"Um guarda-redes também brilha, mas de maneira diferente"

Aos 16 anos, depois de ter sido disputado por dois 'gigantes' ingleses, o guardião português que passou pelo Benfica está a dar cartas. Fique com a história do 'menino' que brilha no Arsenal.

Notícia

© João Virgínia

Sérgio Abrantes
02/04/2016 08:30 ‧ 02/04/2016 por Sérgio Abrantes

Desporto

João Virgínia

Brilhou na Future Cup com as luvas do Arsenal. Das suas mãos nasceu um triunfo que desenhou o caminho para chegar a um troféu. Na final, frente ao Anderlecht, João Virgínia defendeu três grandes penalidades, isto depois de ter parado duas bolas da marca de 11 metros na meia-final frente ao Barcelona.

Em conversa com o Desporto ao Minuto, o jovem jogador de apenas 16 anos lembra que, apesar do maior destaque dado aos avançados, “muitas vezes é o guarda-redes que resolve os jogos”. Fique com as resposta do jovem luso. 

Porquê a decisão de abandonar o Benfica tão cedo, onde 'nasceste' para o futebol?

Durante o meu percurso no Benfica evoluí muito. Os meus treinadores, em especial os de guarda-redes, tiveram um papel importante na minha evolução e no que sou hoje. O Arsenal apresentou-me o melhor projeto para continuar a minha formação, como jogador e como homem, e acredito que posso chegar longe aqui. Vou sempre recordar esse momento da minha vida, dos meus colegas principalmente.

Como foi sentires-te disputado por Arsenal e Manchester United depois de já teres passado por um grande do futebol português?

Houve interesse de vários clubes, o que é muito gratificante. É sempre bom grandes clubes europeus reconhecerem o nosso talento.

‎Sentiste uma diferença muito grande no 'salto' para Inglaterra?

No início notei uma diferença na carga física. Em Inglaterra os jogadores são muito fortes fisicamente. Comecei logo a trabalhar muito mais no ginásio. Penso que à medida que crescemos a exigência vai aumentando, cada vez há menos espaço para errar. Eu tenho que ser o mais profissional e trabalhador possível, dentro e fora dos treinos.

Já pensas em qual será o próximo passo na tua carreira?

Eu vejo a minha carreira no Arsenal, chegar à primeira equipa e jogar na Premier League. O meu objetivo é também representar o nosso país num Mundial e num Europeu.

Normalmente, quando somos crianças, queremos todos ser um atacante, marcar e 'brilhar'... Porquê escolheres ser guarda-redes?

A escolha foi minha, apaixonei-me pela baliza. Quando era mais novo, na escola, costumava jogar à frente. Um dia decidi ir para a baliza e a partir daí comecei a gostar muito desta posição. Os meus colegas diziam que era muito bom guarda-redes, por isso decidi inscrever-me num clube. Um guarda-redes também brilha, mas de maneira diferente É uma sensação fantástica defender as bolas que todos pensam que vão dentro. Muitas vezes é o guarda-redes que resolve os jogos, que diz presente quando a equipa mais necessita.

Não sentes que em Portugal terias uma hipótese mais clara para te afirmares numa grande equipa, onde os clubes apostam nos jogadores 'da casa'?

Não concordo, o Arsenal é dos clubes que mais aposta nos jovens, independentemente da sua origem e idade. São inúmeros os exemplos e eu sinto que tenho uma boa oportunidade aqui.

Quem são as figuras que te inspiraram?

Petr Cech e Buffon. Felizmente tenho o prazer de trabalhar com um.

E como te defines enquanto guarda-redes?

Um guarda-redes seguro, com reflexos rápidos, bom entre e fora dos postes, que joga bem com os dois pés e que gosta de ajudar a sua equipa no ataque.

Quando se defendem três grandes penalidades com que sentimento se regressa a casa, sabendo, ainda para mais, que acabaste de conquistar um título?

Sinto uma alegria enorme. Saber que ajudei a minha equipa é um orgulho.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Florentino dá o mote para o Benfica-Sporting: "Queremos sentir..."

I Liga

Florentino dá o mote para o Benfica-Sporting: "Queremos sentir..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

EUA

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas