"Os jogadores até acreditam mais só pelo facto de Jesus ser bicampeão"

Numa análise a alguns dos temas do momento no futebol português, Jorge Cadete comentou a corrida ao título português, em entrevista ao Desporto ao Minuto. O antigo avançado de Sporting, Celtic Glasgow, Celta de Vigo e Benfica acredita que os 'leões' receberão as faixas de campeão no final da época.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Global Imagens

Paulo Rocha
27/03/2016 10:00 ‧ 27/03/2016 por Paulo Rocha

Desporto

Jorge Cadete

Um dos avançados portugueses mais talentosos das últimas décadas, Jorge Cadete encontrou no Sporting a sua segunda casa, altura onde foi consagrado melhor marcador do campeonato português, corria a época 1992/93.

Num salto até à atualidade, o antigo avançado, agora com 47 anos, analisou a corrida ao título, falou de Bruno de Carvalho, elogiou Jorge Jesus e comentou a possibilidade de Vítor Baía suceder a Pinto da Costa na presidência do FC Porto.

Como vê a corrida pelo título este ano?

Talvez seja um dos campeonatos mais intensos dos últimos anos, principalmente para o Sporting, que já esteve na liderança várias vezes e que acredita que poderá voltar a liderar. E é sempre bom para o futebol português [ter três equipas a disputar o título], apesar de várias pessoas criticarem o nosso futebol e denegrirem a sua imagem. Não nos podemos esquecer que se não somos nós a puxar pelo nosso futebol, não serão os estrangeiros a darem-lhe nome.

Quem está mais forte, Benfica ou Sporting?

Eu espero que seja o Sporting a ser campeão e acredito nisso.

Sente que o FC Porto - que parece ter vida mais complicada na luta pelo título - poderá, no fim de contas, ditar o campeão nacional? O Sp. Braga também será uma peça importante nesse capítulo?

Para mim, os campeonatos não se decidem nos grandes jogos. Porque é muito normal, entre os grandes, perder-se fora e ganhar-se em casa. Este ano, com as equipas ditas mais pequenas, foram-se perdendo pontos aí. E, no final, quando vamos fazer as contas, estão aí os pontos que são precisos para ser campeão.

Como vê este ressurgimento do Sporting?

Tem principalmente a ver com o investimento. Jogadores novos, de renome, um treinador que, em termos emocionais, táticos e técnicos, é o melhor em Portugal. Ele faz com que os jogadores ganhem outra crença. Nota-se a diferença, vê-se de uma época para a outra, independentemente de entrarem novos jogadores. Acima de tudo, tem a ver com o carisma do treinador. Um treinador vencedor, mais facilmente incute nos jogadores uma outra motivação. Só com o facto de se ter um treinador bicampeão, os jogadores já acreditam mais.

Como é que vê a postura de Bruno de Carvalho?

Cada presidente tem a sua postura e a sua maneira de ser e de liderar o clube. Eu respeito a atitude dele, é um presidente ativo, que defende o Sporting e, quando é assim, os adeptos têm a garantia que defende sempre o clube. Mas, sinceramente, não ligo muito à postura do presidente. Tendo sido jogador, a minha atenção não se vira tanto para a área da gestão de um clube.

Jogou com Vítor Baía, por isso conhece-o bem, acha que ele seria um bom sucessor de Pinto da Costa na presidência do FC Porto?

É uma pessoa com um grande perfil, é um símbolo do FC Porto. Mas, enquanto Pinto da Costa tiver em condições, muito dificilmente o Vítor Baía terá hipóteses de vencer. É um bom candidato, apesar do FC Porto também ter outros grandes candidatos, caso do Fernando Gomes.

Outro jogador com quem trabalhou foi Paulo Sousa, agora na Fiorentina. Como tem visto a evolução dele enquanto técnico de futebol? Tem margem para trabalhar numa grande equipa?

No fundo, é um reflexo daquilo que foi a carreira dele. O trabalho e o profissionalismo foi sempre máximo e prova disso são os resultados que tem conseguido atingir nas equipas tem treinado. Está a dar provas de que tem vindo a crescer de ano para ano. Acredito que pode chegar a equipas com outra qualidade, onde é preciso trabalhar o ego dos grandes jogadores... seguramente irá ter essa oportunidade.

Jorge Cadete fez uma sentida restrospetiva da carreira nesta mesma entrevista ao Desporto ao Minuto, que poderá ver aqui.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Agora é oficial? Margarida Corceiro a vibrar com conquista de Lando Noris

Margarida Corceiro

Agora é oficial? Margarida Corceiro a vibrar com conquista de Lando Noris

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo carro do Rei Carlos III é elétrico e custa quase 200.000 euros

Reino Unido

Novo carro do Rei Carlos III é elétrico e custa quase 200.000 euros

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas