Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

[3-0] Portugal abre caminhada para o Europeu com triunfo convincente

Quaresma (13'), Raphael Guerreiro (64') e Éder (70') fizeram os golos de Portugal numa vitória que deixa muito boas indicações acerca das opções que Fernando Santos leva para o Euro'2016.

Notícias ao Minuto

22:35 - 29/05/16 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Direto

Análise:

Portugal abriu, este domingo, a fase de preparação rumo ao Campeonato da Europa de França diante da Noruega e com um ‘onze’ cheio de caras novas.

Fernando Santos optou por dar tempo de jogo a futebolistas que poderão figurar numa segunda linha. Anthony Lopes, Raphael Guerreiro, Cédric, André Gomes, Quaresma e Éder foram alguns dos nomes que alinharam de início no Dragão.

A formação de todos nós apresentou-se com boa dinâmica de jogo, num híbrido em que Quaresma e Éder eram os homens-alvo. Numa segunda linha, André Gomes e João Mário serviam como apoio e uma equipa que era comandada por Moutinho.

Com um estilo de jogo irrequieto, toques rápidos e constantes trocas de posicionamento, Portugal encostou o conjunto nórdico à sua defesa. A formação norueguesa procurava colocar em prática um jogo mais pausado, que lhe permitisse controlar a espontaneidade portuguesa, mas não passou de uma intenção.

Após várias ameaças, Ricardo Quaresma levantou o Dragão com um golo verdadeiramente ‘mágico’. Fintou o primeiro, na esquerda, fletiu para o meio e atirou a contar. Jarstein ficou pregado ao chão, sem qualquer hipótese. Foi o seu quinto golo com as Quinas ao peito.

Dois minutos depois, Éder teve a segunda grande chance do primeiro tempo, mas o seu desvio ao passe de Cédric acabou por sair mal colocado.

Até ao intervalo, a Noruega tentou subir linhas e King ainda teve tempo para igualar, mas Anthony Lopes mostrou qualidade, saindo rapidamente dos postes para lhe negar o golo.

No segundo tempo, a Noruega deu um ar da sua graça, mas apenas durou dez minutos. Não obstante, serviram para assustar. King e Berisha foram os protagonistas de duas oportunidades flagrantes para empatar. O segundo enviou mesmo a bola à trave.

Mas Portugal soube reagir e Raphael Guerreiro soube dar tranquilidade à equipa. O lateral luso converteu um livre frontal de forma exemplar, deixando Jarstein novamente pregado ao chão.

Até ao final, nota para as entradas de vários jogadores como Renato Sanches, com pouco discernimento, Adrien, que emprestou outra dinâmica tal como Eliseu. Danilo provou ser boa opção para central e Rafa é opção de valor para desbloquear algumas partidas.

Portugal a deixa boas notas naquele que é o primeiro teste na caminhada para o Euro.

Momento do Jogo:

O golo de Quaresma é inevitavelmente o momento da partida. Além de abrir o marcador e dar maior tranquilidade a Portugal, o 'Harry Potter' mostrou que não precisa de uma varinha de condão para fazer magia. Basta o pé direito. Quaresma fintou o primeiro e atirou a contar com um remate que deixou Jarstein sem reação.

Jogo:

90' - Final do encontro. Portugal mostrou grande capacidade ofensiva diante da Noruega, mostrando boa dinâmica. Ficou provado que Fernando Santos tem muitas opções no banco. Uma vitória justíssima de Portugal perante um adversário pouco ambicioso.

80' - Jogo mais calmo mas sempre com grande pendor ofensivo luso.

70' - GOLO! E está feito o 3.º para Portugal. Éder só teve de encostar após uma grande jogada de Cédric na direita.

64' - GOLO! Raphael Guerreiro aumenta a contagem na cobrança de livre frontal. O lateral esquerdo luso fez o seu segundo tento com a camisola lusa e dá maior conforto ao conjunot das Quinas.

55' - Henriksen enviou bola à trave da baliza de Anthony Lopes naquela que é a grande oportunidade da Noruega no jogo.

50' - Grande oportunidade para a Noruega! King recebeu a bola na área, com André Gomes e Fonte a evitarem golo. Chegou a pedir-se penálti para a Noruega.

46' - Fernando Santos mantém equipa no início do segundo tempo.

45' - Intervalo no Estádio do Dragão. Vantagem justa de Portugal, que mostrou sempre mais vontade de marcar contra uma Noruega que quis ser pragmática, mas o méximo que conseguiu foi cerrar fileiras e subir ao ataque de forma esporádica.

30' - King pressionou José Fonte e aproveitou uma distração para ficar com a bola já dentro da área e criar perigo. Anthony Lopes estava atento e defendeu o remate à queima do avanado.

15' - Éder teve sdegundo nos pés. Cruzamento rasteiro de Cédric e o dianteiro surgiu ao primeiro poste a desviar. A bola acabou por sair ao lado.

13' - GOLOOOOOOO! Ricardo Quaresma recebeu a bola na direita e, depois de uma primeira finta, usou o pé direito para finalizar o lance de forma mágica.

7' - Portugal tem dominado jogo, com muita posse de bola, bom no momento da pressão, mas falta-lhe velocidade na hora de trocar a bola. Noruega com jogo mais pousado.

0' - Começou o Portugal-Noruega, no Estádio do Dragão. Fernando Santos escalou um onze com várias novidades, dando oportunidade às segundas opções.

Onze de Portugal: Anthony Lopes; Cédric, Ricardo Carvalho, José Fonte, Raphael Guerreiro; William Carvalho, João Mário, João Moutinho, André Gomes; Quaresma e Éder.

Onze da Noruega: Jarstein; Linnes, Hovland, Strandberg, Trondsen; Veton Berisha, Johansen, R. Yttergård Jenssen, Valon Berisha; Henriksen e King.

Antevisão: Começa este domingo a preparação de Portugal rumo ao Campeonato Europeu, onde, como Fernando Santos tem apontado, a ‘equipa das quinas’ irá entrar para vencer.

A Noruega, uma espécie de ‘pai’ histórico da Islândia, é o adversário eleito pela Federação Portuguesa de Futebol para testar a resposta da seleção portuguesa aos perigos que a equipa de Eidur Gudjohnsen, Gylfi Sigurdsson, Kolbeinn Sigthorsson e companhia poderão representar.

Fernando Santos terá, à sua disposição, um grupo ainda incompleto devido às ausências de Cristiano Ronaldo, Pepe, Nani e Bruno Alves, e, neste momento, a estratégia definida pelo treinador é, em grande parte, uma incógnita.

A única certeza, para já, é que José Fonte e Ricardo Carvalho irão formar dupla no eixo defensivo, uma vez que são os únicos centrais à disposição do selecionador nacional.

Do outro lado, estará uma seleção com poucos motivos para festejar. Os noruegueses acabaram em terceiro lugar no Grupo H da fase de apuramento, onde Itália e Croácia festejaram a qualificação. Seguiu-se o playoff, onde os nórdicos acabaram eliminados pela Hungria, adversário de Portugal no Campeonato Europeu.

Portugal e Noruega já se defrontaram por dez vezes ao longo da história, com um saldo claramente favorável para a ‘equipa das quinas’: sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

A última vez que ambas as seleções se encontraram foi em 2011, na fase de apuramento para o Euro 2012. Na altura, Portugal saiu vitorioso graças ao golo ‘solitário’ de Hélder Postiga.

A partida tem início às 20h45 e pode segui-lo aqui, em direto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório