A convocatória de Mário Narciso promoveu uma singularidade na seleção portuguesa, ao juntar o estreante Leonardo Martins ao irmão Bernardo, que desde 2009 representa as cores nacionais.
Bisnetos de um português, os gémeos viveram hoje o primeiro dia de seleção portuguesa, numa data que coincidiu com a concentração, numa unidade hoteleira em Vila de Nova Gaia, para a fase final de preparação para o Mundial que se inicia na próxima quinta-feira.
Em declarações à agência Lusa, Bernardo e Leonardo expressam a mesma "gratidão" pelo convite para representar Portugal, reconhecendo uma "enorme ansiedade" pelo início da competição.
E se Bernardo já soma 15 jogos por Portugal e Leonardo ainda aguarda a estreia, isso não significa que não estejam ambos, de igual modo, comprometidos com o objetivo de ganhar o título que escapa há 14 anos.
"No estágio antes do Mundial do Dubai, o subcapitão Jordan Torres deu-nos três dias para aprender o hino português", conta, entre sorrisos, Bernardo que, no final da concentração, juntamente com o irmão, foram "filmados" a entoar a 'Portuguesa' para que depois o ausente capitão Madjer visse os progressos.
Por isso, para Leonardo, "está na hora de retribuir" apesar de pela frente terem adversários "muito complicados", revelando que no Brasil "se olha para a seleção portuguesa com muito respeito". "E ainda mais depois de virmos jogar para cá", sublinhou.
Bernardo assume "muita confiança" em ser campeão e lembra que o vencedor em Baku, dos Jogos Olímpicos Europeus, a Rússia, "foi dominado por Portugal e ganhou com um golo marcado no último minuto".
Depois de ter representado a seleção do Brasil, num torneio no Paraguai, Bernardo viu-se afastado das convocatórias assim que Júnior Negão assumiu o cargo de selecionador, um motivo mais, considera, para "querer ganhar o Mundial por Portugal e obter a desforra" pela decisão do treinador.
Colegas de equipa no BS Flamengo, do Rio de Janeiro, os gémeos nascidos a 29 de Dezembro de 1989, no Brasil, e que desde muito pequenos se habituaram a jogar juntos, têm agora mais um episódio do seu caminho em comum, ao passarem a representar Portugal.
E como gémeos que são, no dia 20 de julho, quando voltarem ao Brasil, querem fazê-lo a "festejar", com Bernardo a fazer questão de oferecer o título como "presente antecipado" do primeiro aniversário - que se completa a 06 de Agosto - à filha Tayna.