Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

"Favoritos para o dérbi? Diria que as duas equipas se equivalem"

Paulo Futre desvalorizou as três derrotas do Benfica com o Sporting na antevisão do jogo de sábado, porque "cada dérbi é um livro diferente" e porque os 'encarnados' são "outra equipa" desde a entrada do futebolista Renato Sanches.

"Favoritos para o dérbi? Diria que as duas equipas se equivalem"
Notícias ao Minuto

13:20 - 03/03/16 por Lusa

Desporto Paulo Futre

"Não penso que as três derrotas frente ao Sporting esta época tenham influência neste jogo, porque já passou algum tempo e porque o Benfica subiu muito de rendimento desde o jogo com o Astana, no Cazaquistão, quando o 'miúdo' entrou na equipa", disse Paulo Futre, em entrevista à Agência Lusa.

O antigo craque português relaciona a melhoria do Benfica à entrada de Renato Sanches: "Sem dúvida. O Benfica estava com muitos problemas nesse setor, que é o motor de uma equipa. Lembro que o meio-campo do Benfica no jogo com o Galatasaray, na fase de grupos da Liga dos Campeões, era o André Almeida e o Talisca, com todo o respeito pelos dois jogadores. Mas, a partir daí, o Rui (Vitória) acertou com o Fejsa ou o Samaris com o 'miúdo' (Renato Sanches). É sempre ele e mais 10, a equipa equilibrou-se e subiu muito de rendimento desde então".

Em relação ao Sporting, Paulo Futre vê a equipa "muito bem", a liderar o campeonato, vinda de "uma grande exibição" em Guimarães, numa partida que "merecia ganhar e em que criou muitas oportunidades de golo", embora reconheça "as dificuldades que sente nos jogos em Alvalade, ao perder pontos que não podia perder".

O duelo Slimani/Jonas, entre os dois melhores marcadores do campeonato, também é, para Futre, um atrativo extra para o dérbi: "Um ponta de lança tem de ser sempre tratado com carinho pelos companheiros porque, no fundo, é a ama que lhes dá de comer. Estão ambos a fazer uma época espetacular, mas não podemos esquecer dois jogadores que podem desequilibrar neste dérbi, que são o Gaitán e o Bryan Ruiz, que está a realizar uma época incrível".

Paulo Futre prevê um jogo "muito tático", no qual as duas equipas vão "arriscar pouco de início" e que pode ser decidido numa bola parada, um canto, um livre lateral ou uma jogada de inspiração de um jogador.

"Se o Sporting tem os processos de jogo mais consolidados? Neste momento diria que as duas equipas se equivalem porque o Benfica melhorou muito, está mais forte e equilibrado. Prevejo uma luta tática intensa pela conquista de espaços", disse Paulo Futre, para quem o FC Porto ainda está na corrida pelo título.

Para Paulo Futre, que alinhou nos três 'grandes', o triunfo portista na Luz foi uma "injeção anímica tremenda", quando um empate os poria fora da corrida, e um eventual empate entre os rivais de Lisboa conjugado com uma vitória portista em Braga fará com que se assista a "um dos melhores campeonatos nacionais de sempre".

O Sporting, líder do campeonato, com 59 pontos, mais um do que o Benfica, recebe o rival no sábado, em Alvalade, a partir das 20:45, em jogo da jornada 25 que será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório