As contas feitas pela Forbes em relação aos agentes mais bem pagos do mundo já saíram há alguns dias – destacando um honroso segundo lugar para Jorge Mendes, logo atrás de Scott Boras, o responsável pelas principais transacções no basebol norte-americano.
No entanto, segundo sublinha agora o El Mundo, existe um dado ainda mais curioso. Jorge Mendes não só é o segundo agente mais bem pago do mundo como também ganha mais do que o seu cliente mais famoso: Cristiano Ronaldo.
Ou seja, e conforme destaca a publicação, o agente mais poderoso do futebol, ganha mais pelo seu trabalho que o futebolista mais bem pago.
De acordo com a lista da Forbes, o superagente teve ganhos estimados em 85 milhões de euros em 2015, ao passo que Cristiano Ronaldo terá ganho, no mesmo ano, 70 milhões de euros.
Esta diferença pode, no entanto, ser maior por causa dos impostos aplicados a Jorge Mendes e a Cristiano (o futebolista é residente em Espanha, Mendes pode domiciliar os seus ganhos em países com tributação mais baixa).
Estes valores levam a uma conclusão, sugerida pelo El Mundo: no futebol, a gestão habilidosa pode ser mais lucrativa que o talento.