Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Benfica e FC Porto vão lutar "até ao fim" pelo título

O antigo internacional português Vítor Baía afirmou hoje que Benfica e FC Porto são as duas melhores equipas da I Liga portuguesa de futebol e frisou que o título de campeão nacional "só será decidido no fim".

Benfica e FC Porto vão lutar "até ao fim" pelo título
Notícias ao Minuto

17:38 - 20/03/15 por Lusa

Desporto Vítor Baía

"Não tenho dúvidas de que a luta pelo título será até ao fim. Apesar do estilo de jogo diferente, são as equipas que melhor jogam e as que mais oportunidades de golo criam. Vamos ter jogo até ao fim", disse o antigo guarda-redes e `capitão´ dos portistas, durante uma iniciativa promovida por uma marca de cervejas.

Vítor Baía não encontra explicação para a `convulsão´ interna do Sporting, salientando que a estratégia adotada pelo presidente Bruno de Carvalho na época passada deveria ter sido "potenciada" este ano.

"O Bruno [de Carvalho] esteve muito bem no primeiro ano. Correu tudo na perfeição com o Leonardo Jardim. O ponto de viragem é quando se começa a criticar a equipa nas redes sociais. Eu fui jogador e não tenho dúvida nenhuma de que, a partir daí, os jogadores deixam de estar com o presidente", referiu.

Vítor Baía aproveitou ainda para esclarecer as declarações que proferiu no final de fevereiro, em que afirmava que "os árbitros são sempre a desculpa para o insucesso", considerando que as suas palavras "foram utilizadas de forma errada".

O ex-futebolista reafirmou que "os árbitros têm de ser respeitados" e que "as pessoas devem mentalizar-se que é possível ganhar" sem acusar os juízes.

"Nos 10 campeonatos que ganhei, os adversários diziam sempre que o mérito nunca era nosso, para justificarem os insucessos das suas equipas. Quando se formam equipas fortes, com boas estruturas, é muito mais fácil ser campeão. Fico triste que as minhas palavras tenham sido aproveitadas daquela forma pelo Benfica, quando o sentido não era aquele", sublinhou.

Já no que diz respeito à baliza do FC Porto, Vítor Baía realçou a qualidade de Helton e Fabiano, frisando que são "dois guarda-redes de topo".

"É uma dor de cabeça saudável para o treinador. O FC Porto está muito bem servido de guarda-redes. Tenho uma relação pessoal com o Helton e ninguém leva a mal que eu fale com um pouco mais de carinho dele, porque foi meu colega [entre 2005 e 2007]", disse.

Por outro lado, o melhor guardião da Europa em 2004 mostrou-se "muito contente" com a recente chamada de Ventura à seleção portuguesa e deixou fortes elogios ao atual dono das redes do Belenenses.

"Treinou comigo durante alguns meses, quando ele estava na formação do FC Porto. Analisei as capacidades naturais que ele tem e disse-lhe que ele poderia ser o próximo guarda-redes de topo do futebol nacional e que isso dependia dele. Teve um início de carreira que não foi o melhor, mas ainda vai a tempo. É o melhor da sua geração", defendeu.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório