Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Grupo C: Alemanha a 'carburar' é favorita, num reencontro de vizinhos

A poderosa Alemanha só precisará de cumprir e vencer um grupo onde terá como grandes opositores a Polónia e a Ucrânia. A Irlanda do Norte regressa aos grandes palcos em festa e com ideia de tentar estragar a festa aos adversários

Grupo C: Alemanha a 'carburar' é favorita, num reencontro de vizinhos
Notícias ao Minuto

10:00 - 08/06/16 por Paulo Rocha

Desporto Fase de grupos

No grupo C do Euro'2016 haverá uma reedição do duelo Alemanha-Polónia, relativo à fase de apuramento. Na altura, os polacos bateram os germânicos no primeiro encontro (2-0) e perderam no segundo (3-1), mostrando muito valor. A Alemanha é a grande favorita do grupo e uma grande candidata ao título.

Possuem um grupo que há muito se conhece e jogadores de enorme experiência aos quais se alia o potencial de Kroos, Ozil ou Muller. Low poderá conduzir a sua fomação à vitória de um troféu que os germânicos perderam, em 2008, diante da Espanha, sendo sabido por todos do que a Alemanha é capaz.

Do lado polaco, Nawalka tem sabido aproveitar os talentos que tem à sua disposição para desenhar um futebol matador no relvado. Lewandowski é a grande estrela da equipa, tendo marcado 13 golos em 10 partidas. Foi, por isso, peça-chave no segundo posto obtido a apenas um ponto da ‘vizinha’ Alemanha.

A título de exemplo, as ‘águias’ vermelhas marcaram 33 tentos enquanto os germânicos apenas faturaram 24. Os ‘oitavos’ são o mínimo que se pede a Polónia que terá como grande opositora a outra ‘vizinha’ Ucrânia. Ambos partilham a ambição de uma histórica passagem à fase de ‘mata-mata’.

Konoplyanka e Yarmolenko conduzirão uma equipa que teve de ir ao playoff, diante da Eslovénia (agregado de 3-1), depois do terceiro posto no apuramento (atrás de Espanha (1.ª) e da Eslovénia). Não obstante, o futebol ucraniano está a passar pela melhor fase dos últimos 20 anos, apresentando jogadores com grande qualidade, prova da fase de ‘renascimento’ que neste país se vive.

A estreante Irlanda do Norte é outsider do grupo C. Põe fim a um jejum de 30 anos no que a participações europeias diz respeito e até surpreendeu ao terminar o apuramento na liderança do seu grupo, à frente da Roménia. Hungria e Grécia.

É um conjunto experiente, que faz do seu estilo de jogo direto assente em três defesas, a sua grande valia. Marcou 16 golos em dez jogos e foi a segunda defesa menos batida (8 tentos). Sem pressão, o conjunto britânico tentará mostrar valor numa prova em que a sua lenda, George Best, não participou.

O grupo abre a 12 de junho, com um Polónia-Irlanda do Norte. A Alemanha terá de começar a justificar as expetativas no mesmo dia, diante da Ucrânia.  

Confira todos os jogos:

12 de junho

Polónia-Irlanda do Norte - 17:00

Alemanha-Ucrânia - 20:00

16 de junho

Ucrânia-Irlanda do Norte - 17:00             

Alemanha-Polónia - 20:00

21 de junho

Irlanda do Norte-Alemanha - 17:00

Ucrânia-Polónia - 17:00

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório