Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

FC Porto não pode sair da Taça da Liga porque "71 horas e 45 minutos são 72 horas"

O professor Armando Leitão, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, fez as contas e explica por ‘A mais B’, esta quinta-feira, ao Jornal de Notícias (JN) porque não pode o FC Porto ser afastado da Taça da Liga devido à alegada utilização irregular de três jogadores.

FC Porto não pode sair da Taça da Liga porque "71 horas e 45 minutos são 72 horas"
Notícias ao Minuto

07:12 - 07/02/13 por Notícias Ao Minuto

Desporto Futebol

O regulamento da Taça da Liga indica que “qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa B decorridas que estejam 72 horas após o final do jogo que tenham representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo”. É nesta contagem que o professor de engenharia da Faculdade do Porto, Armando Leitão, se baseia para explicar que o FC Porto cumpriu a lei.

Ao JN, o docente começa por esclarecer que “o tempo se mede, não se conta” e “quem fez a lei definiu uma precisão à hora e não ao minuto”. Assim sendo, e “a partir do momento em que a precisão é a hora, 71 horas e 45 minutos são 72 horas”. Este arredondamento é feito porque “72 horas é o intervalo entre 71 horas e 30 minutos fechado até às 72 horas e 30 minutos aberto”.

Confuso? O professor Armando Leitão dá o exemplo da atribuição de notas na universidade: “A precisão é definida às unidades e não às décimas, portanto quem tem 9,6 passa com dez”. A lógica neste caso da Taça da Liga é a mesma, no entender do docente, porque “71 horas e 45 minutos são arredondadas para 72 horas”.

Portanto, concluiu Armando Leitão, o FC Porto só corria o risco de abandonar a competição se os regulamentos indicassem o limite de “72 horas e zero minutos”.

Este caso diz respeito à utilização dos jogadores Fabiano, Abdoulaye e Sebá no encontro FC Porto B – Naval, que terminou às 17h45. Sendo que estes jogadores alinharam também, três dias depois, no jogo com o Vitória de Setúbal para a Taça da Liga, que começou às 17h30. Ou seja, há um intervalo de 71 horas e 45 minutos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório