Procurar

AMA vai investigar alegações de dopagem no desporto russo

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) anunciou hoje a abertura de uma investigação sobre as práticas de dopagem na Rússia, denunciadas num recente documentário da televisão alemã ARD.

AMA vai investigar alegações de dopagem no desporto russo

© Lusa

Lusa
16/12/2014 16:25 ‧ há 10 anos por Lusa

Desporto

Doping

"Depois de um exame cuidadoso das reportagens televisivas emitidas na semana passada na Alemanha, a AMA anuncia que levará a cabo uma completa investigação sobre as denúncias enunciadas nesses programas", comunicou hoje a entidade.

O presidente da AMA, Craig Reedie, recordou que a AMA cumpre, desta forma, "com o mandato de garantir que o desportista limpo seja apoiado em todos os desportos e em todos os países".

"As denúncias manifestadas na televisão alemã requerem um cuidadoso escrutínio para determinadas as ações que devem adotar a AMA e outros: confirmar as provas, acrescentar outras novas e perseguir qualquer violação das regras contra a dopagem", acrescentou.

A comissão criada pela AMA para investigar este caso será dirigida pelo antigo presidente da entidade Richard Pound e também pelo advogado Richard McLaren, membro do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), com o terceiro elemento a ser anunciado nos próximos dias.

O documentário, de título "Dopagem confidencial: como a Rússia fabrica os seus vencedores", foi difundido a 26 de novembro na cadeia pública alemã ARD.

Nele é feito um retrato duro do atletismo russo, suportado por testemunhos, considerando que este está tomado por dopagem e corrupção em massa.

Dias depois, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) comunicou a abertura de um inquérito sobre "alegações feitas no documentário", a ser conduzido pela sua Comissão de Ética, uma entidade independente.

A federação internacional congratulou a decisão da AMA: "A IAAF celebra o anúncio da AMA da abertura de uma comissão independente formada por três pessoas, que investigará as graves acusações de dopagem recentemente emitidas numa série de documentários na Alemanha".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si