Inaugurado em setembro de 2013, após cerca de dois anos de construção, é um estádio ecológico, tendo sido desenhado para poder utilizar o maior número de recursos naturais possível.
Além de captar três vezes mais energia do que necessita, graças aos 4.000 painéis solares de que dispõe na cobertura, tem a sua própria instalação geotérmica e utiliza as águas pluviais canalizadas diretamente do telhado para quatro reservatórios, que fornecem o sistema de rega do relvado.
Com capacidade para 35.000 espetadores, o Allianz Riviera alberga igualmente o Museu Nacional do Desporto, que, em 2014, se mudou de Paris para a cidade de Nice, uma das mais importantes do sul de França, em plena Costa Azul (Côte d'Azur), e o segundo maior destino turístico do país, a seguir à capital.
O estádio é a casa do OGC Nice, emblema que ganhou por cinco vezes o campeonato francês, o último em 1979, e que na última época terminou no quarto lugar da prova, tendo contado com o contributo do português Ricardo Pereira, que está emprestado pelo FC Porto.
A arena é também palco de jogos de râguebi - nomeadamente da equipa do Toulon -, concertos musicais e vários outros eventos, possuindo instalações para a realização de congressos.
A cidade de Nice vai receber quatro jogos do Eruo2016: três da fase de grupos e uma dos oitavos de final.
Ficha do Allianz Riviera:
- Cidade: Nice.
- Estado: Inaugurado em 2013.
- Capacidade: 35.000 espetadores.
- Eventos possíveis: Futebol, râguebi e eventos culturais.
- Distância para o aeroporto: Seis quilómetros.
- Distância para o centro da cidade: 12 quilómetros.
- Transportes públicos: Autocarro, elétrico, comboio e barco.
- População da cidade: 344.000 habitantes.
- Clube: OGC Nice (futebol).
- Jogos:
Fase de grupos:
12 jun, Polónia - Irlanda do Norte (Grupo C), 17:00 (hora portuguesa).
17 jun, Espanha - Turquia (Grupo D), 20:00.
22 jun, Suécia - Bélgica (Grupo E), 20:00.
Oitavos de final:
27 jun, 2.º Grupo B - 2.º Grupo F, 20:00.