Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

António Simões dá favoritismo ao Benfica, perante um FC Porto 'ferido'

O antigo futebolista António Simões, um dos históricos do Benfica, dá ligeiro favoritismo aos 'encarnados' no clássico de domingo frente ao FC Porto, que tem que "limpar a cabeça" depois da goleada sofrida em Munique.

António Simões dá favoritismo ao Benfica, perante um FC Porto 'ferido'
Notícias ao Minuto

09:55 - 24/04/15 por Lusa

Desporto Benfica Porto

Em declarações à agência Lusa, o antigo extremo esquerdo, que representou o clube da Luz nos anos 60 e 70, explicou que o encontro da 30.ª jornada da I Liga vai ser "difícil" para as duas equipas, mas, com o passar dos minutos, a pressão vai ser ainda maior para os 'dragões', segundos classificados, que vão entrar em campo a três pontos do líder Benfica.

"O Benfica tem uma pequena vantagem, porque joga em casa, e, portanto, parece-se que tem aqui uma possibilidade de ficar mais perto do sucesso do que o FC Porto. São jogos de um peso enorme e há jogadores que nem sempre nestes clássicos conseguem corresponder. Pela experiência que tenho, quem controlar melhor o estado emocional, tem melhor discernimento e joga melhor", afirmou.

Para Simões, o oitavo da história do Benfica com mais jogos pelo clube (447), a formação de Jorge Jesus "não deve ter urgência em ganhar o clássico" e, sobretudo, tem que saber "gerir e controlar" a partida, já que o empate também serve os seus interesses.

"Tem o jogo todo para procurar a vitória. Tem que saber gerir e controlar o jogo já que o tempo está a seu favor. O FC Porto sabe que se perder ou empatar fica em grandes dificuldades. O Benfica tem que saber ser inteligente", considerou.

Para o antigo internacional luso, que esteve no terceiro lugar de Portugal no Mundial de 1966, o FC Porto vai chegar ao Estádio da Luz depois de ter levado um "soco que deu dor" em Munique, onde foi goleado por 6-1, na segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.

"Quem jogou a bola sabe perfeitamente que ninguém gosta de regressar a casa com um resultado destes. O grande desafio da estrutura do FC Porto é, primeiro, colocar os jogadores com a cabecinha limpa e saudável para poderem jogar bem, e, depois, usar isso como um tónico, um argumento para transportar para o jogo", explicou.

Para António Simões, o brasileiro Jonas, por parte do Benfica, e o colombiano Jackson Martinez, do lado do FC Porto, são jogadores que têm o "talento" de poder resolver a partida, mas, para isso, a bola tem que chegar à frente em condições.

"Antes do último toque para a baliza, há muitos outros toques. Quem faz o trabalho é a equipa. Se a equipa não jogar bem e se não fizer o seu trabalho, então esse jogadores não conseguem resolver porque a bola não chega em condições ao setor avançado", disse.

Atualmente com 71 anos de idade, António Simões representou o Benfica entre 1959 e 1975, tendo conquistado uma Taça dos Campeões Europeus, 10 campeonatos nacionais e cinco Taças de Portugal.

O encontro está agendado para as 17:00 e terá arbitragem de Jorge Sousa, da Associação de Futebol do Porto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório