Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

'Dragões' com mais três triunfos, 'águias' melhores pós Kelvin

O FC Porto apresenta-se domingo na Luz com mais três triunfos do que o Benfica no histórico dos confrontos futebolísticos entre os dois grandes rivais, mas sem uma 'grande' vitória desde o 'milagre' de Kelvin.

'Dragões' com mais três triunfos, 'águias' melhores pós Kelvin
Notícias ao Minuto

15:20 - 24/04/15 por Lusa

Desporto Benfica Porto

Como o 'jogo do título' 2012/13 já nos descontos, o jovem brasileiro deu o triunfo (2-1) e o respetivo campeonato aos 'dragões', que, depois disso, perderam, de uma forma ou de outra, todos os 'combates' importantes com os 'encarnados'.

Na época passada, o 'onze' de Jorge Jesus venceu o jogo caseiro do campeonato, o de todos os 'Eusébios' (2-0), e afastou o FC Porto da Taça da Liga, em pleno Dragão, nos penáltis, e da Taça de Portugal, com um 3-1 na Luz, depois de um desaire por 1-0 no Porto.

Já em 2014/15, um 'bis' do brasileiro Lima permitiu ao Benfica vencer por 2-0 na casa dos 'azuis e brancos', sendo que é este resultado que faz toda a diferença na I Liga, que as 'águias' lideram com mais três pontos do que os 'dragões'.

Pelo meio, e além do insuficiente triunfo na segunda prova do calendário luso, o FC Porto também venceu em casa por 2-1 para o campeonato da época transata, mas numa altura em que o Benfica se apresentou já campeão e com as 'reservas'.

Mesmo não se sentido muito em termos numéricos (três triunfos do Benfica e dois dos portistas, mais um empate), esta vantagem permitiu aos 'encarnados' encurtar, ainda que ligeiramente, a desvantagem no histórico.

Quase 84 anos após a vitória dos lisboetas por 3-0, no Campo do Arnado, a 28 de junho de 1931, no primeiro de 231 embates entre os rivais, os 'dragões' somam 89 triunfos, contra 86 das 'águias', num 'duelo' ainda com 56 empates.

Num confronto que contabiliza jogos da I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça e o 'desaparecido' Campeonato de Portugal, os portistas passaram para a frente apenas em 2010/2011, época em que venceram quatro de cinco embates, sob o comando de André Villas-Boas.

A ultrapassagem aconteceu após uma grande recuperação dos 'azuis e brancos', uma vez que o Benfica chegou a liderar o histórico de forma folgada - após a época 1983/84, somava mais 17 triunfos (61 contra 44) e 70 golos marcados (275-205).

Desde então, o FC Porto colecionou mais 20 vitórias e 35 tentos, encurtando, neste particular, a distância para outros tantos: o Benfica lidera por 372-337, tendo no 'rei' Eusébio o melhor marcador, com 25 golos.

Em termos de campeonato nacional, os 'azuis e brancos' somam já mais oito triunfos (63 contra 55), sendo que dominam ainda, e claramente, na Supertaça (13-5) e, de forma residual, no Campeonato de Portugal (4-3).

Pelo contrário, o Benfica reina de forma avassaladora na Taça de Portugal, com 21 vitórias e apenas nove desaires (74-41 em golos), muito por culpa das finais: venceu oito das nove disputadas, uma delas em pleno Estádio das Antas.

Quanto à Taça da Liga, a mais jovem competição do calendário nacional, os 'encarnados' também têm vantagem, já que venceram dois embates, incluindo um triunfo por 3-0 na final da edição 2009/2010, e empataram um, acabando apurados nos penáltis.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório