Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Benfica recebe 'lanterna-vermelha', FC Porto proibido de perder mais pontos

O Benfica recebe no domingo o "lanterna-vermelha" Gil Vicente, na expetativa de consolidar a liderança da I Liga portuguesa de futebol, numa 14.ª jornada em que o FC Porto e restantes perseguidores estão proibidos de perder mais pontos.

Benfica recebe 'lanterna-vermelha', FC Porto proibido de perder mais pontos
Notícias ao Minuto

09:53 - 18/12/14 por Lusa

Desporto Domingo

O campeão nacional deu no fim de semana passado um passo muito importante para a revalidação do título, o que aconteceu pela última vez na época 1983/1984, ao vencer por 2-0 no estádio do rival FC Porto, que jogará, por isso, "sobre brasas" na receção ao Vitória de Setúbal.

O Benfica não poderia ter desejado melhor adversário para prolongar o estado de graça e, pelo menos, terminar 2014 com a atual vantagem de seis pontos sobre os portuenses e o Vitória de Guimarães, terceiro classificado e a maior surpresa do campeonato até ao momento.

O Gil Vicente é a única equipa que ainda não ganhou na prova, tendo conquistado apenas dois empates em seis jogos disputados fora de casa, e a grande esperança dos gilistas é encontrar uma equipa benfiquista cansada do seu confronto de hoje da Taça de Portugal, com o Sporting de Braga.

Mesmo que o treinador benfiquista, Jorge Jesus, poupe vários habituais titulares na partida com os minhotos, não poderá contar frente ao último classificado com o argentino Enzo Pérez, o "motor" do meio campo da equipa lisboeta, e com o defesa André Almeida, ambos suspensos por um jogo.

Se no Estádio da Luz os extremos se vão tocar, o embate que vai abrir a ronda, na sexta-feira, entre o FC Porto e o Setúbal, 14.º colocado, também se afigura um confronto desigual, ainda com a "nuvem negra" do embate com o Benfica a pairar sobre o Estádio do Dragão.

No rescaldo da primeira derrota na competição -- e ainda por cima no seu próprio recinto -, os "dragões", sem o brasileiro Casemiro, suspenso, recebem uma equipa que ainda não venceu nenhuma das sete partidas que disputou na condição de visitante, tendo perdido cinco dos últimos seis jogos.

O Sporting, terceiro "grande", mas apenas quinto da classificação, a 10 pontos do Benfica, defronta no domingo um adversário mais complicado, ao visitar o reduto do Nacional, ainda que a equipa madeirense esteja a realizar uma temporada abaixo das expetativas, ocupando a 13.ª posição.

O conjunto lisboeta parece ainda não ter encontrado a forma de suprir a ausência do avançado Nani, lesionado, como se observou no encontro da jornada anterior, com o Moreirense, no qual os "leões" só conseguiram empatar 1-1 em período de compensação, após uma exibição muito pobre.

Na quarta-feira, em Moreira de Cónegos, os "leões" sentiram algumas dificuldades para vencer o Vizela, do Campeonato Nacional de Seniores, nos oitavos de final da Taça de Portugal, acabando por assegurar o apuramento com um triunfo por 3-2.

No sábado, Um dia antes do jogo do Sporting para o campeonato, o Guimarães visita o Estoril-Praia, bem abaixo do nível que lhe valeu o epíteto de equipa-sensação nas duas últimas épocas, em especial na sua própria casa, onde já perdeu por três vezes, contra apenas um desaire sofrido fora do Estádio António Coimbra da Mota.

O rival minhoto Sporting de Braga, quarto da tabela, recebe na segunda-feira o Paços de Ferreira, sexto, num encontro com a luta por um lugar nas competições europeias como pano de fundo, sob o olhar atento de Rio Ave (8.º) e Belenenses (7.º), que se defrontam no mesmo dia, no fecho da jornada.

Na luta pela manutenção, o Arouca, penúltimo colocado, e a Académica, antepenúltimo, procuram conquistar pontos que lhe permitam fugir à cauda da classificação, nas receções ao Marítimo (10.º) e ao Penafiel (15.º), respetivamente.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório