Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ilha cabo-verdiana do Sal prepara-se para acolher V Jogos da CPLP

A ilha cabo-verdiana do Sal começou hoje a preparar-se para acolher a V edição dos Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com a realização de uma reunião com os directores de desporto da comunidade.

Ilha cabo-verdiana do Sal prepara-se para acolher V Jogos da CPLP
Notícias ao Minuto

18:05 - 01/02/16 por Lusa

Desporto Preparação

Durante a reunião da comissão de desportos da CPLP foram abordados vários assuntos, com destaque para a apresentação do relatório da última reunião da Comissão de Desporto, realizada em Maputo, em 2015.

Também foi apresentado o relatório da comissão de Disciplina dos Jogos Desportivos da CPLP, bem como da conferência de ministros da Juventude e do Desporto da CPLP.

Na sua intervenção, a ministra da Educação e Desporto de Cabo Verde, Fernanda Marques, não escondeu a satisfação por o país acolher os jogos no próximo mês de julho, num ano com três eleições - legislativas, a 20 de março, autárquicas e presidenciais, ambas por marcar.

Por isso, afirmou que os jogos provavelmente terão outra equipa governativa, mas a mesma lógica da governação integrada.

Em entrevista à agência Lusa em setembro de 2014, a ministra considerou que organizar os Jogos da lusofonia será uma "grande oportunidade" de "trazer os olhos do mundo" para o país e fará tudo para que sejam um sucesso.

Em Cabo Verde, os Jogos da CPLP serão organizados em três ilhas - Santiago, São Vicente e Sal -, como forma de aproveitar e potenciar as infraestruturas já existentes.

Os Jogos da CPLP foram realizados em 2014 em Angola, competições que fizeram deslocar à capital angolana 590 atletas de Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Portugal, Brasil e Timor-Leste. A Guiné-Bissau foi o único ausente.

Os Jogos, realizados desde 1992, quatro anos antes da institucionalização da Comunidade, em 1996, envolvem atletas até aos 16 anos, exceto o atletismo para pessoas com deficiência, que pode ser disputado por atletas até aos 20 anos.

Cabo Verde deverá introduzir o concurso de desportos náuticos, muito praticados no país.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório