Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Canoístas lusos do slalom confiam no apuramento para o Rio2016

Os canoístas José Carvalho (C1) e Ivan Silva (K1) acreditam que podem garantir nos Europeus de slalom, na sexta-feira e no sábado na Eslováquia, a única vaga ainda disponível na especialidade para os Jogos Olímpicos Rio2016.

Canoístas lusos do slalom confiam no apuramento para o Rio2016
Notícias ao Minuto

09:06 - 12/05/16 por Lusa

Desporto Eslováquia

"As expectativas são sempre as mesmas, o apuramento olímpico", disse à Lusa José Carvalho, na véspera de iniciar os Europeus em Liptovski Mikulas, e depois de nos Mundiais de 2015 ser sido o primeiro a ficar fora do apuramento, a 0,03 segundos do objetivo.

Em função do resultado da época passada, o canoísta da Associação Desportiva de Amarante até está virtualmente apurado -- se algum canoísta qualificado se desdobrasse em embarcações (C1 e C2), o que já aconteceu com a Inglaterra, a vaga seria libertada para si --, mas para os Jogos de Londres2012 viveu situação similar e falhou os Jogos Olímpicos.

"Conforme o regulamento, já deveriam ter libertado a vaga, pois a Inglaterra já a comunicou. Ainda não decidiram nada e não se sabe ao certo quantas vagas vão ser. Só depois do Europeu se saberá. Mas isso é muito complicado... eles fazem o que querem. Nos últimos Jogos Olímpicos havia um lugar que tinha de ser para mim e foi para a Argentina. É política", lamentou.

De qualquer forma, recorda as "boas sensações" das vezes em que competiu em Liptovski Mikulas, destacando o facto de ter sido finalista no Europeu sub-23 em 2009.

"Espero acordar bem e fazer um pouco melhor do que no Mundial. O ideal era conseguir a vaga já", concluiu.

Ivan Silva, do Águas Bravas Clube, é um dos três elementos a competir em K1 -- os irmãos Damien e Antoine Launay (Darque KC) completam a equipa lusa -- sempre com "expetativas altas e meta clara a alcançar".

"Há apenas uma vaga para os países que não entraram no Mundial. É difícil porque os concorrentes são fortes, mas enquanto houver possibilidade, agarro-me a ela. Vou fazer tudo por tudo para que as coisas sigam para a frente da melhor maneira", prometeu.

O atleta de 28 anos tem motivação para continuar a tentar estrear-se em Jogos Olímpicos, incluindo em Tóquio2020, mas recorda que o importante é estar "focado no objetivo mais próximo e claro, lutando até ao fim".

Os atletas ainda não conhecem o circuito, mas Ivan Silva diz que o canal é muito parecido com aquele em que trabalha diariamente, em La Seu D'Urgel, Catalunha, Espanha.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório