Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

"Vi o piloto caído e parei de imediato. Não podia ser de outra maneira"

Paulo Gonçalves contou, em detalhe, as histórias que marcaram a sua participação na edição de 2016 do Rally Dakar.

"Vi o piloto caído e parei de imediato. Não podia ser de outra maneira"
Notícias ao Minuto

10:00 - 31/01/16 por Ruben Valente com Sérgio Abrantes

Desporto Paulo Gonçalves

Em entrevista ao Desporto ao Minuto, Paulo Gonçalves partilhou alguns episódios que marcaram a sua partição neste Rally Dakar 2016. O piloto português falou sobre os acidentes que teve durante a prova e recordou o momento em que prestou auxílio ao seu adversário Mathias Walkner.

Sofreu dois acidentes durante este Rally. O segundo acabou por ditar o seu afastamento do Dakar. Consegue-nos explicar esse momento?

Não me lembro de nada desse acidente. Estava caído quando passou um piloto e ele perguntou-me se estava tudo bem e eu disse que sim, mas não me lembro de ele ter lá estado. Fui a andar com a minha mota devagar e acabei por ser assistido numa zona onde estava público e ambulâncias, pelo que me foi dito depois. O que me lembro vagamente é de ter sido colocado no helicóptero para ser levado para o hospital, mas são ‘flashes’ e há uma parte que não registei.

Tendo em conta o acidente, neste momento sentia-se preparado para voltar à competição?

A única coisa que, neste momento, não me permitiria voltar á competição é uma dor que tenho na costela. Mas, com 25 anos que tenho de competição, já passei por situações idênticas e sabemos que são coisas que podem acontecer e temos de seguir em frente.

Foi muito falado o momento em que prestou auxílio ao piloto Mathias Walkner. Quer-nos explicar um pouco de como tudo aconteceu?

É um momento que encaro com naturalidade. O espírito ‘motard’ assim o exige. O piloto estava caído e não conseguia mover-se, pelo menos há três minutos. Quando o vi, parei de imediato e pedi ajuda… Não podia ser de outra maneira. Qualquer outro piloto teria feito isso por mim e eu fiz isso pelo Mathias. Fico contente que as pessoas se revejam neste meu gesto, mas é algo normal. É um espírito que faz parte do Rally.

Depois de já ter passado por um 2º lugar, o objetivo vai ser chegar ao lugar mais alto do pódio na próxima edição, verdade?

Para melhorar, claro que tenho de tentar a vitória. Mas não sou o único com essa pretensão e a trabalhar para tal, mas tentarei, claro, alcançar o 1º lugar.

Para finalizar, achou justa a vitória de Toby Price na categoria das motos?

Achei justíssima. Foi um piloto que fez uma corrida completamente isenta de erros. Ganhou na sua segunda participação no Dakar e acho que teve todo o mérito e foi um enorme piloto nesta edição de 2016.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório