Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

"400 milhões? O Benfica vive disto, da manipulação concreta"

Em entrevista ao Desporto ao Minuto, o empresário lamentou a forma como foi contratualizado o negócio com a NOS, lembrou que Vieira está a tentar reescrever a história apagando o nome de Manuel Vilarinho, antecessor da Vieira. Bruno Carvalho ainda afirma que o objetivo do Benfica passa por vencer no imediato.

"400 milhões? O Benfica vive disto, da manipulação concreta"
Notícias ao Minuto

09:00 - 26/12/15 por Paulo Rocha

Desporto Bruno Carvalho

Bruno Carvalho é um acérrimo defensor do Benifca e, muitas vezes, um crítico dos caminhos tomados por Luís Filipe Vieira enquanto presidente do clube da Luz. O empresário concedeu uma entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, onde comentou os temas mais polémicos da atualidade encarnada, falando do contrato da NOS e afirmando mesmo que Vieira não é um mago da gestão.

Na sua página do Facebook falou em “manipulação dos sócios”, depois de Luís Filipe Vieira ter afirmado que o Benfica era candidato ao título e, mais recentemente, disse que este era um ano de transição. A que é que se referia?

Referia-me à maneira como o Benfica comunica. O Benfica comunica sempre de uma forma que visa manipular os sócios e dou-lhe dois exemplos. Um aconteceu quando foi dito que com Rui Vitória se ia para o tricampeonato e, quando viram as coisas mal paradas, começaram imediatamente a dizer que era o ano da transição, o ano zero. Portanto, foi rápido o ajustamento do discurso. Outra questão foi o contrato da NOS, ao dizerem que vão agora pagar o passivo com os 400 milhões [de euros]. O Benfica vive disto, desta manipulação concreta.

Como vê o contrato assinado entre o Benfica e a NOS? Foi bastante crítico em relação ao acordo, porquê? Um contrato durante dez anos é um problema?

Os 400 milhões são a dez anos, são 40 milhões por ano em média. O Benfica não pode pegar em 400 milhões e pagar o passivo, porque não são 400 milhões à cabeça. O Benfica não pode viver sem estas receitas de televisão no dia a dia. Isto é uma brincadeira para enganar os sócios. Aliás, todo o negócio é pintado sem a verdade toda. O Benfica recebia sete milhões pela Benfica TV da Meo e teve uma proposta de 22 milhões da SportTV em 2012. Neste momento, recebia 29 milhões de euros e 29 milhões vezes dez anos eram 290 milhões. Parece que agora pego no dinheiro e compro uma casa nova, como se não precisasse do dinheiro no dia a dia para cumprir as minhas necessidades normais.

A duração é o grande problema. Toda a gente que trabalha neste meio da televisão sabe que os direitos – até com as novas tecnologias – vão aumentar nos próximos anos e este contrato é muito interessante a três anos, mas muito pouco interessante a dez. É daquela informação que não serve para mais nada a não ser manipular.

Somos pioneiros no mundo. Se no futuro podemos voltar a ter os jogos na SportTV? Acho que não é possível os jogos regressarem à Olivedesportos. Este projeto da Benfica TV é irreversível”. Vieira disse-o, aquando do lançamento da Benfica TV, que este era um projecto irreversível. A venda dos direitos à NOS é um passo atrás na estratégia do Benfica?

Só não é um passo atrás [pior] porque neste momento o Benfica deixou de ter a fonte do financiamento que tinha que era o BES. Portanto, teve que ceder ao dinheiro rápido e aquela conversa de que o Benfica não precisa de dinheiro e com esse dinheiro vai pagar o passivo é uma brincadeira. É evidente que isso não vai acontecer e é, de facto, um passo atrás. No curto prazo, [a BTV} poderia não ser a estratégia que daria mais dinheiro, mas ia compensar muito o Benfica ser detentor dos seus próprios direitos a longo prazo. O presidente achou que ter agora 36 milhões face aos 29 [milhões}, que já tinha, era um grande negócio...

Quando o BES fechou a torneira, o Luís Filipe Vieira teve de pensar em alternativas. Vendeu os direitos televisivos e irá vender o ‘naming’ do estádio o mais rapidamente possível. O Luís filipe Veira não fez nada de extraordinário, porque qualquer pessoa faria este negócio dos direitos televisivos igual ou melhor. Não estamos aqui a falar em magos de gestão. Ele pegou num clube que tinha um passivo de 80 milhões de euros e elevou-o para 500 milhões, tem um estádio para pagar e isso não é destacado. Parece que o Benfica está ótimo e não está. Recorde-se que quem fez o estádio foi o Manuel Vilarinho, quem ganhou as eleições ao Vale e Azevedo foi o Manuel Vilarinho e foi reescrita a história como se o Manuel Vilarinho não existisse.

Os três grandes estão de formas diferentes a apostar nos jovens, não acha que o futuro é mais importante do que a estratégia a curto prazo, tal como a atual direção tem vindo a fazer?

O Benfica é um clube como o Barcelona, Real Madrid ou Bayern Munique e que, portanto, existe para ganhar. Se ganharem e puderem lançar jogadores portugueses, melhor. É evidente que se pudesse juntar o útil ao agradável seria fantástico. Agora, a missão do Benfica não pode ser a de lançar jogadores jovens. Isso foi a missão do Sporting durante muitos anos, nos quais não ganharam nada e era a conversa que eles tinham porque não ganhavam rigorosamente nada. O Benfica tem de ganhar e se, ao ganhar, conseguir lançar jovens talentos muitíssimo melhor. Mas não vamos confundir as coisas, a missão do Benfica não é andar a formar jogadores, é ser campeão.

Teme que uma ‘sportinguização’ do Benfica possa levar o clube a passar por um caminho complicado no que diz respeito a títulos?

Isso é o que eu tenho medo e os meus alertas são nesse sentido. Neste momento, ainda está muito longe de ser provado que o Rui Vitória tem o que é preciso para o Benfica ganhar títulos. Acho que o Benfica tem um futebol muito frágil e que está longe de me convencer, mas gosto da empatia que existe entre a massa associativa e o Benfica. 

Continue a acompanhar toda a atualidade do Desporto nacional e internacional no site Notícias ao Minuto. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório