Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

O maior teste do 'formador' Lopetegui

Julen Lopetegui enfrenta domingo o seu maior teste no futebol português, estando obrigado a vencer o Benfica para conquistar os adeptos que, mais do que os desaires, não lhe perdoam o facto do FC Porto não jogar "à Porto".

O maior teste do 'formador' Lopetegui
Notícias ao Minuto

09:45 - 24/04/15 por Lusa

Desporto Benfica Porto

Quando Julen Lopetegui foi anunciado como treinador do FC Porto muitas sobrancelhas se ergueram. "Julen quê?". Depois de uma época tenebrosa, em que tudo o que podia correr mal correu, os adeptos portistas esperavam um nome impactante que fizesse esquecer as agruras de um terceiro lugar com o cunho de Paulo Fonseca, que chegou ao clube com a aura de futuro do futebol português e saiu pela porta pequena.

Mas, Jorge Nuno Pinto da Costa tinha uma ideia diferente. "Foi a primeira, a segunda e a terceira escolha", garantiu o presidente na apresentação do basco, nascido em Asteasu (Gipuzkoa). Em vez de optar por um técnico com currículo em grandes clubes, Pinto da Costa preferiu o 'formador' Lopetegui, responsável pelo título europeu sub-19 da Espanha, em 2012, e de sub-21 no ano seguinte.

O FC Porto versão 2014/2015 era um viveiro de jovens talentos e ninguém melhor que um homem com credenciais comprovadas na formação para geri-lo. "Percebi que queriam criar uma maneira de entender o jogo. Por isso, contrataram 16 jogadores novos. É a equipa mais jovem da história do FC Porto", revelou em fevereiro, numa entrevista ao El País, o antigo guarda-redes suplente de Real Madrid e FC Barcelona.

Homem de desafios, Lopetegui nem hesitou. (Muito) interventivo, quer nos treinos, quer no banco, o espanhol, de voz segura e gestos frenéticos, começou por impor a sua filosofia de jogo, uma filosofia em que a posse de bola é o eixo central, fortemente suportada pela ideia de um campo mais amplo, com desmarcações nas linhas.

Na pré-epoca, o antigo comentador desportivo não se saiu mal: zero derrotas em oito jogos, embora nenhum deles tenha sido com um colosso do futebol atual. E no 'play-off' de apuramento para a Liga dos Campeões também não, com o Lille a ser a vítima do novo FC Porto.

O caminho na I Liga começou seguro, com três vitórias, mas, aos poucos, percebeu-se que a equipa não jogava 'à Porto', ou seja, com a garra e a raça reconhecida nos 'dragões'. Foram três os empates, com Vitória de Guimarães, Boavista e Sporting, que valeram as primeiras críticas ao basco, mas foi a derrota em casa com o Benfica que irritou verdadeiramente os portistas.

Lopetegui, de rosto permanentemente fechado e sério e jeito brusco, não convencia os adeptos e as exibições da sua jovem equipa também não. A humilhação da eliminação da Taça de Portugal, na terceira eliminatória, no estádio do Dragão, com uma derrota por 3-1 com o Sporting, foi a gota de água.

O nervosismo do espanhol tornou-se evidente. Criou um braço de ferro com Ricardo Quaresma, trocou galhardetes com Jorge Jesus e com o vice-presidente do Benfica Rui Gomes da Silva, com o treinador português Manuel José, lançou farpas à Federação Portuguesa de Futebol, à Liga e aos árbitros, ao mesmo tempo que, no campo, a sua equipa fracassava nos momentos importantes, desaproveitando sucessivamente os tropeções dos 'encarnados'.

No domingo, quando se sentar no banco do Estádio da Luz para defrontar o líder Benfica, que está a três pontos, o espanhol, de 48 anos, enfrentará, muito provavelmente, o mais sério teste à sua condição de treinador por três épocas do FC Porto. Se perder, com os 'dragões' já afastados da Taça de Portugal, da Taça da Liga e da 'Champions', na sequência do 1-6 de terça-feira, em Munique, Lopetegui arrisca-se a ser responsável pela pior época portista na era Pinto da Costa, um facto que, dificilmente, os adeptos lhe irão perdoar.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório