Real Madrid e Barcelona vão medir forças pela sexta vez nesta época, este sábado, a partir das 15h, naquele que será o último jogo entre os dois colossos nesta temporada... a não ser que consigam dar a volta às desvantagens que possuem nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e que, posteriormente, se encontrem noutra fase.
Depois de ter garantido o acesso à final da Taça do Rei com um triunfo (1-3) em Camp Nou, José Mourinho tentará derrotar a equipa catalã pela segunda vez consecutiva, algo que seria inédito na sua carreira em Espanha. As preocupações do técnico português, porém, são outras: com a segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões à porta, Mourinho irá promover uma rotação no plantel, tentando manter os atletas ‘frescos’ para a visita a Inglaterra.
Cristiano Ronaldo é, precisamente, a grande incógnita em Madrid: o jornal Marca diz que só ele, Diego López e Arbeloa têm lugares garantido no onze, enquanto o também madrileno AS afirma que CR7 vai sentar-se no banco. Dúvidas que só serão desfeitas cerca de uma hora antes do desafio, mas que seria algo inédito na carreira de Ronaldo: ficar no banco a ver Lionel Messi (muito criticado e "apagado" nos últimos jogos) no relvado.
O Barcelona lidera a Liga espanhola com 16 pontos de vantagem sobre o Real Madrid e não há grandes dúvidas que será uma questão de tempo até os catalães se sagrarem campeões. A 13 jornadas do final da competição, os merengues têm, porém, o objectivo de ultrapassar o Atlético Madrid, que tem quatro pontos de vantagem sobre o vizinho e rival.