Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Humberto Coelho quer mais praticantes no futebol feminino

Humberto Coelho, actual vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, disse este domingo que o grande objectivo do organismo é aumentar o número de praticantes para que se dê o progresso da modalidade.

Humberto Coelho quer mais praticantes no futebol feminino
Notícias ao Minuto

15:05 - 10/03/13 por Lusa

Desporto Seminário

"Aumentar o número de praticantes é esse o objectivo. Estamos a cimentar o desenvolvimento e o progresso que tem de haver para aumentar o número de praticantes", disse o responsável da FPF após o Seminário Internacional de Futebol Feminino, que decorreu em Albufeira.

O dirigente considerou que o encontro trouxe "conclusões positivas", tratando-se de um passo importante no futebol feminino português, não só pelos convidados que estiveram presentes, caso de treinadores e técnicos portugueses, mas também pelos treinadores das melhores equipas do Mundo que participam na Algarve Cup.

Para Humberto Coelho, os principais problemas que o futebol feminino tem dizem respeito às infra-estruturas, aos quadros competitivos e, sobretudo, à captação.

"Temos de fazer com que as jovens gostem do futebol, que gostem de jogar futebol. A relação com a bola não é fácil para ninguém e temos que cativar e fazer processos de treinos que as jovens gostem", sublinhou.

A directora da FPF Mónica Jorge fez um balanço "extremamente bom" do seminário, salientando que foram trocadas experiências "bastante ricas" para o futebol feminino português.

"Já era necessário o contacto destas pessoas, entidades de nível internacional com todos os responsáveis nacionais. Era necessário partilhar experiências para que estes também se motivem para serem criativos no trabalho com os sues clubes", frisou a antiga seleccionadora portuguesa nacional.

Mónica Jorge referiu que do seminário saiu "uma ou outra ideia" que poderão ser aplicadas a nível nacional, apesar de as realidades serem diferentes nos outros países. A responsável federativa exemplificou com o recente caso do México, que apostou em jogadoras mexicanas, enviando-as para os Estados Unidos e pagando-lhes o ordenado.

"É uma ideia fantástica. Elas vão competir num campeonato profissional, extremamente competitivo. A selecção vai ganhar com isso, o futebol feminino mexicano também. São ideias que nos fazem pensar, não copiar a ideia no seu total, mas partir para ideias próximas", frisou.

A selecção portuguesa de futebol feminino está no Algarve a disputar o Mundialito, inserida no grupo C, no qual somou uma vitória sobre o País de Gales (2-0) e uma derrota com a Hungria (2-0), faltando-lhe defrontar o México, na segunda-feira.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório