCTE-IUL).

"No caso, o 'site' do consulado de Paris, o 'site' do consulado de Lion e o 'site' do consulado de Bordéus, porque têm jurisdição próxima ou jurisdição territorial sobre os locais onde irão ocorrer os eventos desportivos do europeu de futebol", continuou o secretário de estado sobre o torneio que começa esta sexta-feira em França.

No portal das comunidades, lêem-se mais recomendações como "redobrada vigilância em locais públicos" e atenção a "orientações e recomendações que venham a ser divulgadas pelas autoridades francesas", quase sete meses depois dos atentados de 13 de novembro em Paris.

O secretário de estado das Comunidades Portuguesas elaborou um folheto para o Euro, dirigido aos adeptos portugueses que vão acompanhar os treinos e os jogos da seleção, com informações para quem pretende viajar para França e conselhos para o período de permanência em território francês, sobretudo nos dias dos jogos.

No documento indica-se que "antes de partir", deve-se efetuar o "registo ao viajante" no Portal das Comunidades Portuguesas (www.portaldascomunidades.mne.pt), "enviando um email com os detalhes da sua viagem e, entre outros dados, indicando o nome de um familiar ou amigo a ser contactado em situação de emergência".

Por outro lado, é aconselhado levar o Cartão Europeu de Saúde e Doença válido e assegurar-se que "o documento de identificação e/ou viagem cumpra o período da estadia", assim como "informar-se das medidas de segurança e recomendações em vigor, em particular se pretende assistir aos encontros do Euro 2016, tanto nos estádios quanto nas fan zones".

Acrescenta-se que o viajante deve ponderar "a contratação de um seguro de viagem que inclua assistência médica, roubo, furto e repatriação".

Quanto aos conselhos para quando se encontrar em França, salienta-se que "elementos da Polícia de Segurança Pública, devidamente identificados, estarão fora do estádio para apoio aos adeptos portugueses durante os jogos da Seleção Nacional", alertando que "com o bilhete de ingresso deve levar também documento de identificação válido, que poderá ser exigido à entrada do estádio".

Aconselha-se também a "chegar atempadamente aos estádios ou outros locais de visualização de jogos, evitando a previsível demora nas entradas dos respetivos recintos" e a contactar "o mais rapidamente possível as autoridades francesas" caso se "testemunhe algum incidente ou comportamentos suspeitos".

O documento tem contactos de hospitais, clínicas e autoridades policiais nas cidades de Paris, Lyon e Saint-Etienne, tendo sido elaborado na Direção dos Serviços de Administração Consular e distribuído pelos postos consulares.

O Europeu de futebol decorrerá em França de 10 de junho a 10 de julho, numa competição em que Portugal integra o grupo F, juntamente com a Islândia, Áustria e Hungria.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório