Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Vejo no estilo de Bruno de Carvalho alguns tiques do Vale e Azevedo"

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, Bruno Carvalho manifestou confiança em ver o Benfica sagrar-se tricampeão, analisando os momentos de Sporting e FC Porto. Para o antigo candidato à presidência do emblema da Luz, o enaltecimento da estrutura do clube por Luís Filipe Vieira é um sinónimo de auto-elogio.

"Vejo no estilo de Bruno de Carvalho alguns tiques do Vale e Azevedo"
Notícias ao Minuto

10:00 - 26/12/15 por Paulo Rocha

Desporto Bruno Carvalho

Foi candidato à presidência do Benfica em 2009 e planeia voltar a submetmer-se à vontade dos sócios no próximo sufrágio. em entrevista ao Desporto ao Minuto, Bruno Carvalho mostra estar atento à atualidade das 'águias', não se imiscuindo de comentar a forma de liderar de Luís Filipe Vieira, assim como o atual momento de Sporting e FC Porto.

Acha que o ‘ego’ de Luís Filipe Vieira fez com que Jorge Jesus saísse do Benfica e acabou por marcar o início desde ciclo menos entusiasmante?

Jorge Jesus foi empurrado pela porta fora porque o Vieira quis mostrar que era ele que ganhava e não o treinador anterior. Quando ele se refere à estrutura que diz ter sido ele a criar e, portanto, refere-se a ele próprio. Ele quer mostrar que o Benfica é ele e não lhe está a correr bem. Mas, neste momento, não adianta muito falar de Jorge Jesus porque isso já é passado e já toda a gente percebeu o que é que aconteceu.

Continua a pensar que o Benfica está ‘minado’ de pessoas que são prejudiciais ao clube? 

O Benfica está cheio de gente que pouco ou nada tem a ver entre si. A estratégia de Luís Filipe Vieira de pescar as oposições fez com que levasse muita gente para dentro do Benfica que não se revia minimamente na sua posição e que eram rostos visíveis da oposição. Dou-lhe o exemplo do Rui Gomes da Silva, que dizia muitíssimo mal do presidente, que saiu da administração da SAD, mas que ainda é vice-presidente do clube. Estou a falar do José Eduardo Moniz e do Varandas Fernandes, que integravam o movimento ‘Benfica vencer, vencer’ e acabaram por ir para dentro do Benfica. O Benfica tem esta estratégia de levar para dentro do clube tudo o que são vozes críticas e é evidente que o Benfica não pode ter uma equipa coesa e de liderança. 

Defendeu a contratação do Marco Silva no início da época. Acha que estaria a fazer um melhor trabalho?

Quando o Sporting disse que não queria o Marco Silva, pareceu-me uma opção evidente, não pela vingança mesquinha – apesar de ter um efeito psicológico que não se pode esconder -, mas sim porque era o melhor treinador em Portugal para substituir o anterior. Eu preferia o anterior, mas saindo o anterior, não há dúvida que Marco Silve era a melhor opção e eu disse-o e aconselhei o presidente do Benfica a contratá-lo. Mas ele queria um treinador mais moldável à sua personalidade, que ele pudesse controlar melhor e que ficasse mais grato pela oportunidade. Mas acho que o Marco silva vai chegar a um grande em Portugal, isso é uma questão de tempo.

Como analisa os rivais do Benfica, Sporting e FC Porto?

Eu vejo um Sporting muito diferente do do ano passado. O Jorge Jesus foi muito rápido a implementar o seu modelo de jogo. Que ninguém queira comparar o plantel do Sporting e do Benfica e o que ele fez no Sporting foi reavivar rapidamente uma coisa que não ia acontecer assim tão rapidamente. Ou seja, conseguiu queimar muitas etapas em três meses e dar vida ao Sporting. Não sei se se vai conseguir aguentar ou não, mas a verdade é que conseguiu isso.

O FC Porto tem já, há dois anos para cá, plantéis muitíssimo bons. Tem um treinador que eu acho que não consegue rentabilizar o potencial dos plantéis que tem à sua disposição e, por isso, este ano, tudo pode acontecer no campeonato nacional. Para mim Lopetegui está ótimo no FC Porto (risos). O Sporting conseguiu tornar-se candidato quando não o seria nos próximos anos, o FC Porto não tem o futebol correspondente ao investimento que tem, e o Benfica, com o seu estofo de campeão e por ter mudado poucos jogadores, pode ser que consiga ser tricampeão.

Como vê as acções de Bruno de Carvalho à frente do Sporting?

Não quero falar do presidente de um clube adversário, sendo que é um estilo de presidência na qual não me revejo e que me faz lembrar alguns tiques que vi num antigo presidente do Benfica [n.d.r. Vale e Azevedo] e que acabou mal. Mas esse é um problema dos sportinguistas. Parece-me evidente que ele sabe usar os média (em seu favor) e o Benfica também sabe, mas para manipular os seus próprios sócios.

Pinto da Costa tem andado muito desaparecido nas últimas épocas e o FC Porto não tem ganho títulos. Acha que a estrutura sente a falta de um presidente mais interventivo como Pinto da Costa era?

Não faço ideia, não quero falar no FC Porto. Não sei se é devido a isso, mas acho que o Benfica tinha encontrado uma estabilidade importante, teve ótimos jugadores e teve um treinador que conseguiu rentabilizar muitos desses jogadores. Lembro-me do Matic, do Enzo Pérez, por exemplo.

Está a planear recandidatar-se à presidência do Benfica nas próximas eleições?

Sim, planeio.

Quais seriam as suas primeiras acções assim que fosse eleito?

Há duas coisas que para mim são essenciais. Tenho um modelo definido que apresentarei na altura em que me candidatar, pois pretendo reequilibrar as contas do Benfica aumentando a credibilidade. Seguiria uma estratégia muito diferente da do Benfica [atual direção], porque o Luís Filipe Vieira compra muito. No início da época, o Benfica já tinha gasto imenso dinheiro a comprar mais de dez jogadores e nenhum deles era para ser titular. Eu apostarei na qualidade. Portanto, em vez gastar dez ou 15 milhões em vários jogadores que só servem para agradar a algumas clientelas, apostaria na qualidade. E, já agora, ter um treinador de inquestionável qualidade no Benfica.

Continue a acompanhar toda a atualidade do Desporto nacional e internacional no site Notícias ao Minuto. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório